terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

100 Álbuns de Rock (6) AC/DC e mais

AC/DC

Agora uma das minhas bandas preferidas!
Poucas coisas conseguem ser tão Rock’n”Roll quanto o ícone Angus Young trajando seu uniforme escolar e segurando sua guitarra SG Gibson vermelha! (o uniforme escolar foi a ideia da irmã que ajudou o tímido Angus a se sentir menos desconfortável no palco – sim tímido! "Angus parece um garotinho, deveria usar uniforme escolar!" disse ela)
A ideia para o nome da banda veio depois de ver as iniciais "AC/DC" na parte de trás de uma máquina de costura da irmã mais velha deles "AC/DC" é uma abreviação de "alternating current/direct current" (corrente alternada/corrente contínua).
AC/DC sem dúvida é uma das maiores bandas de Rock!
Presentes em muitas trilhas sonoras de sucesso atual como 'Atividade Paranormal', a série 'Supernatural' e 'Homem de Ferro 2', todinha com eles. O AC/DC segue detonando tudo!
Mas eles já vêem fazendo Rock’n’Roll (geralmente classificados como ‘Heavy Metal’ a banda se defini apenas como Rock’n’Roll) desde muito tempo! A banda foi formada em 1973 na Austrália (mas Angus e seu irmão Malcolm, guitarra base, e sua família são de Glasgow na Escócia) O primeiro vocalista foi Dave Evans, mas este não passou da fase embrionária da banda sendo substituído por Bon Scott que se tornou um grande ícone da banda

O primeiro álbum que quero incluir na lista é “Let There Be Rock” de 1977 (tenho um elo emocional com este álbum, foi o primeiro cd que ganhei de presente do meu tio Beto, com a intenção de me mostrar o bom rock quando eu era ainda muito piveta e eu amei)
Além da faixa título ‘Let There Be Rock’ outro clássico do álbum é "Whole Lotta Rosie" a música que fecha os shows da banda.




A energia do AC/DC ao vivo sempre foi inacreditável! E um álbum muito classúdo ao vivo dos caras é “If You Want Blood You’ve Got It” de 1978





No ano seguinte (1979) o álbum “Highway To Hell” alcança grande êxito e está incluído nas principais listas de melhores álbuns que circulam por aí!









Mas em Fevereiro de 1980 Bon Scott morreu, a causa da morte foi divulgada como "Intoxicação alcoólica aguda" e correm rumores acerca de sua morte. Certamente uma grande perda. Com a morte de Bon Scott criou-se uma espécie de expectativa: O AC/DC iria sobreviver? Conseguiriam se manter no mesmo patamar? O que seria daquela elétrica e endiabrada banda??
"BACK in BLACK"!!! A banda retorna em preto, luto pela morte de Scott e com o vocalista Brian Johnson o único cara que parece maneiro usando uma boina daquela (segundo Angus Young o segredo de Brian é que ele não canta, mas grita) e responde com um dos maiores álbuns da história! Back in Black (que vendeu já mais de 43 milhões de cópias) Além da faixa clássica título Back in Black (tem no Guitar Hero xD) com um dos melhores riffs de guitarra o álbum ainda tem "Hells Bells" (nos shows a banda toca um gigantesco sino do inferno) e "You shook me All Night Long" que se tornou o grande single sucesso deles (o mundinho FM adorou)
( O ultra-essencial Back in Black foi seguido por “For Those About to Rock We Salute”
E pouca coisa é tão legal quanto canhões disparando numa faixa de rock “For those about to rock... Fire! BUMMMM We salute you!!”)

Por fim o álbum “The Razors Edge” (1990) que com clássicos como “Thunderstruck" e "Moneytalks" trouxe a banda de volta a tempos mais gloriosos!
E AC/DC segue com décadas de glória que parecem não ter fim!

Em 2005, a "RIAA" (Associação da Indústria de Gravação da América) atualizou o número de álbuns vendidos pela banda nos Estados Unidos de
63 milhões para 69 milhões de cópias vendidas (mais que Madonna e Michael Jackson)

Vida longa ao Rock de AC/DC!



Deep Purple

A banda inglesa Deep Purple (uma daquelas com muitas mudanças de formação) é uma das bandas mais clássicas do Rock! Colocada ao lado de bandas como Led Zeppelin ou Black Sabbath! Corria um mito que os integrantes do Deep Purple, considerados a banda mais alta do Mundo, ficariam surdos antes dos 50 anos de idade.
"Deep Purple In Rock" de 1970 é um tremendo álbum de rock, que talvez possamos dizer que foi quando o Deep Purple passou a ter cara de Deep Purple! Foi a estreia da sua mais clássica formação: Ritchie Blackmore (guitarra), Ian Gillan (voz), Roger Glover (baixo), Jon Lord (teclados) e Ian Paice (bateria). (O álbum que seguiu “Fireball” também vale correr atrás manteve a eletricidade do In Rock somando a algo mais experimental com faixas instrumentais e até uma música folk).

“Machine Head” de 1972 é até judiação! Não bastasse “Smoke on The Water” um dos maiores clássicos do Rock com o riff de guitarra mais clássico de todos (já foi celebradíssimo inclusive com um evendo louco com milhares de guitarristas tocando o riff junto numa espécie de “Smoke on the Water Day”) Ainda tem Gillan soltando agudos na clássica “Highway Star”sem contar o solo de Blackmore em “Lazy”!!!
A turnê de “Machine Head” incluiu uma viagem ao Japão que seria registrada e lançada como o álbum duplo ao vivo...





“Made in Japan” essencial e um dos melhores álbuns ao vivo do Rock. Além desse a banda tem vários álbuns ao vivo, inclusive Made in Europe, este com David Coverdale (o Sr. Whitesnake), além de bastante material ao vivo. Falando em Coverdale o álbum Burn com toques de soul e vocais de Coverdale e Glenn Hughes (baixista da época) em duetos vocais bem legais é outro bom álbum e a faixa título é arrasadora!
Por fim (mas não menos importante) quero incluir


"Perfect Strangers"! Em 1984 aquela formação mais clássica da banda fazia um grande retorno e gravou esse álbum essencial!
Enfim... Blackmore um dos fundadores e um dos guitarristas mais icônicos do rock deixou o Deep Purple e atualmente faz um som medieval (isso mesmo!) com sua banda. Mas a banda continua com tudo, com o excelente guitarrista ídolo de quem curte heróis da guitarra Steve Morse, não ficaram surdos e ainda são “Os Caras”




Motörhead

Pra fechar os dez de hoje: Ace of Space - Motörhead (1980)

O também inglês Motörhead é ‘uma banda de metal que soa Punk’, especialmente pelo modo esculachado (no bom sentido) de cantar do vocalista Lemmy Kilmister (lenda). Grande influência de muitas bandas de metal, punk e trash metal (James Hetfield declarou em entrevista que Motörhead foi sua principal inspiração para formar o Metallica! Bom pra você?)





Aí estão mais 10 dicas de álbuns de Rock! Mas ainda faltam 40! Volte a acessar esse blog terça que vem!

Você pode escutar algumas músicas dos 100 álbuns na rádio dos 100 álbuns!

http://www.lognplay.com/radio.asp?cod_rad=26076




...beijinhos***

2 comentários:

  1. Tenho o Álbum baixado BACK in BLACK de AC/DC.
    Mt mais mtoooo bom esse álbum!!!
    Vida longa ao Rock de AC/DC com certeza!

    ResponderExcluir
  2. ACϟDC...FOR THOSE ABOUT TO ROCK!!
    Rock'n roll ain't gonna die

    ResponderExcluir