sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Rock in Rio 2011 - primeiro dia

E hoje é o primeiro dia da edição 2011 do Rock in Rio. Quantos anos você tinha em janeiro de 2001? Eu tinha oito. Ou seja, acredito que para o público mais jovem se justifica bem toda a expectativa em torno do festival, já que digamos “não tivemos o NOSSO Rock in Rio”. Mas certamente o nome “Rock in Rio” traz consigo um símbolo, uma idealização muito forte! Se hoje estivesse começando no mesmo local, com as mesmas atrações um festival igualzinho, mas com outro nome não haveria a invocação que há quando se diz: Rock in Rio.
O Jornal O Globo do dia 18 de setembro trouxe no encarte Segundo Caderno uma matéria que trata sobre o contexto cultural, político etc. vivido à época das edições anteriores. E a matéria lembra, por exemplo, que em 1985 o país encerrava uma ditadura militar, voltava o governo civil e o festival foi “a realização de um sonho de uma geração criada sob uma ditadura – um festival de Rock”.
Naquela época artistas internacionais, especialmente de Rock não costumavam passar pelo Brasil com suas turnês. Diferente de hoje em dia quando o Brasil está na rota de grandes artistas e artistas do momento (opa! Vale lembrar um evento anterior! O Kiss alvoroçou certamente o país com shows em 1983).
A presença dos artistas internacionais certamente era algo inacreditável para muitos fãs de Rock da época. Vamos às atrações roqueiras internacionais de 1985: Queen, Iron Maiden, Whitesnake, AC/DC, Scorpions, Ozzy Osbourne e Yes! (concorda que é muito som do bom né?)
Diga-se de passagem: bem que Iron, AC/DC e Ozzy poderiam estar na edição 2011! Os roqueiros eu sei que vão concordar!
Aliás, não foi só “Rock” que rolou em 1985, também teve B-52’s, Gilberto Gil, Ivan Lins, Al Jarreau, Rod Stewart (que era bem mais legal quando cantou no primeiro álbum de Jeff Beck), George Benson, Ney Matogrosso e Erasmo Carlos! (entre outros). Bem, alguns destes também são bons artistas, George Benson, por exemplo, é um excelente guitarrista... Estou só destacando o início da tradição do “Mistureba in Rio”! Deixei James Taylor sem citar até agora para dá-lo como exemplo que também entre as tradicionais ‘atrações não-roqueiras’ também tem artistas bons de outros estilos que por vezes agrada a alguns roqueiros! Nas edições seguintes (1991 e 2001) exemplos do “Mistureba in Rio” não faltam: Prince, Jimmy Cliff, New Kids On The Block, Rum Dmc, George Michael, Ed Motta, Information Society, A-ha, Debbie Gibson, Daniela Mercury, Milton Nascimento, R.E.M., N’Sync, Britney Spears, Five, Sandy&Junior, Elba Ramalho, Dee-lite, Lisa Stansfield... (nesse lista aí quero dizer que gosto de alguma coisa e outras com certeza e com todo respeito prefiro não escutar).
Mas a verdade é que o festival marcou, especialmente dentro do contexto de 1985, pela presença roqueira, pelo sonho, por multidões de “metaleiros” (termo tosco criado na época para fãs de metal) que se beliscavam para acreditar que estavam vendo Iron Maiden no Rio de Janeiro!
Hoje a gente vê muita crítica em torno de vários artistas da edição que se inicia hoje! Sim, é compreensível se for pra levar o nome “Rock” em consideração temos muito pop, axé, e sei lá mais o que! Certamente soa um tanto ‘estranho’ pensar que só nesse ano passaram pelo Brasil: Iron Maiden, Ozzy, Alice Cooper... e vários outros, incluindo bandas alternativas (que tradicionalmente são mais convidadas para shows em São Paulo, visto que o público carioca em sua maioria se move mais para assistir artistas com mais mídia =x) e ao invés desses nomes surge: Ivete Sangalo e Claudia Leitte (hoje) fazendo o “Axé in Rio” ou Kate Perry(hoje), Rihanna(hoje) e Ke$ha fazendo o “Pop in Rio” ou... ou... ou...
Enfim, nada contra as cantoras de axé, que são destaque em seu segmento musical, mas é inevitável que o público roqueiro perante o símbolo “Rock in Rio” estranhe essas presenças!
Logo mais Paralamas do Sucesso(presentes em 1985) junto com Titãs (presentes em 1991 e contam com a simpatia da maior parte do público roqueiro em geral) e convidados abrem o festival... Acho interessante lembrar que em 1985 a música “Óculos” dos Paralamas reclamava de dificuldades para paquerar de quem precisava de correção visual! E hoje, 26 anos depois, muita gente que passa longe de ter necessidade de correção visual não dispensa os óculos como acessórios, super na moda especialmente entre o público mais jovem =D.

Já para o “Pop in Rio”, certamente muita gente torce o nariz! Mas com certeza Rihanna, que canta bem, tem a bonita “California Kings”, gosto da dupla que fez com Enimem... e a linda Kate Perry que sacode o Mundo atualmente com sua “Last Friday Night” são grandes destaques do cenário atual! Acho que ninguém discordaria que Lady Gaga se encerrasse uma noite de pop no festival colocaria a cidade do rock (ou no caso cidade do pop) à baixo levando o público a um verdadeiro delírio! Mas Kate Perry (hoje) e companhia sobem ao Palco Mundo e levantarão seu público! Aliás, gosto da Kate Perry, de algumas música mais do que de outras, gosto da “E.T.”, gosto da “Firework” e etc. Acredito que “Last Friday Night” se tornará um daqueles sucessos sinônimos de uma época! A música tem tudo! É impossível ficar parada com ela tocando! (salvo quem definitivamente não curta música pop e etc). É grande sucesso... quebrou recordes... um clipe com historinha e divertido e etc. Acredito que vinte anos no futuro assistirão ao clipe da bela moça com o espírito da moda flashback que hoje são assistidos clipes como os de Michael Jackson e Madonna!
Enfim, o Rock in Rio sempre foi um “festival de música” e contou sempre com destaques da cena pop e Rihanna e Kate Perry certamente se destacam no cenário atual e farão bem o Pop in Rio logo mais!
Peraí! Hoje tem Elton John! Que muitos incluiriam numa lista de “nada a ver com rock”, mas que tem muito a ver! Mr. Elton John – sempre autor de belas melodias, participou do filme “Tommy” da banda “The Who” na música “Pinball Wizard”, é uma grande referência musical de Axl Rose (em “November Rain” Axl parece vestido de um certo espírito de “Elton John”), e durante os anos setenta talvez tenha trabalhos um pouco mais interessantes para um gosto roqueiro e etc. – é um grande artista na noite de hoje também!
Você deve saber que o canal Multishow transmitirá, então se você não vai à cidade do rock hoje, como eu, tá aí, conferimos algo pela TV! ^^

É isso! Não sou crítica musical, nem isso ou aquilo, mas curti compartilhar aqui conversar sobre o evento! Espero que tenha curtido... volto amanhã e continuamos acompanhando o Rock in Rio!

...beijinhos***

2 comentários:

  1. Só banda boa, queria ir mas vou ficar em casa...fazer o q né! eu sou uma das q torcem o nariz para o "pop in rio"...

    ResponderExcluir
  2. Duas "Gi" tbm torci o nariz para o "pop in rio" e "axé em rio" :S:S:S:S
    Gostei do post! ^^
    Beijos

    ResponderExcluir