terça-feira, 1 de março de 2011

100 Álbuns de Rock (8) Metallica, Iron Maiden e mais

Hoje é dia de falarmos de uma das minhas bandas favoritas! O Metallica! Que é uma das bandas favoritas de muita gente! Assim como, com certeza, muita gente assim como eu, está ansiosa pela apresentação dos caras no Rock In Rio 2011!
Bem, o Metallica é amplamente conhecido dispensando vários comentários informativos!

A banda, grande ícone do gênero Trash Metal tem uma discografia inteira com muito som bom! Mas, tem uma galera que prefere de longe a primeira fase da banda!
E dessa primeira fase vou destacar para nossa lista de 100 dicas de álbuns o álbum “Master of Puppets” (1986) deles! É o terceiro da banda e pareceu unir a agressividade do primeiro “Kill’em All” e a técnica do segundo “Ride The Lightning”! E esses foram os 3 álbuns que contaram com Cliff Burton (R.I.P.) no baixo! Que faleceu em um acidente com o ônibus durante uma turnê europeia da banda, o ônibus derrapou na pista congelada. A faixa “Orion” de Master of Puppets foi tocada no funeral de Cliff Burton. Mas para lembrarmos do baixista outra boa música é Anestesia do primeiro do Metallica, Kill’em All onde Burton executa um solo antológico de contra-baixo. Voltando ao terceiro álbum da banda e nossa primeira dica: “Master of Puppets” foi eleito através de uma votação feita pela revista inglesa “Metal Hammer” através do site MusicRadar.com como o melhor álbum de Metal de todos os tempos. E também foi considerado pela respeitada revista “Kerrang! Klassic” como o segundo melhor álbum da história do Metal... Enfim! É um álbum amplamente reconhecido como uma obra-prima da banda, tem o lendário Cliff Burton e não pode faltar!
A segunda dica é “...And Justice for All” (1988) primeiro álbum após o falecimento de Burton. E que trouxe com ele grande sucesso comercial e a primeira indicação ao Grammy! Pessoalmente amo o vídeo da apresentação da banda executando “One” faixa do “...And Justice for All” que pra mim é uma das melhores músicas da banda!
http://www.youtube.com/watch?v=_7oZyWt7pGg&feature=related
E se os Beatles tinham o The White Album (o álbum branco) o Metallica teve o The Black Album! (o álbum preto) xD! Cujo título original é “Metallica” como o nome da banda e Black álbum é o nome popularmente dado ao álbum de 1991
O álbum tem “Nothing Else Matters”, “The Unforgiven”, “Enter Sandman” e “Wherever I May Roam” entre outras, mas pelas faixas citadas aqui já é possível entender por que está na lista dos 100 álbuns!


Trash Metal do bom!
Quem curte o som do Metallica provavelmente vai curtir muito o trabalho da banda Megadeth! Dave Mustane líder da banda fez parte do Metallica antes da gravação do primeiro álbum do Metallica que conta com 4 faixas assinadas por Dave Mustane.
Dave que vinha tendo uma relação ‘tensa’ com James Hetfield deixou a banda e formou a Megadeth!
Quero incluir como dica o álbum “Peace Sells... but Who's Buying?” de 1986, o segundo da banda!




Outra banda de som pesado que vou incluir é a banda Pantera que marcou o ano de 1990 com um álbum excelente que não pode faltar na sua discoteca de Rock pesado é “Cowboys From Hell”!

Outras boas dicas de som mais Trash Metal são as bandas Exodus (onde Kirk Hammett tocou antes do Metallica); também a veterana Overkill, Anthrax, e a Slayer.


E... Outra banda amada pelo público brasileiro é Iron Maiden! Já são décadas do melhor Heavy Metal e sua legião de fãs seguindo uma discografia lotada de clássicos (sempre trazendo o “mascote” Eddie na capa)! Fica difícil não encher a minha lista dos 100 com uns dez deles pelo menos! Mas a lista tá ficando apertada xD e vou selecinar 3! No início o Iron Maiden teve um vocalista chamdo Paul Di’anno e com ele gravou seus dois primeiros e excelentes álbuns “Iron Maiden” e “Killers” e no Brasil muitas cópias do EP “Made in Japan” que tem “Running Free” (Existe uma demotape gravada com 3 faixas antes do primeiro álbum chama “The Soundhouse Tapes” é possível conseguir baixar isso!)
Pra destacar um álbum com Paul Di’anno vou escolher o segundo do Iron! O álbum “Killers” que consegue ser, na minha opinião, ainda melhor que o primeiro. E pra ajudar a reforçar minha escolha vou citar que Axl Rose, já declarou que Killers é o álbum do Iron Maiden que ele mais gosta!
Mas, após a saída de Di’anno Bruce Dickson assumiu os vocais! E Dickson com seu vocal mais lírico ( vale conferir “Run to the Hills” do álbum “The Number of the Beast”) tem grande parcela de contribuição para que o Iron Maiden se tornasse o grande ícone que são! Um dos tantos álbuns com Dickson que vou incluir aqui é “Piece of Mind” de 1983. (O coitado do Eddie acabou sofrendo uma lobotomia – vide capa) O quarto da banda que incluiu “The Trooper”,“Revelations” e “Flight of Icarus”. (O CD traz ainda como bônus duas coveres uma da banda Montrose e outro da banda Jethro Tull)
A terceira dica do Iron é o álbum ao vivo “Live after death” registro da turnê do álbum “Powerslave” uma das turnês mais bem sucedidas da banda, que recentemente foi reconstituída e a banda tornou a se apresentar com o mesmo cenário e etc. tendo mais uma passagem memorável pelo Brasil. E é muito legal Bruce Dickson com uma máscara egípcia no rosto soltando vocais! O álbum orinal era um LP duplo. Mas a versão em CD de 1995 mutilou o álbum não incluindo o quarto lado do LP duplo! E até cortando uma interação do vocalisca com o público na faixa “Running Free” arrancando 5 minutos!! Melhor correr atrás do CD lançado em 1998, este sem os cortes e inclusão das faixas cortadas do CD de 1995
Enfim! O Iron tem muitos álbuns e EPs classúdos... Também vale muito a pena adquirir o que Bruce Dickson gravou em carreira solo ou antes do Iron com a banda “Samson”
(Recentemente Di’anno se uniu a músicos brasileiros: Canisso, baixista dos Raimundos; Marcão, ex-guitarrista do Charlie Brown Jr. e Jean Dolabella, baterista do Sepultura para a formação de uma nova banda)



Def Leppard é uma banda inglesa, fez parte da chamada “Nova Onda do Metal britânico” acredito que foram uma das primeiras bandas a casar bem um som de guitarras poderosas com bonitas melodias. Costumam ser classificados como Heavy Metal ou Hard Rock. Após os dois ótimos primeiros álbuns (vale destacar a faixa “Let it Go” do segundo) A banda lança o álbum "Pyromania" (1983) que foi fenômeno de vendas! (destaque para a faixa Photograph que ser tornou o clipe mais pedido na MTV na época do lançamento). O álbum é ótimo!
Mas a seguir a história da banda inclui uma tragédia. O baterista Rick Allen tem seu braço esquerdo amputado após um acidente com carro! (Dezembro de 1984 - A banda teria inclusive se apresentado no primeiro Rock In Rio não fosse a tragédia).
Após cinco anos sem gravar a banda retornou e com Rick Allen na bateria! Usando uma bateria adaptada bateria especial na qual os controles de ritmo estão todos nos pés. E assim gravaram seu álbum de maior sucesso : “Hysteria” que emplacou 12 sucessos incluindo “Animal”, “Women”, “Put Some Sugar on Me” e “Love Bites” (essa última ganhou uma versão em português do grupo pop “Yahoo” intitulada “Mordida de Amor”) e ganhou várias discos de platina! Tudo isso está num filme chamado “Hysteria” que por vezes passa no canal TNT. Mas você pode correr atrás e assistir, é um filme muito bom retratando a parte mais interessante da história da banda.
Outra tragédia ainda aconteceria que foi a morte do guitarrista Steve Clark, vítima do alcoolismo! Que foi substituído pela guitarrista Vivian Campbell (ex- Dio e Whistesnake)
E seguem fazendo bom Rock!

Agora já foram 75 dicas de álbuns de Rock! Mas ainda faltam 25!
Volte a acessar esse blog na próxima terça!
Você pode escutar algumas músicas dos 100 álbuns na rádio dos 100 álbuns!

http://www.lognplay.com/radio.asp?cod_rad=26076

...beijinhos***


Um comentário:

  1. ;D Adorei!
    Terça vou estar voltando aqui para conferir o próximo post =D

    Beijos.

    ResponderExcluir