domingo, 1 de agosto de 2010

Van Halen

Discografia obrigatória / O Cara

Muita gente mais nova não conhece a banda!

Van Halen estreiou com um albúm inovador! Van Halen I (discografia obrigatória) de 1978 mudou o conceito de guitarra, Eddie Van Halen revolucionou o instrumento com tappings, harmonicos, efeito de flanger com a palheta, two hands glissando, slide+tap são algumas das técnicas dele! Ele é O Cara do post de hoje!
O primeiro albúm trazia uma faixa solo "Eruption" onde ele aplica seus tappings históricos, o albúm ainda tinha um cover de "You really got me now" do Kinks e "Ain't talkin' bout love" clássico que requer muito pegada na excecução pra sair bom!

O Van Halen tem albúns ótimos! Meu clássico pessoal é o albúm "Fair Warning" amo a sonoridade desse albúm!

Em 1983 Eddie Van Halen deu uma aula de como tocar guitarra ao mundinho da FM quando participou do albúm "Thriller" de Michael Jackson tocando na faixa "Beat it". O produtor Quincy Jones deixou gravando sem que Eddie soubesse, enquanto ele "brincava" com a guitarra ouvindo a trilha da música na primeira vez e quando Eddie terminou seu "rascunho" de solo Quincy disse: "o solo tá pronto Eddie!". É um dos solos próprios que Eddie mais gosta!

Em 1984 Van Halen volta a inovador incluindo o teclado sintetizador no Hard Rock. E alcança seu maior exito comercial a música "Jump". O albúm, "1984"(discografia obrigatória) tem uma capa muito legal com o anjinho. Além de "Jump" destacam-se as faixas "Panamá" e "Hot for the Teacher" sempre com solos incríveis!

Só que depois desse albúm o vocalista David Lee Roth deixa o grupo e é substituído por Sammy Haggar (aí começa um dos eternos debates do rock: "qual melhor vocalista do VH?")
Com Sammy o Van Halen lança "5150" (que eu também considero obrigatório). Um albúm em que os teclados (também tocados por Eddie) estão com tudo! Eu amo esse albúm que agrada com certeza quem curte Hard Rock e boas baladas de rock.

Depois o Van Halen passa por muitos "jejuns" entre seus albúns, lança albúns ao vivo, coletâneas... O baixista original deixa a banda, entre o filho de Eddie no baixo, David Lee Roth volta....
Falando em coletâneas se você quiser ter uma boa deles a "Best of Both Worlds" de 2004 é ótima e tem 3 faixas inéditas excelentes

O Van Halen tem clipes engraçados (como pretty woman ou hot for the teacher), Eddie é considerado além de um dos melhores guitarristas do rock, o mais bem-humorado!
Meu clip preferido é "Right now" que inclusive ganhou prêmios de melhor clipe e tals
É bem legal quando se traduz ou entende as frases em inglês que aparecem no decorrer do vídeo


Para a galera do ipod aqui uma lista com músicas do Van Halen que creio merecem estar no ipod de quem curte Hard Rock e bons guitarristas : Eruption; Ain't talkin' bout love; You really got me now; Dance the night away; Unchained; Hang'em high; Jump; Panama; Hot for the teacher (com David no vocal) e Why can't this be love; Dreams; Summer Nights; Love walks in; Can't stop lovin' you; Finish what ya started; Runaround; When it's love e Right now (com Sammy no vocal)

site oficial deles: www.van-halen.com/

...beijinhos***

Eu criei uma rádio on line apenas com músicas que eu cito nesse blog em minhas postagens:http://www.lognplay.com/index.asp?pg=r&c=1221

Nenhum comentário:

Postar um comentário