quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

100 Álbuns de Rock (3)


Quando escuto Yes o que vem à minha cabeça é "São uma banda perfeita! Cada toque, cada vocal, cada nota são perfeitos!"
Yes é uma das mais bem sucedidas bandas de rock progressivo.
Difícil é escolher qual álbum deles destacar dentre tantos álbuns perfeitos! Escolhi como dica para nossa lista o álbum "The Yes Album". O primeiro a contar com a participação do guitarrista Steve Howe. A música "Clap" sempre foi uma das preferidas da banda e de seus fãs (a música é um solo incrível de violão)
Foi relançado em 2003 pela 'Rhino Records' com algumas faixas bônus incluindo uma versão em estúdio de "Clap".
Nesse álbum a banda começou a explorar canções com muitos minutos levando seus ouvintes à uma incrível viagem sonora!


Porque será que David Bowie tem tanta moral e o pessoal da MTV sempre se declara mega-híper fã do "Camaleão do Rock?" Para começar a investigar a resposta acho que não tem nada melhor do que ouvir
o álbum The "Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders From Mars" (1972)





Alice Cooper pode ser considerado um ancestral de muita coisa que rolou depois dele... Antes de outros ele pintava o rosto, fazia (e ainda faz) shows teatrais com seu estilo 'zombeteiro', músicas dizendo que ama a morte etc... Fazendo de seus shows o verdadeiro "Rock Horror Show" (no melhor sentido, claro). Apesar de normalmente ser decaptado por uma guilhotinha em seus shows ele segue fazendo shows por décadas! Enfim, os shows de Alice Cooper são como filmes loucos de terror, mas são filmes onde a trilha sonora é o principal! E é por esse som classúdo que não pode faltar na lista! Quem curte aquele estilo de rock setentão, tipo o rock do Kiss vai gostar de Alice Cooper. Escolhi como dica esse álbum que é o álbum dele que mais gosto. "Billion Dollar Babies" (1973). O destaque é "No more Mr. Nice Guy" muito executada em rádios e programas de rádio dedicados ao rock clássico


We're an American Band Grand Funk Railroad (1973)
Grand Funk Railroad ou apenas Grand Funk é uma banda americana de Hard Rock que começou no finzinho
dos anos 60 sendo muito popular com a galera do início dos 70.
Dica pra quem curte o Hard Rock setentão




Pink Floyd é uma das mais bem sucedidas bandas do Rock.
A banda é daquelas que alcançou o status de lenda (merecidamente).
Com uma longa estrada percorrida que teve início ainda nos anos 60 se seguindo de décadas do melhor rock progressivo / psicodélico!
Pink Floyd é famoso por seus mega shows espetaculares! Gravaram algumas das maiores obra-primas do Rock como o conceitual Dark Side of the Moon (1973) (fala sobre as pressões da vida) é um grande marco da música! (pra quem gosta da informação, é o 3º álbum mais vendido da história). As faixas "Time" e "Money" são lindas demais!
Outro álbum deles que não posso deixar de destacar é "Wish You Were Here" (1975) mais 'melancólico' que seus anteriores é um álbum incrível! Juntamente com esses dois o álbum "The wall" (1979) completa o trio de álbuns considerados como os melhores do Pink Floyd. O álbum traz além de rock da melhor qualidade um enredo sobre um anti-heroi martelado e espancado pela sociedade que constrói um muro em sua consciência para isolá-lo da sociedade e refugia-se num mundo de fantasia que criou para si. E você pode acompanhar a saga de "pink" num filme extraordinário de 1982 "The Wall". Claro, o destaque é a faixa "Another Brick in the Wall" (dividida em 3 partes) O Korn regravou essa música e é interessante escutar o cover =]
Se parece que exagerei um pouco nos adjetivos que usei quanto ao Pink Floyd, saiba que não!


Rush é um power-trio canadense de Rock progressivo e mais uma das grandes bandas do Rock e que possue uma longa discografia inteirinha classúda!O som deles pode ser divido em algumas fases, mas sempre com canções de muita qualidade no som e nas letras. São uma grande influência para o bandas como Metallica, Dream Theater... assim como as de metal progressivo etc. São famosos por terem músicos incríveis... e são uma das melhores dicas que se pode dar de som!
Vou incluir na lista de dicas de Rock dois álbuns históricos! "Fly by Night", o segundo deles (1975), quando Neil Pert (um dos mais lendários bateras da história) assumiu a bateria. E "2112"(1976). A banda tem muito álbum classúdo, ao vivo são incríveis, tendo muitos álbuns ao vivo! e fora os álbuns que cito escute as músicas clássicas "Tom Sawyer", "YYZ","Close to the Heart", "La Villa Strangiato" e "The Trees" só pra começar! Acredito que se você curte rock classúdo com qualidade vai ouvir muito mais coisas da banda!

O Kiss é uma das grandes bandas da história do Rock e definitivamente dona de uma legião, ou melhor dizendo Exército de fãs! Durante os anos 70 e sua formação original o Kiss gravou muitos álbuns classúdos! o álbum Alive I traz versões poderosas ao vivo dos primeiros anos e Alive II faz o mesmo com músicas dos anos seguintes (este segundo também tem algumas de estúdio) e se você correr atrás desses dois vai ter coisa boa em mãos!

No entanto o álbum "Destroyer" (1976) é o que, pra mim, merece maior destaque! A banda alcançou um patamar acima com esse álbum que tem "Detroit Rock City" com um baixo pra lá de poderoso e um lindo dueto de guitarras é uma obra-prima que abre uma sequência de músicas do melhor rock'n'roll! God of Thunder é arrazadora com Gene em um dos seus melhores momentos, o albúm segue com canções incríveis passando por "Shout it Out Loud" e pela linda "Beth" balada cantada pela voz rouca de Peter Criss e fechando com "Do you Love Me" (posteriormente o Nirvana a gravou). Enfim, cada faixa do álbum mereceria um comentário especial. O álbum é super classúdo!


Aí estão mais 10 dicas! Mas ainda fatam 70 dicas... volte a acessar esse blog na terça!


...beijinhos***

Nenhum comentário:

Postar um comentário