quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Phantom Blue

Conhece uma banda chamada Phantom Blue?
Eu também não conhecia até que um dia comprei um LP baratinho de um daqueles tiozinhos camelôs!
Quando vi uma banda toda de garotas quis logo ouvir. Coloquei pra tocar na vitrola e amei a banda!
Não pense que se trata de um som farofinha porque a foto te faz pensar em "hair metal"!
A vocalista (a gata ao centro na foto) é Gigi Hangach, é desde que ouvi a primeira faixa daquele LP uma das minhas vocalista preferidas!
O LP que comprei é "Phantom Blue" de 1989 co- produzido por Marty Friedman (Megadeth) lançado no Brasil pela Eldorado (viva a Eldorado!). Curiosamente as minhas faixas preferidas são as do lado B! Elas ainda gravariam os albúns "Built to Perform" de estúdio e "Caught live" ao vivo.
A banda foi formada em 1987 na Califórnia pelas guitarristas Michelle Meldrum (5ª na foto da esquerda p/ direita) e Nicole Cough (4ª na foto da esquerda p/ direita). Ah sim! São duas guitarras solos! E bons solos! A cozinha da banda não deixa nada a desejar! (completam a foto Linda, baterista e Kim baixistas nessa ordem as duas primeiras da esquerda p/ direita).
Pra quem ainda tem alguma dúvida que uma banda só de garotas pode ter um som pauleira do bom essa banda vai terminar com suas dúvidas!
Ao longo da carreira a banda passou por algumas mudanças de membros. A baixista original Debra deu lugar à Kim antes da gravação do primeiro albúm. Nicole deixaria a vaga para Karen Kreutzer em 1993 e no ano seguinte Kim deixaria o posto do baixo para entrada de Rana.
Infelizmente a guitarrista Michelle Meldrum faleceu em 2008 por hemorragia cerebral. Michelle também atuou com a banda que levou seu nome "Meldrum".
O grupo de desmanchou em 1996 mas ainda voltaria a se reunir em 2009 em memória à guitarrista Michelle com a baixista Kim e Sara Marsh, Courtney Cox e Tina Wood nas guitarras.
Enfim o Phantom Blue é uma banda que acredito que merece muito ser descoberta por fãs de rock! Gigi Hangach é uma cantora perfeita pra mim! Amo Gigi! S2

Quem vai gostar? fãs de hard e heavy devem curtir!

Aqui o link para youtube da música "Never too late" curta o som e depois é só viajar nos vídeos relacionados http://www.youtube.com/watch?v=nNzXlPaTcIY

Ouça: Never too late; Walking away, Fought It Out, Why Call It Love?

2 comentários:

  1. Descobri essa banda recentemente ao procurar em compilações de bandas com vocal feminino dos anos 80 no youtube. Não encontrei a música que eu queria (e até hoje não sei o nome da música nem da nada), mas acabei encontrando essa jóia rara. Um típico achado na arte de garimpar! Banda muito boa, vocal agressivo e super afinado!

    ResponderExcluir
  2. Excelente banda! Uma das minhas favoritas e uma pena que teve curta duração. Também obtive esse primeiro vinil por bobeira, um amigo tinha e simplesmente me deu ele no meio de uma bebedeira. Fiquei fã na hora. Um disco maravilhoso. Uma pena essas meninas não terem o merecido reconhecimento. A Linda McDonald ainda tá na ativa, tocando na The Iron Maidens. E uma baita pena a morte prematura da Michelle.

    ResponderExcluir