terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

100 Álbuns de Rock (7) Muito solo de guitarra hoje!


Eddie Van Halen é um dos grandes guitarristas do Rock! (não à toa foi lançado um Guitar Hero só com músicas da banda Van Halen) Tendo inovado e revolucionado o instrumento do qual seu nome se tornou sinômino! Na verdade quando ele e seu irmão Alex (baterista da banda) eram crianças Eddie ganhou uma bateria e Alex uma guitarra (mas felizmente trocaram xD) Eu imagino que quem estava vivo em 1978 deve ter pirado ao ouvir um dos melhores álbuns de estreia de uma banda de Rock!
“Van Halen I” (1978) abre com “Runnin’ with The Devil” que é seguida pela lendária “Eruption”, onde Eddie apresentou sua digitação (ou tapping), trata-se na verdade de um solo de guitarra (que quem ouviu pirou! Em “De Volta para O Futuro” ‘Martin’ ameaça ‘derreter o cérebro do pai’ com esse solo). E você tem a sensação que o solo é uma introdução para o cover de “You Really Got Me” (música do grupo the Kinks dos 60’s, muitas vezes chamada de “o 1º punk-rock”) A versão do Van Halen mereceu até o elogio dos caras do Kinks que consideram a cover melhor que a original. Enfim... o álbum traz Eddie revolucionando a guitarra, é bom do início ao fim e não posso deixar de destacar “Ain’t Talkin’ About Love”(na verdade as ‘guitarradas mais simples’ do álbum parecem ser dessa faixa, mas exige “pegada” para ser executada decentemente)
A banda seguiu gravando vários ótimos álbuns (muita gente gosta mais do segundo que do primeiro)... Eddie mostrou ao Mundinho FM como se toca guitarra participando de “Beat it” de Michael Jackson...

... até que a banda lançou o álbum “1984” no ano de (adivinha!) 1984. Eddie Van Halen agora aparece como tecladista além de guitarrista e o Van Halen introduziu de vez os teclados no Hard Rock dos 80s! O álbum abre com pequena introdução no teclado (sendo creditada como 1ª faixa, “1984”) e logo ouvimos os primeiros acordes do teclado em “Jump”, que deve ter sido o maior sucesso FM em nível mundial deles... Mais um álbum todinho bom, com outros pontos altos, como “Hot For The Teacher”, que inicia com uma bateria bem louca e tem solo incrível de Eddie, outro ponto alto (e outro solo incrível, especialmente a parte ‘grave’ dele) é a faixa “Panamá” (ambas músicas teem clipes divertidos)

Mas não era só os solos de Eddie que formavam a mistura explosiva do Van Halen!

David Lee Roth cantando e saltando feito uma mistura de acrobata com lutador de filme era outro ingrediente da banda! Mas o cara saiu depois do “1984”


O Van Halen chamou para o post de vocalista o então ex-Montrose, Sammy Hagar (hoje levando um som com a banda “Chikenfoot” que conta com Mike Anthony no baixo, outro ex-Van Halen). O primeiro álbum com ele “5150” merece um lugar aqui! (5150 é código policial para louco nos EUA). O álbum já abre com Eddie mandando ver na guitarra... e ele continua comando os teclados também. A voz de Sammy combinou muito bem com baladas como “Why Can’t This Be Love” ou a linda “Dreams”. Gosto muito da faixa “Summer Nights” e 5150 é um excelente álbum (O DVD da turnê também é ótimo, talvez não seja muito legal Sammy gritando “5150!” toda hora =x)



... e David Lee Roth agora fora do Van Halen atacaria de carreira solo! Eu tenho pra mim que ele deve ter pensado: “Não posso ter uma banda que fique abaixo do Van Halen!” E ele caprichou na banda! Nada mais, nada menos que Steve Vai na guitarra, acompanhado de Billy Sheehan, um dos baixistas mais incríveis do Hard Rock! Billy parece aquele baixista que foi guitarrista frustado e resolve descontar solando feito louco (e usando os 4 dedos da mão direita) seu baixo – no bom sentido! Billy foi eleito umas 5 vezes melhor baixista pela conceituada revista “Guitar Player. Steve e Billy solam muito no álbum de estreia de David Lee Roth: “Eat’Em and Smile!”Completa a banda o batera Greg Bissonette que pra dizer o mínimo fez jus a estar tocando com a dupla ‘louca’! (Tem um teclado adicional aqui ou ali). O álbum emplacou “Yankee Rose” e “Going Crazy” e tem ainda “Shy Boy” que Billy ‘trouxe da sua banda anterior, a Talas’e posteriormente regravou com a banda ‘Mr. Big’. Mas os solos de guitarra e baixo comem soltos mesmo em “Elephant Gun”... Enfim! Um álbum incrível de Hard Rock com Steve Vai, claro, dando seu show! O estilo lembra o Van Halen de David.
O álbum seguinte “Skycraper” talvez não seja “tão divertido” e seja mais “pop”, mas também vale a pena ter (até por que a formação se mantém e você não vai perder uns solos do Steve Vai! Vai? ), destaque para “Just Like Paradise” que fez grande sucesso, mas o álbum não alcançou o mesmo êxito que o anterior.

Aliás, depois David voltou para o Van Halen e... bem, aí já é outra história!



Hoje vamos ver só cinco álbuns por que esse post está enorme!
Então para completar mudando a vertente...

The Cult: Dreamtime
O álbum de estreia do Cult é essencial! O Cult recebe classificações como “Post-punk/rock alternativo/gótico/hard rock” Trecho da Wikipédia: “As revistas americanas classificaram o Cult como "muito gótico para o público em geral, muito heavy metal para os góticos e muito progressivo para os punks". Mesmo com toda essa indecisão, o álbum (Dreamtime) continha ótimas músicas, que a banda toca ao vivo até hoje”
Pois é! O álbum é excelente! Tem o vocal impagável de Ian Astbury! E é considerado junto com o álbum seguinte “Love” de grande influência para o gênero góticoTeve várias reedições! (capa diferente inclusive)
(E vale correr atrás também do trabalho de Ian antes do Cult, uma banda chamada “Southern Death Cult”)


Agora já foram 65 dicas de álbuns de Rock! Mas ainda faltam 35! No próximo post falaremos de outro Eddie, o mascote do Iron Maiden e outras bandas! Volte a acessar na terça!


Você pode escutar algumas músicas dos 100 álbuns na rádio dos 100 álbuns!

http://www.lognplay.com/radio.asp?cod_rad=26076



...beijinhos***

Nenhum comentário:

Postar um comentário