quinta-feira, 22 de julho de 2010

Ao Vivo!

Um dos grandes tesões do Rock são os albúns ao vivo! Na época em que o vinil reinava soberano eles costumavam ser duplos (às vezes tripos!) as capas eram duplas e traziam várias fotos dos shows e etc.
As gravadoras faziam a sacanagem de relançar em capa simples e por isso você pode acabar encontrando um desses nos sebos da vida!

Mas vamos ao que interessa!
O som ao vivo tem algo a mais! E algumas bandas funcionam extremamente bem ao vivo! Como o Rush por exemplo! Que tem aí já 7 albúns ao vivo na discografia. Eu pessoalmente destacaria "Exit… Stage Left (1981)" que tem os corinhos de "Close to the heart" e ainda "Tom Sawyer" e "YYZ"!

O Deep Purple chegou pela primeira vez ao Japão em 1972 onde foi gravado seu mais famoso disco ao vivo "Made in Japan" com Ian Gillan nos vocais. "Made in Japan" é essencial na discoteca de qualquer fã de rock! Eu pessoalmente também amo "Made in Europe" esse já é com David Coverdale (o sr. Whitesnake) nos vocais.

O Kiss tem bons albúns ao vivo, mas meu preferido é sem dúvida o "Alive I"! Um albúm fantástico com uma energia incrível! "Ace Frehley on guitars!"- você também adora ouvir essa frase saindo da boca de Paul Stanley? Com grandes clássicos dos primeiros anos do Kiss esse albúm é fantástico e super obrigatório para fãs!

Ainda em 1975 Peter Frampton lançou o ao vivo mais vendido da história "Frampton Comes Alive"que comentei detalhadamente em um post de 8 de junho ( http://rockaaline.blogspot.com/2010/06/peter-frampton.html )

Em 1976 Paul McCartney e os Wings lançam o ao vivo Triplo "Wings over America" que é considerado um dos melhores discos ao vivo da história da música- fãs de McCartney não podem deixar de ter um!

As turnê do albúm "Powerslave" do Iron Maiden deve ser a mais cultuada pelos fãs! Tanto que refizeram o cenário da turnê recentemente e inclusive em shows no Brasil! Em 1985 saiu o primeiro registro ao vivo da banda gravado nessa turnê "Live After Death" é um dos melhores discos ao vivo que já ouvi, discografia obrigatória e um prato cheio para fãs do gênero heavy metal. A versão CD tem bônus além das 13 faixas do vinil (com gravações realizadas em 1995 e 98). Eu sou louca pela faixa "Aces High"! Aliás adoro ouvir os estalos do baixo de Steve Harris!

Em 1987 Ozzy Osbourne lança "A Tribute to Randy Roads" gravações ao vivo de 1981 com músicas dos seus albúns Blizzard of Ozz e Diary of a Madman (os únicos com Randy) e mais algumas do Black Sabbath! Eu adoro a faixa "Crazy train".
Randy Roads teve uma passagem rápida por aqui. Morreu quando o motorista da turnê que também pilotava aeromodelos o chamou para dar voltas em um aeromodelo. Mas o piloto teve a ideia de dar um razante sobre o trailer onde Ozzy dormia para assustá-lo. O resultado foi que o aviãozinho se chocou com o trailer matando o motorista e Randy Roads (foi encontrado cocaína no exame do motorista, no de Randy não). Uma grande tragédia para quem gosta de bons guitarristas. Mas podemos ouvi-lo nesse albúm discografia obrigatória que também agrada fãs de heavy metal.

Falando em algo mais brasileiro e mais moderno eu pessoalmente gosto muito da energia do albúm da Pitty "(Des) Concerto". O albúm é um registro ao vivo isento de recursos de estúdio. Sim! Porque tem muito albúm ao vivo aí retocado em estúdio! O albúm da Pitty traz o show puro pro seu cd player e coros de plateia bem legais do tipo oh oh oh oh!

Bem, esses são alguns bons albúns ao vivo. Como sempre nada de listas de "melhores" apenas alguns que eu indico pra quem queira ouvir boa música.
E você? Quais seus "ao vivo" preferidos?

Por hoje é isso!
...beijinhos***

Eu criei uma rádio on line apenas com músicas que eu cito nesse blog em minhas postagens:http://www.lognplay.com/index.asp?pg=r&c=1221

Nenhum comentário:

Postar um comentário