sexta-feira, 9 de julho de 2010

Led Zeppelin


Os Caras/Discografia obrigatória

Robert Plant, Jimmy Page, John Paul Jones e John Bonham.
Só de ouvir ou ler essa "escalação" já dá pra se emocionar!
Led Zeppelin são considerados por muitos (muitos mesmo!) a maior banda de Rock de todos os tempos.
O grupo britânico formado em setembro de 1968 é um dos pais do rock pesado e principal influência do Hard Rock.
O Rock dos caras misturou com muita sofisticação peso, balanço, bases cheias e contratempos. Algo como um encontro perfeito entre o blues americano e a música folk inglesa! O nome Led Zeppelin surgiu depois que Keith Moon e John Entwistle (The Who) comentaram que um "supergrupo" contendo eles dois, Jimmy Page e Jeff Beck (a ideia original de Page era contar com Jeff Beck no grupo) cairia como um "balão de chumbo" (em inglês "lead zeppelin").

Toda a discografia do Led Zeppelin é obrigatória! Mas "Led Zeppelin IV" talvez seja o mais obrigatório de todos, no albúm contém "Black Dog", "Rock'n"Roll" e o clássico dos clássicos "Stairway to Heaven", que aliás tem um dos solos de guitarra mais lindos da história do Rock!

O guitarrista Jimi Page (o aficionado em ocultismo) inovou timbre e afinações, abusava e adorava escalas pentatônicas. Suas frases de guitarra são tocadas por muitos até hoje (mesmo alguns que nem sabem que a frase é dele). Steve Vai, Joe Perry (Aerosmith), Scott Henderson e 99,9% dos guitarristas de Hard Rock tem Page em suas influências.
Aliás se você costuma desprezar tudo é que é made in brazil, saiba que Page usou uma craviola, instrumento criado pelo músico brasileiro Paulinho Nogueira, em algumas gravações do grupo. Claro a imagem mais clássico de Page é a dele empulhando uma gibson double neck! ou com uma les paul ao lado de Plant. Curiosidade: na gravação de estúdio de Stairway to heaven no entanto ele usou uma telecaster.

Plant, claro influenciou gerações e gerações de vocalistas, Bonham e seu solo de bateria em Moby Dick tem sido a gravação preferida de muito batera!
e por aí vai!
Led Zeppelin é mais que um grupo de sucesso. É um grupo que alcançou o status de deuses do Rock!
Uma das grandes perdas do Rock: Em setembro de 1980 John Bonham morreu asfixiado pelo próprio vômito em um quarto da mansão de Jimmy Page, dando fim à carreira do Led Zeppelin.

Clássico pessoal: Eu pessoalmente adoro o albúm Physical Graffiti!
e aqui vai minha tradicional lista de músicas preferidas para você, se não conhece, começar a correr atrás!
Stairway to Heaven; Black Dog; The Song Remains the Same; The Ocean; The Rover; In my Time of Dying; Kashimir; Moby Dick; The Immigrant Song; Heart Breaker; Babe I'm Gonna Leave You; Whole Lotta Love e Thank You.

site: www.ledzeppelin.com/

...beijinhos***

Eu criei uma rádio on line apenas com músicas que eu cito nesse blog em minhas postagens:http://www.lognplay.com/index.asp?pg=r&c=1221

Nenhum comentário:

Postar um comentário