quarta-feira, 13 de abril de 2011

100 Álbuns de Rock (post final)


Na postagem anterior falamos do punk-rock que alvoroçou os anos 70!
No início dos anos 80 numa fase pós o alvoroço do punk surgiram muitas vertentes e bandas fazendo um som muito legal! Não apenas, mas principalmente, vindas do Reino Unido! Delas a minha preferida é o


The Cure que já vinham trampando há algum tempo, mas nessa época produziram um material incrível! Mais uma vez inicio o post com uma das minhas bandas favoritas! Amo a sonoridade melancólica do grupo! Cujo single “Boys don’t Cry” foi um grande sucesso mundial nos anos 80, eles teem um álbum excelente que coleta os singles trata-se de “Standing on the Beach-The singles”. Mas para incluir nas dicas um álbum de carreira vou escolher “The Head on the Door”, com destaque pra faixa “In Between Days”. O álbum tem uma versão DeLuxe de 2006 com vários bônus (de demos, demos instrumentais e ao vivo). É uma daquelas bandas que eu incluiria a discografia inteira! Mas está bem representado por este álbum!

Em um post anterior eu já havia incluído o primeiro álbum do The Cult.
"Love" segundo álbum do The Cult é outro álbum que não deve faltar numa boa coleção de Rock! “She Sells Sanctuary” e “Revolution” são faixas que eu destacaria do excelente álbum






Já no início dos 90 (lembram do post anterior?) acredito que o rock andava precisando de uma nova injeção de voracidade, como fora o punk nos 70. A banda Nirvana (mais uma das minhas favoritas), a meu ver trouxe essa injeção! E o movimento grunge dominou o cenário! Nirvana dispensa apresentações e seu álbum "Nevermind" é completamente indispensável à nossa lista!


Outro grande grupo da cena grunge, é claro, é o Pearl Jam! Selecionei o álbum “Ten” para nossa lista, um álbum que não se pode deixar de ter!










Enfim... Nirvana deixou muitos órfãos, e seu ex-baterista Dave Grohl formou o Foo Fighters, que conquistou muito desses órfãos! Também outra das minhas bandas favoritas o Foo Fighters tem muitos bons álbuns! Mas... vamos escolher um! Escolho o primeiro álbum deles, álbum homônimo "Foo Fighters" que foi fruto de uma fita demo de quando Dave Grohl se enfiou por cinco dias em um estúdio um tanto caseiro de um amigo.


Nos anos 90 ainda temos o Anti-Christ superstar! “O Último dos Rock Stars”! (Um dos meus cantores favoritos também) Marylin Manson! Que potencializou a mais elevada potência aquela “coisa zombeteira” que Alice Cooper apresentara ao Rock! (lembra do Alice Cooper das dicas anteriores?). Imagino que Manson não seja novidade para você! Incluo na lista o primeiro álbum dele, que adoro! “Portrait of na American Family”


E como explicar o som do Faith No More? “Black Sabbath com funkiados e vocais que algumas vezes remete a Rap”? O Grupo que chegou a contar com a viúva de Kurt Cobain por um curto tempo nos vocais gravou um álbum que vale muito a pena ter com o vocalista Mike Patton. Patton tem uma voz incrível, pra se ter ideia corre um filme por aí que os efeitos especiais sonoros ficaram ao encargo dele. A cantora indie Bjork tem um álbum muito legal com ela cantando e Patton fazendo todo o resto com a voz. A voz poderosa e bela do cantor se junta a um som pesado da banda. The Real Thing é um tremendo álbum! O álbum abre à toda com “From out of Nowhere” e segue com duas músicas que ficaram clássicas “Epic” e “Falling to Pieces” duas faixas que sozinhas já justificariam que você garanta seu exemplar de The Real Thing... o que se segue depois é som pesado da melhor qualidade até a última faixa. O CD versão bônus ainda traz uma arrasadora cover de “War Pigs”, clássico do Black Sabbath!



E agora vou confessar que: Minha banda preferida é o Coldplay!
Incluo... a discografia completa! \o/ Amo a voz de Chris Martin! Amo tudo que o grupo produziu! Então, é discografia completa! Mas pra citar um (e as dicas não ultrapassarem 100) “Rush of Blood to the head” que inclue entre outras: “The Scientist”, “Clocks” e “In My Place”.








Evanescence
Finalmente chegando aos anos 2000:
Desde a primeira vez em que ouvi sua voz Amy Lee é minha cantora favorita.
O que você pensou a primeira vez em que ouviu a voz de Amy Lee? Eu enlouqueci! Estava com rádio ligado e tocou “Going Under” fiquei atenta esperando o locutor dizer o nome da música e banda para poder garantir um CD de quem fosse a dona daquela voz impressionante. E isso que eu ainda não tinha escutado “Bring me to Life” com a voz linda de Amy ainda mais encantadora! O CD "Fallen" é daqueles que amamos todas as faixas e ainda tem a linda faixa “My Immortal”
“The Open Door”, o segundo não ficou devendo em nada! Não apenas por “Call me When You’re Sober” e “Lithium”, mas é um álbum incrível da primeira à última faixa



E fechando as 100 dicas: (“last but not at least”) "Hybrid Theory" do Linkin’Park que é considerado o oitavo álbum mais popular de todos os tempos e tenho certeza será citado em listas de álbuns clássicos futuramente!





É isso! Espero que tenha gostado da lista! Impossível ter uma lista que agrade completamente a todos! Procurei não me fixar muito em uma só vertente ou ao meu gosto pessoal! Se fosse uma lista dos “meus 100 preferidos” teria sido bem diferente! Não incluí várias das minhas bandas favoritas, como The Killers, Mew etc...
Não é uma lista dos 100 melhores álbuns do Rock! É apenas uma lista de 100 dicas! É imperfeita! Certamente fui injusta com muitos grupos que poderiam ter sido citados ou terem mais álbuns citados, artistas que acabei não incluindo, exemplos: Creedance, Janis Joplin ou Eric Clapton... Mas espero que tenha sido bom acompanhar minhas 100 dicas! Eu me esforcei com carinho para fazer essa lista.


E o próximo post: “Clássicos da Rejeição”! Até lá!

...beijinhos***

Um comentário:

  1. Completo os álbuns de rock em!? \m/
    Acompanhei tds os post e posso dizer q ficou ótimo! Foi bom conhecer algumas bandas q eu não tinha conhecimento delas =D
    Do último post dos 100 álbuns de rock de hj, as bandas q eu mais curto são:Linkin Park, Evanescence e Nirvana. The Cure tbm gostei mt quando ouvi =D
    Amy tem uma voz encantadora com certeza!

    ;*

    ResponderExcluir