segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

100 Álbuns de Rock (2)

Vamos continuar! Ainda no clima dos anos 60 :


"Highway 61 Revisited" Bob Dylan (1965)
Bem, seria mais um álbum dedicado ao folk tradicional do que exatamente Rock. Mas está aqui por sua influência. Bob Dylan foi considerado pela conceituada revista "Rolling Stone" como o 2º melhor artista de todos os tempos (atrás apenas dos Beatles). E "Like a Rolling Stone" a melhor música de todos os tempos! "Like a Rolling Stone" aliás abre esse álbum e foi a música que inspirou o nome da banda Rolling Stones! Além desse álbum de Dylan vale conferir a música "Blowin' In The Wind" do 2º album dele que se tornou um hino do movimento dos direitos civis.



Eu disse no post anterior que muita gente considera "sgt Peppers..." dos Beatles o álbum mais influênte da história. Mas há quem discorde e outro álbum amplamente classificado como disco mais influênte da história da música é "Pet Sounds" dos Beach Boys (1966), que também é nº1 em várias listas de melhores álbuns! (mesmo não sendo o álbum de maior exito da banda norte-americana formada em 1961)
De qualquer forma pet sounds é umas das maiores obras primas da história da música pop.



The Doors - The Doors (1967). Vou te dizer uma coisa e é sério! Você pode comprar/baixar qualquer álbum de rock gravado no ano de 1967 que vem coisa boa! E o primeiro do Doors passa
muito longe de ser exeção! Tem faixas incríveis e clima psicodélico! Incluindo a executadíssima "Baby light my fire". Além do cd corra atrás de assistir o filme que é muito bom!



"Are you experienced?" Jimi Hendrix (1967). Jimi Hendrix é o maior guitarrista de todos os tempos! O que já justifica conferir o som do cara! Seu primeiro álbum é considerado um dos melhores álbuns de estreia da história! Existe a versão inglesa do álbum e a versão americana com diferenças na lista de músicas. Mas o álbum foi relançado mundialmente, preservando ambas versões incluíndo as faixas excluídas das respectivas versões anteriores pela Universal Records.



"Truth" Jeff Beck (1968). Jeff Beck é outra lenda da guitarra! Se você gosta do instrumento garanta seu cd Truth! Em seu primeiro álbum ele dá seu show bem acompanhado de John Paul Jones(led Zeppelin) e Rod Stwart antes de ficar chato =D. Ainda tem uma faixa composta por Jimi Page do Led!



"Déjà Vu" (1970) Álbum de "Crosby, Stills, Nash & Young" que são quatro senhores que separados ou juntos em quarteto, trio ou dupla já fizeram muita música boa inclusive quando se chamavam "The Birds" para a lista destaco este álbum de 1970. Agrada a quem curte som folk.



The Who tinha um baterista completamente alucinado!(keith moon). A banda foi precursora do chamado ópera-rock principalmente pelo álbum "Tommy" The who (1969) que se você procurar não é difícil encontrar o filme que vale muito a pena assistir!(bem louco esse filme no bom sentido). Eles também marcaram a história com suas performances! O cantor arremeçando e girando o microfone sem parar. O guitarrista saltando e também girando o braço em 180º pra detonar um acorde (ou um chord melody típico do som deles) criando assim talvez o gesto mais poderoso da guitarra do rock (Sem contar que adoravam destruir tudo no fim do show! Era pedaço de guitarra e bateria pra todo lado) E o baixo era poderoso e animal!
Um álbum que registrou a energia ao vivo da banda foi "Who Live at Leeds" (1970/71) (lançado com várias capas diferentes). Gravado na turnê após o enorme sucesso de "Tommy"! A banda também influenciou o surgimento de sons agressivos e poderosos como o punk-rock!
E ainda lançaram outro álbum indispensável com músicas que determinaram caminhos a serem seguidos "Who's Next?" (1971) O CD remasterizado traz as faixas adicionais.



Cansado(a) de ouvir sempre a mesma coisa? Que tal um Rock com Flauta? Se você não conhece Jethro Tull pode achar improvável que dê certo. Mas se conhece a banda tem certeza que é ótimo! O álbum conceitual "Aqualung" (1971) é obrigatório ter em seu acervo de Rock! Acho improvável um fã de rock setentista não curtir muito o riff da faixa aqualung xD


Se você reparou já "colocamos o pezinho nos anos 70" e é pra lá, os 70's, que vamos no próximo
post quinta feira volte a acessar! Ainda faltam 80 álbuns!


...beijinhos***

Nenhum comentário:

Postar um comentário