terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

100 Álbuns de Rock (7) Muito solo de guitarra hoje!


Eddie Van Halen é um dos grandes guitarristas do Rock! (não à toa foi lançado um Guitar Hero só com músicas da banda Van Halen) Tendo inovado e revolucionado o instrumento do qual seu nome se tornou sinômino! Na verdade quando ele e seu irmão Alex (baterista da banda) eram crianças Eddie ganhou uma bateria e Alex uma guitarra (mas felizmente trocaram xD) Eu imagino que quem estava vivo em 1978 deve ter pirado ao ouvir um dos melhores álbuns de estreia de uma banda de Rock!
“Van Halen I” (1978) abre com “Runnin’ with The Devil” que é seguida pela lendária “Eruption”, onde Eddie apresentou sua digitação (ou tapping), trata-se na verdade de um solo de guitarra (que quem ouviu pirou! Em “De Volta para O Futuro” ‘Martin’ ameaça ‘derreter o cérebro do pai’ com esse solo). E você tem a sensação que o solo é uma introdução para o cover de “You Really Got Me” (música do grupo the Kinks dos 60’s, muitas vezes chamada de “o 1º punk-rock”) A versão do Van Halen mereceu até o elogio dos caras do Kinks que consideram a cover melhor que a original. Enfim... o álbum traz Eddie revolucionando a guitarra, é bom do início ao fim e não posso deixar de destacar “Ain’t Talkin’ About Love”(na verdade as ‘guitarradas mais simples’ do álbum parecem ser dessa faixa, mas exige “pegada” para ser executada decentemente)
A banda seguiu gravando vários ótimos álbuns (muita gente gosta mais do segundo que do primeiro)... Eddie mostrou ao Mundinho FM como se toca guitarra participando de “Beat it” de Michael Jackson...

... até que a banda lançou o álbum “1984” no ano de (adivinha!) 1984. Eddie Van Halen agora aparece como tecladista além de guitarrista e o Van Halen introduziu de vez os teclados no Hard Rock dos 80s! O álbum abre com pequena introdução no teclado (sendo creditada como 1ª faixa, “1984”) e logo ouvimos os primeiros acordes do teclado em “Jump”, que deve ter sido o maior sucesso FM em nível mundial deles... Mais um álbum todinho bom, com outros pontos altos, como “Hot For The Teacher”, que inicia com uma bateria bem louca e tem solo incrível de Eddie, outro ponto alto (e outro solo incrível, especialmente a parte ‘grave’ dele) é a faixa “Panamá” (ambas músicas teem clipes divertidos)

Mas não era só os solos de Eddie que formavam a mistura explosiva do Van Halen!

David Lee Roth cantando e saltando feito uma mistura de acrobata com lutador de filme era outro ingrediente da banda! Mas o cara saiu depois do “1984”


O Van Halen chamou para o post de vocalista o então ex-Montrose, Sammy Hagar (hoje levando um som com a banda “Chikenfoot” que conta com Mike Anthony no baixo, outro ex-Van Halen). O primeiro álbum com ele “5150” merece um lugar aqui! (5150 é código policial para louco nos EUA). O álbum já abre com Eddie mandando ver na guitarra... e ele continua comando os teclados também. A voz de Sammy combinou muito bem com baladas como “Why Can’t This Be Love” ou a linda “Dreams”. Gosto muito da faixa “Summer Nights” e 5150 é um excelente álbum (O DVD da turnê também é ótimo, talvez não seja muito legal Sammy gritando “5150!” toda hora =x)



... e David Lee Roth agora fora do Van Halen atacaria de carreira solo! Eu tenho pra mim que ele deve ter pensado: “Não posso ter uma banda que fique abaixo do Van Halen!” E ele caprichou na banda! Nada mais, nada menos que Steve Vai na guitarra, acompanhado de Billy Sheehan, um dos baixistas mais incríveis do Hard Rock! Billy parece aquele baixista que foi guitarrista frustado e resolve descontar solando feito louco (e usando os 4 dedos da mão direita) seu baixo – no bom sentido! Billy foi eleito umas 5 vezes melhor baixista pela conceituada revista “Guitar Player. Steve e Billy solam muito no álbum de estreia de David Lee Roth: “Eat’Em and Smile!”Completa a banda o batera Greg Bissonette que pra dizer o mínimo fez jus a estar tocando com a dupla ‘louca’! (Tem um teclado adicional aqui ou ali). O álbum emplacou “Yankee Rose” e “Going Crazy” e tem ainda “Shy Boy” que Billy ‘trouxe da sua banda anterior, a Talas’e posteriormente regravou com a banda ‘Mr. Big’. Mas os solos de guitarra e baixo comem soltos mesmo em “Elephant Gun”... Enfim! Um álbum incrível de Hard Rock com Steve Vai, claro, dando seu show! O estilo lembra o Van Halen de David.
O álbum seguinte “Skycraper” talvez não seja “tão divertido” e seja mais “pop”, mas também vale a pena ter (até por que a formação se mantém e você não vai perder uns solos do Steve Vai! Vai? ), destaque para “Just Like Paradise” que fez grande sucesso, mas o álbum não alcançou o mesmo êxito que o anterior.

Aliás, depois David voltou para o Van Halen e... bem, aí já é outra história!



Hoje vamos ver só cinco álbuns por que esse post está enorme!
Então para completar mudando a vertente...

The Cult: Dreamtime
O álbum de estreia do Cult é essencial! O Cult recebe classificações como “Post-punk/rock alternativo/gótico/hard rock” Trecho da Wikipédia: “As revistas americanas classificaram o Cult como "muito gótico para o público em geral, muito heavy metal para os góticos e muito progressivo para os punks". Mesmo com toda essa indecisão, o álbum (Dreamtime) continha ótimas músicas, que a banda toca ao vivo até hoje”
Pois é! O álbum é excelente! Tem o vocal impagável de Ian Astbury! E é considerado junto com o álbum seguinte “Love” de grande influência para o gênero góticoTeve várias reedições! (capa diferente inclusive)
(E vale correr atrás também do trabalho de Ian antes do Cult, uma banda chamada “Southern Death Cult”)


Agora já foram 65 dicas de álbuns de Rock! Mas ainda faltam 35! No próximo post falaremos de outro Eddie, o mascote do Iron Maiden e outras bandas! Volte a acessar na terça!


Você pode escutar algumas músicas dos 100 álbuns na rádio dos 100 álbuns!

http://www.lognplay.com/radio.asp?cod_rad=26076



...beijinhos***

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

100 Álbuns de Rock (6) AC/DC e mais

AC/DC

Agora uma das minhas bandas preferidas!
Poucas coisas conseguem ser tão Rock’n”Roll quanto o ícone Angus Young trajando seu uniforme escolar e segurando sua guitarra SG Gibson vermelha! (o uniforme escolar foi a ideia da irmã que ajudou o tímido Angus a se sentir menos desconfortável no palco – sim tímido! "Angus parece um garotinho, deveria usar uniforme escolar!" disse ela)
A ideia para o nome da banda veio depois de ver as iniciais "AC/DC" na parte de trás de uma máquina de costura da irmã mais velha deles "AC/DC" é uma abreviação de "alternating current/direct current" (corrente alternada/corrente contínua).
AC/DC sem dúvida é uma das maiores bandas de Rock!
Presentes em muitas trilhas sonoras de sucesso atual como 'Atividade Paranormal', a série 'Supernatural' e 'Homem de Ferro 2', todinha com eles. O AC/DC segue detonando tudo!
Mas eles já vêem fazendo Rock’n’Roll (geralmente classificados como ‘Heavy Metal’ a banda se defini apenas como Rock’n’Roll) desde muito tempo! A banda foi formada em 1973 na Austrália (mas Angus e seu irmão Malcolm, guitarra base, e sua família são de Glasgow na Escócia) O primeiro vocalista foi Dave Evans, mas este não passou da fase embrionária da banda sendo substituído por Bon Scott que se tornou um grande ícone da banda

O primeiro álbum que quero incluir na lista é “Let There Be Rock” de 1977 (tenho um elo emocional com este álbum, foi o primeiro cd que ganhei de presente do meu tio Beto, com a intenção de me mostrar o bom rock quando eu era ainda muito piveta e eu amei)
Além da faixa título ‘Let There Be Rock’ outro clássico do álbum é "Whole Lotta Rosie" a música que fecha os shows da banda.




A energia do AC/DC ao vivo sempre foi inacreditável! E um álbum muito classúdo ao vivo dos caras é “If You Want Blood You’ve Got It” de 1978





No ano seguinte (1979) o álbum “Highway To Hell” alcança grande êxito e está incluído nas principais listas de melhores álbuns que circulam por aí!









Mas em Fevereiro de 1980 Bon Scott morreu, a causa da morte foi divulgada como "Intoxicação alcoólica aguda" e correm rumores acerca de sua morte. Certamente uma grande perda. Com a morte de Bon Scott criou-se uma espécie de expectativa: O AC/DC iria sobreviver? Conseguiriam se manter no mesmo patamar? O que seria daquela elétrica e endiabrada banda??
"BACK in BLACK"!!! A banda retorna em preto, luto pela morte de Scott e com o vocalista Brian Johnson o único cara que parece maneiro usando uma boina daquela (segundo Angus Young o segredo de Brian é que ele não canta, mas grita) e responde com um dos maiores álbuns da história! Back in Black (que vendeu já mais de 43 milhões de cópias) Além da faixa clássica título Back in Black (tem no Guitar Hero xD) com um dos melhores riffs de guitarra o álbum ainda tem "Hells Bells" (nos shows a banda toca um gigantesco sino do inferno) e "You shook me All Night Long" que se tornou o grande single sucesso deles (o mundinho FM adorou)
( O ultra-essencial Back in Black foi seguido por “For Those About to Rock We Salute”
E pouca coisa é tão legal quanto canhões disparando numa faixa de rock “For those about to rock... Fire! BUMMMM We salute you!!”)

Por fim o álbum “The Razors Edge” (1990) que com clássicos como “Thunderstruck" e "Moneytalks" trouxe a banda de volta a tempos mais gloriosos!
E AC/DC segue com décadas de glória que parecem não ter fim!

Em 2005, a "RIAA" (Associação da Indústria de Gravação da América) atualizou o número de álbuns vendidos pela banda nos Estados Unidos de
63 milhões para 69 milhões de cópias vendidas (mais que Madonna e Michael Jackson)

Vida longa ao Rock de AC/DC!



Deep Purple

A banda inglesa Deep Purple (uma daquelas com muitas mudanças de formação) é uma das bandas mais clássicas do Rock! Colocada ao lado de bandas como Led Zeppelin ou Black Sabbath! Corria um mito que os integrantes do Deep Purple, considerados a banda mais alta do Mundo, ficariam surdos antes dos 50 anos de idade.
"Deep Purple In Rock" de 1970 é um tremendo álbum de rock, que talvez possamos dizer que foi quando o Deep Purple passou a ter cara de Deep Purple! Foi a estreia da sua mais clássica formação: Ritchie Blackmore (guitarra), Ian Gillan (voz), Roger Glover (baixo), Jon Lord (teclados) e Ian Paice (bateria). (O álbum que seguiu “Fireball” também vale correr atrás manteve a eletricidade do In Rock somando a algo mais experimental com faixas instrumentais e até uma música folk).

“Machine Head” de 1972 é até judiação! Não bastasse “Smoke on The Water” um dos maiores clássicos do Rock com o riff de guitarra mais clássico de todos (já foi celebradíssimo inclusive com um evendo louco com milhares de guitarristas tocando o riff junto numa espécie de “Smoke on the Water Day”) Ainda tem Gillan soltando agudos na clássica “Highway Star”sem contar o solo de Blackmore em “Lazy”!!!
A turnê de “Machine Head” incluiu uma viagem ao Japão que seria registrada e lançada como o álbum duplo ao vivo...





“Made in Japan” essencial e um dos melhores álbuns ao vivo do Rock. Além desse a banda tem vários álbuns ao vivo, inclusive Made in Europe, este com David Coverdale (o Sr. Whitesnake), além de bastante material ao vivo. Falando em Coverdale o álbum Burn com toques de soul e vocais de Coverdale e Glenn Hughes (baixista da época) em duetos vocais bem legais é outro bom álbum e a faixa título é arrasadora!
Por fim (mas não menos importante) quero incluir


"Perfect Strangers"! Em 1984 aquela formação mais clássica da banda fazia um grande retorno e gravou esse álbum essencial!
Enfim... Blackmore um dos fundadores e um dos guitarristas mais icônicos do rock deixou o Deep Purple e atualmente faz um som medieval (isso mesmo!) com sua banda. Mas a banda continua com tudo, com o excelente guitarrista ídolo de quem curte heróis da guitarra Steve Morse, não ficaram surdos e ainda são “Os Caras”




Motörhead

Pra fechar os dez de hoje: Ace of Space - Motörhead (1980)

O também inglês Motörhead é ‘uma banda de metal que soa Punk’, especialmente pelo modo esculachado (no bom sentido) de cantar do vocalista Lemmy Kilmister (lenda). Grande influência de muitas bandas de metal, punk e trash metal (James Hetfield declarou em entrevista que Motörhead foi sua principal inspiração para formar o Metallica! Bom pra você?)





Aí estão mais 10 dicas de álbuns de Rock! Mas ainda faltam 40! Volte a acessar esse blog terça que vem!

Você pode escutar algumas músicas dos 100 álbuns na rádio dos 100 álbuns!

http://www.lognplay.com/radio.asp?cod_rad=26076




...beijinhos***

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

100 Álbuns de Rock (5)


Beatles! Se alguém hoje sonha em ser descoberto e se tornar uma grande estrela internacional de Rock esse sonho existe por que um dia existiu um grupo chamado The Beatles.
No post de hoje as cinco primeiras dicas são alguns dos trabalhos dos quatro fantásticos de Liverpool em carreiras pós-Beatles


“Band on the Run” - Wings (1973)
Álbum de grande sucesso de Paul Mc Cartney e cia.
Incluído na lista dos 500 melhores álbuns da Rolling Stones e também numa lista de 100 melhores álbuns britanicos pela Revista Q (Reino Unido). Band on the Run, Jet, Let Roll it e etc...




“Wings Over America” - Wings gravado ao vivo durante turnê do grupo Wings pelos EUA m meados dos anos 70, alcançou a posição nº 1 naquele país. O vinil se tratava de um álbum Tripo!(versão em cd é cd duplo). Os clássicos dos Wings, além de algumas dos Beatles






“Imagine” - John Lennon (1971) Que a canção Imagine de John Lennon, além de ser a nº 1 nas aulas de inglês, é um dos grandes sucessos mundiais não é novidade! Que John Lennon era 'o cara' também não! O segundo álbum pós-Beatles de Lennon intitulado justamente "Imagine" que além da canção que dá título tem "Jealous guy" outro grande sucesso, é essencial, e claro, é consagradíssimo! Estando em tudo que é lista que se preze, inclusive nessa minha simples lista de dicas





“Double Fantasy” - J. Lennon & Yoko Ono (1980) Escolher quais dos álbuns de Lennon citar é tenso! São todos excelentes! Escolhi além do ultra-obrigatório "Imagine" este, que foi o último lançado por Lennon antes do fatídico dia 8 de dezembro de 1980 :'(
Escutando esse álbum é mais que claro como Lennon ainda produziria materiais acima dos adjetivos! Abre com "(Just Like) Starting Over" uma canção vocacionada a ser sucesso! Também tem "Watching The Wheels" mais uma das grandes letras de Lennon, nos emocionamos escutando "Beautiful Boy", além de uma das mais lindas canções de amor "Woman". Lennon divide esse álbum com Yoko Ono (evidentemente a inspiração de "Woman" xD). Eu adoro as canções de Yoko Ono! E nesse álbum dividido com Lennon suas faixas também são incríveis, especialmente "Hard Times Are Over"

“All Things Must Pass” - George Harrison de 1970, primeiro do ex-guitarrista dos Beatles. Tratava-se de um Lp tripo! "My Sweet Lord" é o grande destaque, mas o álbum é repleto de grandes momentos como, por exemplo, a canção "What's life?". Vale a pena correr atrás um dos melhores álbuns de um integrante do quarteto de Liverpool na fase após separação!








“A Night at the Opera”- Queen (1975) Considerado a maior obra-prima do grupo britânico esse álbum trouxe os grandes sucessos "Love of My Life" e "Bohemian Rhapsody".
A produção do álbum é considerada uma das mais perfeitas da história.
Álbum essencial! Uma discoteca de Rock sem um exemplar deste álbum será incompleta!







“Frampton comes Alive” Peter Frampton (1975) Lançado em meados da década de 70 o despretensioso trabalho de Frampton se tornou o disco ao vivo mais vendido da história (16 milhões de cópias) e obrigatórios para fãs do rock de qualidade!
Peter Frampton é influência de muitos bons guitarristas que se seguiram na história como Steve Vai, Steve Morse. Leia posthttp://rockaaline.blogspot.com/2010/06/peter-frampton.html

“Long Live Rock'n'Roll” - Rainbow (78) Em 1975 o fundador do Deep Purple, Richie Blackmore um dos grandes ícones da guitarra no rock formou a banda "Rainbow" contando com o então ex-Elf, Ronnie J. Dio (o grupo teve outros grandes vocalistas Joe Lynn Turner e Graham Bonnet em outras formações). Qualquer álbum do Rainbow vale a pena se ter, se você curto bom rock "setentão". Mas quero incluir aqui este que é o terceiro de estúdio deles.






“British Steel” – Judas Priest (1978) O Priest, formado em 1969 é uma banda de heavy metal britânica, conta com legiões de fãs! São percusores da Nova Onda de Heavy Metal Britânico. E o álbum deles British Steel é um dos mais influentes do Metal. Inclui a faixa "Breaking the Law" que se tornou um grande hino!







“Bat Out of Hell”- Meat Loaf (77)
Meat Loaf era o apelido do ator Michael Lee Aday e nome da banda que teve como obra-prima o álbum de estreia com elementos teatrais e operísticos, baladas e rock vendeu 37 milhões de cópias (o que faz dele o 5º álbum mais vendido da história) "Paradise by Dashboard light" é uma faixa muito legal!
Mas trabalhos posteriores passaram longe de alcançar o mesmo patamar
Curiosidade o ator 'Meat Loaf' fez muito papel de mafioso e participou do filme hippie "Hair"




Aí estão mais 10 dicas de álbuns de Rock! Mas ainda faltam 50! Volte a acessar esse blog na terça!


...beijinhos***

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

100 Álbuns de Rock (4)


Hard Rock

O pai da Liv Tyler e seus companheiros de banda são conhecidos pelas bonitas baladas de Hard Rock! Bem! Muito antes do filme Amargedon com Liv em cena e o pai na trilha sonora com "I Don't Want to Miss a Thing", O Aerosmith gravou o álbum"Toys in the Attic" (1975), talvez o mais clássico da banda! Incluindo a linda "Sweet Emoticion" além da versão original de “Walk this way”. A banda teve grande sucesso nos 70, mas estavam sem muita evidência em anos seguintes... até que com a regravação de “Walk this way” junto com o Run DMC eles voltaram à evidência além da parceria disparar de vez um subgênero, o rap-rock. Após "reaparecerem"em 1986 com a parceria com o Run DMC o álbum "Pump" de 1989 alcançou grande êxito (a bonita "What it takes" mantém a 'tradição de boas baladas'). O álbum seguinte "Get a Grip" chegou à posição número 1 na Billboard (que tem "Crazy", "Cryin", "Amazing" e "Living on the Edge") consolidou de vez esse "retorno" do Aerosmith ao topo. Para fãs de Hard Rock Vale a pena conferir isso tudo e também a música "Dream On" single do primeiro álbum da banda.


O Led Zeppelin é um dos grupos mais influentes, considerados como um dos pais do Rock Pesado e principal influência do Hard Rock. Todos os seus álbuns merecem ser incluídos em listas de álbum classúdos! (veja post sobre eles) http://rockaaline.blogspot.com/2010/07/led-zeppelin.html Quero destacar os álbuns “Led Zeppelin 2”, um dos mais pesados da banda, considerado um dos mais influentes álbuns do rock, inclui os clássicos "Whole Lotta Love" e "Moby Dick"(instrumental com um dos solos de bateria mais icônicos do rock). O álbum “Led Zeppelin 4” inclui o clássico dos clássicos: “Stairway to Heaven” ( faixa cujo solo de guitarra talvez seja o mais bonito solo do rock!) Essa faixa sozinha já valeria para deixar o álbum definitivamente na história, mas ainda inclui “Black dog” e “Rock and Roll” outros dois gigantescos clássicos da banda! Por fim o álbum "House of The Holy" que marcou uma mudança no estilo do som da banda. Riffs mais trabalhosos, influência do blues ainda mais evidente, uma faixa reggaeira "D'yer Mak'er" e a funkiada "The Crunge"a la James Brown. Inclui a imperdível "The Song Remains the Same"


Heavy Metal

Black Sabbath é uma das bandas mais influentes da música! Lançaram seu primeiro, e muito bom álbum em 1970. Mas o seguinte "Paranoid" com os clássicos "War Pigs" (coverizada pelo Faith No More), "Paranoid", e "Iron Man" trouxe a grande consagração ao grupo! A maior influência de todas as vertentes do Metal tem muitos álbuns classúdos! Além de "Paranoid" quero destacar como dica o álbum "Sabotage". Já os headbangers dos anos 80 talvez tenham como seu álbum preferido da banda o álbum "Heaven and Hell". Esse com Ronnie J. Dio no vocal! Como exemplo de como o álbum foi marcante a banda andou se apresentando simultaneamente com o nome de "Heaven and Hell" com Dio no vocal (isso antes dele desfalcar o Rock ano passado - RIP Ronnie!) e continuava "Black Sabbath com Ozzy, vocalista original retornando ao grupo. (leia post sobre eles) http://rockaaline.blogspot.com/2010/08/black-sabbath.html Procure também os clássicos “Children of the Grave” e “Sabbath blodddy Sabbath” etc


Ozzy Osbourne em carreira solo gravou vários álbuns excelentes de Heavy Metal. Destaco o primeiro "Blizzard of Oz" na nossa lista de dicas. Com o lendário Randy Rhodes na guitarra (RIP). Os Clássicos "Crazy Train", "Suicede Solucition" (involta em muitas polêmicas) e "Mr. Crowley" homenagem ao mago Aleister Crowley, são mais do que suficientes para tornar um álbum classúdo! Além desse vale conferir “Diary of a Madman” e “A Tribute to Randy Rhodes” (incluindo versões ao vivo das músicas citadas aqui além de clássicos do Black Sabbath como Paranoid e Children of The Grave). Além disso em trabalhos posteriores o cantor contou com outro guitarrista que vale a pena conhecer: Zakk Wylde (que ao deixar de tocar com Ozzy montou a banda 'Black Label Society')


New Wave

Blondie foi uma banda New Wave dos anos 70. Eram amigos dos Ramones e abriram vários shows deles. Depois de terem tidos outros nomes no início escolheram o nome Blondie (loirinha) por que a vocalista loira Debbie Harry chamava a atenção!

A banda tornou-se sucesso mundial com o sucesso "Heart of Glass" (Grand Theft Auto: Vice City Stories, na rádio Wave 103) que está incluída no álbum "Parallel Lines" de 1978 (Parallel Lines está na lista dos 500 melhores álbuns da Revista Rolling Stone). O álbum também tem, entre outras as faixas, "Picture this", "Hanging on the Telephone" e "One way or Another"(está na trilha sonora do filme 'Meninas Malvadas')

O Blondie tornou-se ícone do gênero New Wave! Curiosidade: o Duran Duran abriu vários shows do Blondie. Após a banda encerrar atividades Debbie Harry gravou 5 álbuns solos e participou de mais de 30 filmes (inclusive aparecendo num documentário sobre seus amigos Ramones).


Aí estão mais 10 dicas de álbuns de Rock! Mas ainda faltam 60! Volte a acessar esse blog na quinta!


...beijinhos***

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

100 Álbuns de Rock (3)


Quando escuto Yes o que vem à minha cabeça é "São uma banda perfeita! Cada toque, cada vocal, cada nota são perfeitos!"
Yes é uma das mais bem sucedidas bandas de rock progressivo.
Difícil é escolher qual álbum deles destacar dentre tantos álbuns perfeitos! Escolhi como dica para nossa lista o álbum "The Yes Album". O primeiro a contar com a participação do guitarrista Steve Howe. A música "Clap" sempre foi uma das preferidas da banda e de seus fãs (a música é um solo incrível de violão)
Foi relançado em 2003 pela 'Rhino Records' com algumas faixas bônus incluindo uma versão em estúdio de "Clap".
Nesse álbum a banda começou a explorar canções com muitos minutos levando seus ouvintes à uma incrível viagem sonora!


Porque será que David Bowie tem tanta moral e o pessoal da MTV sempre se declara mega-híper fã do "Camaleão do Rock?" Para começar a investigar a resposta acho que não tem nada melhor do que ouvir
o álbum The "Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders From Mars" (1972)





Alice Cooper pode ser considerado um ancestral de muita coisa que rolou depois dele... Antes de outros ele pintava o rosto, fazia (e ainda faz) shows teatrais com seu estilo 'zombeteiro', músicas dizendo que ama a morte etc... Fazendo de seus shows o verdadeiro "Rock Horror Show" (no melhor sentido, claro). Apesar de normalmente ser decaptado por uma guilhotinha em seus shows ele segue fazendo shows por décadas! Enfim, os shows de Alice Cooper são como filmes loucos de terror, mas são filmes onde a trilha sonora é o principal! E é por esse som classúdo que não pode faltar na lista! Quem curte aquele estilo de rock setentão, tipo o rock do Kiss vai gostar de Alice Cooper. Escolhi como dica esse álbum que é o álbum dele que mais gosto. "Billion Dollar Babies" (1973). O destaque é "No more Mr. Nice Guy" muito executada em rádios e programas de rádio dedicados ao rock clássico


We're an American Band Grand Funk Railroad (1973)
Grand Funk Railroad ou apenas Grand Funk é uma banda americana de Hard Rock que começou no finzinho
dos anos 60 sendo muito popular com a galera do início dos 70.
Dica pra quem curte o Hard Rock setentão




Pink Floyd é uma das mais bem sucedidas bandas do Rock.
A banda é daquelas que alcançou o status de lenda (merecidamente).
Com uma longa estrada percorrida que teve início ainda nos anos 60 se seguindo de décadas do melhor rock progressivo / psicodélico!
Pink Floyd é famoso por seus mega shows espetaculares! Gravaram algumas das maiores obra-primas do Rock como o conceitual Dark Side of the Moon (1973) (fala sobre as pressões da vida) é um grande marco da música! (pra quem gosta da informação, é o 3º álbum mais vendido da história). As faixas "Time" e "Money" são lindas demais!
Outro álbum deles que não posso deixar de destacar é "Wish You Were Here" (1975) mais 'melancólico' que seus anteriores é um álbum incrível! Juntamente com esses dois o álbum "The wall" (1979) completa o trio de álbuns considerados como os melhores do Pink Floyd. O álbum traz além de rock da melhor qualidade um enredo sobre um anti-heroi martelado e espancado pela sociedade que constrói um muro em sua consciência para isolá-lo da sociedade e refugia-se num mundo de fantasia que criou para si. E você pode acompanhar a saga de "pink" num filme extraordinário de 1982 "The Wall". Claro, o destaque é a faixa "Another Brick in the Wall" (dividida em 3 partes) O Korn regravou essa música e é interessante escutar o cover =]
Se parece que exagerei um pouco nos adjetivos que usei quanto ao Pink Floyd, saiba que não!


Rush é um power-trio canadense de Rock progressivo e mais uma das grandes bandas do Rock e que possue uma longa discografia inteirinha classúda!O som deles pode ser divido em algumas fases, mas sempre com canções de muita qualidade no som e nas letras. São uma grande influência para o bandas como Metallica, Dream Theater... assim como as de metal progressivo etc. São famosos por terem músicos incríveis... e são uma das melhores dicas que se pode dar de som!
Vou incluir na lista de dicas de Rock dois álbuns históricos! "Fly by Night", o segundo deles (1975), quando Neil Pert (um dos mais lendários bateras da história) assumiu a bateria. E "2112"(1976). A banda tem muito álbum classúdo, ao vivo são incríveis, tendo muitos álbuns ao vivo! e fora os álbuns que cito escute as músicas clássicas "Tom Sawyer", "YYZ","Close to the Heart", "La Villa Strangiato" e "The Trees" só pra começar! Acredito que se você curte rock classúdo com qualidade vai ouvir muito mais coisas da banda!

O Kiss é uma das grandes bandas da história do Rock e definitivamente dona de uma legião, ou melhor dizendo Exército de fãs! Durante os anos 70 e sua formação original o Kiss gravou muitos álbuns classúdos! o álbum Alive I traz versões poderosas ao vivo dos primeiros anos e Alive II faz o mesmo com músicas dos anos seguintes (este segundo também tem algumas de estúdio) e se você correr atrás desses dois vai ter coisa boa em mãos!

No entanto o álbum "Destroyer" (1976) é o que, pra mim, merece maior destaque! A banda alcançou um patamar acima com esse álbum que tem "Detroit Rock City" com um baixo pra lá de poderoso e um lindo dueto de guitarras é uma obra-prima que abre uma sequência de músicas do melhor rock'n'roll! God of Thunder é arrazadora com Gene em um dos seus melhores momentos, o albúm segue com canções incríveis passando por "Shout it Out Loud" e pela linda "Beth" balada cantada pela voz rouca de Peter Criss e fechando com "Do you Love Me" (posteriormente o Nirvana a gravou). Enfim, cada faixa do álbum mereceria um comentário especial. O álbum é super classúdo!


Aí estão mais 10 dicas! Mas ainda fatam 70 dicas... volte a acessar esse blog na terça!


...beijinhos***