sábado, 9 de abril de 2011

100 Álbuns de Rock (11) Punk Is Not Dead!


E o Punk? Tem Punk nas 100 dicas? Claro que sim!

Os anos 70 foram sacudidos pelo movimento punk!
Em meados daquela década os grupos de sucesso do Rock faziam um som muito bom! Mas costumavam serem músicas de muitos minutos, 15 minutos e até mais!... músicas mais introspectivas... e realizavam mega-concertos para multidões!... Tudo isso muito legal e há grandes grupos dessa época que não se deve deixar de ter na prateleira de CDs!
Mas, pessoalmente considero que o movimento punk e seu legado musical fizeram muito bem ao Rock! Na onda do “faça você mesmo” O som Punk-Rock trouxe de volta as músicas de apenas três acordes e três minutos de duração e shows pequenos em lugares como os pubs ingleses! Levando o rock à sua forma mais crua e essencial e devolvendo o espírito mais “agressivo e rebelde” do Rock, que andava um tanto esquecido! Além de ser marcado pelas letras “rebeldes” e com críticas “ao sistema”.
A certidão de nascimento do Punk-Rock data de “meados dos anos 70”. No entando antes disso e antes do “rótulo punk-rock”, já haviam bandas, principalmente na cena mais underground que já faziam um “som punk”, The Dictators , Patti Smith e os Stooges, grupo do roqueiro Iggy Pop e MC5 (estes dois últimos já vinham desde os anos 60 fazendo um som “bem punk”) que vale muito a pena correr atrás de material deles pra escutar! (vale chamar a atenção para a influência de Velvet Underground e The Who no surgimento da sonoridade punk. A música “You really got me now” do The Kinks costuma ser chamada de “o primeiro punk rock”)
Mas nossas dicas hoje começam com Sex Pistols


Os “Sex Pistols” são eternos ícones do Punk! E uma das minhas bandas favoritas! Jamais serão esquecidos! Enquanto houver alguém que curta punk-rock Sex Pistols será tocado!
Nevermind the Bollucks – Here’s The Sex Pistols (1977) (o único álbum da banda, mas há vários lançamentos posteriores de gravações de demo, ao vivo etc.) é completamente obrigatório para uma discoteca de rock! Um dos álbuns mais importantes do Rock. Tem “God Save the Queen” (Deus salve a rainha) a faixa que tem o mesmo título do hino nacional inglês criticava a monarquia chamando o regime inglês de facista, “Anarchy in UK” (Anarquia no Reino Unido) cuja primeira frase é “Eu sou um anti-Cristo”, e EMI (sim! Falavam da gravadora! Gravaram o single “Anarchy inUk pela EMI mas depois do vocalista Johnny Rotten ter xingado na TV foram chutados da gravadora), só pra citar algumas das faixas todas clássicas! Também vale a pena correr atrás do filme “The Great Rock 'n' Roll Swindle”!


Outro grupo, que disputa com eles o posto de preferido dos punk-rockers são os Ramones! Os Ramones teem um fã-clube que ultrapassa o público punk e são uma das bandas mais queridas do rock! Fizeram punk-rock do melhor por muitos anos até o falecimento do vocalista Joey Ramone e não podem faltar na lista! Escolho como dica o álbum “Loco Live” (1991), é um excelente álbum trazendo a energia da banda ao vivo e repleto de clássicos do Ramones!



Outro grupo que foi um grande ícone do Punk foi o inglês The Clash! O grupo gravou álbuns com a mais verdadeira essência do punk-rock. Mas posteriormente deu rumos diferentes à carreira e ao seu som! Passaram a ser considerados “traidores do movimento punk”. Pessolmente gosto muito tanto da “fase punk” quanto da “fase traidores” deles. Do álbum “Combat Rock”(1982) ficaram muito conhecidas até hoje as músicas “Rock the Casbah” e “Should I stay or should I go?” esta última voltou a se popularizar após estar numa propaganda de jeans vinculada anos mais tarde no reino unido. Mas a dica do Clash que quero incluir é o álbum considerado como a obra-prima da banda: “London Calling” (1979), nesse álbum você escutará um The Clash poderoso! (Curiosidade a capa do álbum recebeu em 2002 da revista “Q” o prêmio de "melhor foto de Rock' n' Roll de todos os tempos")

Outras bandas punks que vale a pena conferir são “UK Subs” e “The Damned” entre outras. A sonoridade punk-rock influciou muitas bandas e segue influenciando até hoje! O som dos punks ainda se tornou ainda mais rápido e agressivo sonoramente gerando o gênero Hard Core. “The Exploited”, “Dead Kennedys”, “Bad Brains”, “GBH” e “Chaos UK” a meu ver são excelentes representantes desse gênero, valendo a pena conferir o que você conseguir deles! No Brasil, principalmente em São Paulo, o movimento punk gerou bons representantes nacionais, como Cólera, Olho Seco, Garotos Podres e etc... um grupo gaúcho os Replicantes também merece citação (adoro as músicas “Festa Punk” e “Surfista Calhorda”)



Pra terminar um herdeiro bastante conhecido da sonoridade punk, a banda Green Day
São mais uma das minhas bandas favoritas! Com o Green Day acontece o seguinte alguns gostam apenas da época antiga da banda, outros conhecem mais a fase atual do grupo, que para muitos “deixou de ser punk e se tornou ‘emo’”. Eu me incluo entre os que adoram todo o material que a banda produziu desde o início da carreira! Gosto muito do “American Idiot” e do“21st Centuary Breakdown”, e todo material mais recente da banda! Mas a dica é lá da época em que eram considerados por todos como uma boa banda de punk-rock. Trata-se do álbum “Dookie” (1994) que foi um grande êxito em todos os sentidos e contém a indispensável faixa “Basket case” e também “Long View” e “When I Come Around”...

É isso! Prometo que no próximo post, vamos completar finalmente a lista das 100 dicas. Faltam apenas 11 álbuns!


...beijinhos***


Recado: Por questões pessoais atrasei a postagem, peço desculpas pelo atraso e volto logo com mais!

Um comentário:

  1. Adoro Green Day ^^
    Minha amiga é fã da banda Ramones, ela me indicou mt os álbuns da banda.
    Agora mesmo vou ver as musicas dessa banda \m/

    Adorei *-*

    Bjs

    ResponderExcluir