terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

100 Álbuns de Rock (4)


Hard Rock

O pai da Liv Tyler e seus companheiros de banda são conhecidos pelas bonitas baladas de Hard Rock! Bem! Muito antes do filme Amargedon com Liv em cena e o pai na trilha sonora com "I Don't Want to Miss a Thing", O Aerosmith gravou o álbum"Toys in the Attic" (1975), talvez o mais clássico da banda! Incluindo a linda "Sweet Emoticion" além da versão original de “Walk this way”. A banda teve grande sucesso nos 70, mas estavam sem muita evidência em anos seguintes... até que com a regravação de “Walk this way” junto com o Run DMC eles voltaram à evidência além da parceria disparar de vez um subgênero, o rap-rock. Após "reaparecerem"em 1986 com a parceria com o Run DMC o álbum "Pump" de 1989 alcançou grande êxito (a bonita "What it takes" mantém a 'tradição de boas baladas'). O álbum seguinte "Get a Grip" chegou à posição número 1 na Billboard (que tem "Crazy", "Cryin", "Amazing" e "Living on the Edge") consolidou de vez esse "retorno" do Aerosmith ao topo. Para fãs de Hard Rock Vale a pena conferir isso tudo e também a música "Dream On" single do primeiro álbum da banda.


O Led Zeppelin é um dos grupos mais influentes, considerados como um dos pais do Rock Pesado e principal influência do Hard Rock. Todos os seus álbuns merecem ser incluídos em listas de álbum classúdos! (veja post sobre eles) http://rockaaline.blogspot.com/2010/07/led-zeppelin.html Quero destacar os álbuns “Led Zeppelin 2”, um dos mais pesados da banda, considerado um dos mais influentes álbuns do rock, inclui os clássicos "Whole Lotta Love" e "Moby Dick"(instrumental com um dos solos de bateria mais icônicos do rock). O álbum “Led Zeppelin 4” inclui o clássico dos clássicos: “Stairway to Heaven” ( faixa cujo solo de guitarra talvez seja o mais bonito solo do rock!) Essa faixa sozinha já valeria para deixar o álbum definitivamente na história, mas ainda inclui “Black dog” e “Rock and Roll” outros dois gigantescos clássicos da banda! Por fim o álbum "House of The Holy" que marcou uma mudança no estilo do som da banda. Riffs mais trabalhosos, influência do blues ainda mais evidente, uma faixa reggaeira "D'yer Mak'er" e a funkiada "The Crunge"a la James Brown. Inclui a imperdível "The Song Remains the Same"


Heavy Metal

Black Sabbath é uma das bandas mais influentes da música! Lançaram seu primeiro, e muito bom álbum em 1970. Mas o seguinte "Paranoid" com os clássicos "War Pigs" (coverizada pelo Faith No More), "Paranoid", e "Iron Man" trouxe a grande consagração ao grupo! A maior influência de todas as vertentes do Metal tem muitos álbuns classúdos! Além de "Paranoid" quero destacar como dica o álbum "Sabotage". Já os headbangers dos anos 80 talvez tenham como seu álbum preferido da banda o álbum "Heaven and Hell". Esse com Ronnie J. Dio no vocal! Como exemplo de como o álbum foi marcante a banda andou se apresentando simultaneamente com o nome de "Heaven and Hell" com Dio no vocal (isso antes dele desfalcar o Rock ano passado - RIP Ronnie!) e continuava "Black Sabbath com Ozzy, vocalista original retornando ao grupo. (leia post sobre eles) http://rockaaline.blogspot.com/2010/08/black-sabbath.html Procure também os clássicos “Children of the Grave” e “Sabbath blodddy Sabbath” etc


Ozzy Osbourne em carreira solo gravou vários álbuns excelentes de Heavy Metal. Destaco o primeiro "Blizzard of Oz" na nossa lista de dicas. Com o lendário Randy Rhodes na guitarra (RIP). Os Clássicos "Crazy Train", "Suicede Solucition" (involta em muitas polêmicas) e "Mr. Crowley" homenagem ao mago Aleister Crowley, são mais do que suficientes para tornar um álbum classúdo! Além desse vale conferir “Diary of a Madman” e “A Tribute to Randy Rhodes” (incluindo versões ao vivo das músicas citadas aqui além de clássicos do Black Sabbath como Paranoid e Children of The Grave). Além disso em trabalhos posteriores o cantor contou com outro guitarrista que vale a pena conhecer: Zakk Wylde (que ao deixar de tocar com Ozzy montou a banda 'Black Label Society')


New Wave

Blondie foi uma banda New Wave dos anos 70. Eram amigos dos Ramones e abriram vários shows deles. Depois de terem tidos outros nomes no início escolheram o nome Blondie (loirinha) por que a vocalista loira Debbie Harry chamava a atenção!

A banda tornou-se sucesso mundial com o sucesso "Heart of Glass" (Grand Theft Auto: Vice City Stories, na rádio Wave 103) que está incluída no álbum "Parallel Lines" de 1978 (Parallel Lines está na lista dos 500 melhores álbuns da Revista Rolling Stone). O álbum também tem, entre outras as faixas, "Picture this", "Hanging on the Telephone" e "One way or Another"(está na trilha sonora do filme 'Meninas Malvadas')

O Blondie tornou-se ícone do gênero New Wave! Curiosidade: o Duran Duran abriu vários shows do Blondie. Após a banda encerrar atividades Debbie Harry gravou 5 álbuns solos e participou de mais de 30 filmes (inclusive aparecendo num documentário sobre seus amigos Ramones).


Aí estão mais 10 dicas de álbuns de Rock! Mas ainda faltam 60! Volte a acessar esse blog na quinta!


...beijinhos***

Nenhum comentário:

Postar um comentário