sexta-feira, 17 de setembro de 2010

O Vai-e-Vem das Bandas.

Mudança de integrante de banda costuma acontecer demais! Brigas, egos que se chocam, morte etc. Se formos falar de mudanças de membros de bandas será uma lista enorme. No caso das bandas clássicas e bem old school acontece algo curioso; os membros saindo de uma e indo pra outra e voltando... uma confusão para novos fãs interessados nas suas biografias. Vamos ver exemplos...

Ozzy Osbourne deixou o Black Sabbath e a vaga foi preenchida por Ronnie J. Dio que cantou anteriormente no Rainbown, banda de Richie Blackmore guitarrista lendário do Deep Purple. Falando em Deep Purple o seu vocalista Ian Gillan também foi parar no Black Sabbath após a saída de Dio que montou uma banda de nome Dio que contou com o guitarrista Vivian Campbell que passou pelo Whitesnake e hoje está no Def Leppard. Falando em Whitesnake o vocalista da banda, David Coverdale também cantou no Deep Purple, sem esquecer de John Lord que andou tocando seus teclados no Deep Puple e também no Whitesnake. E ainda no Deep Purple tivemos o vocalista Joe Lynn Turner que assim como Dio cantou no Rainbown. E por aí vai!

Outro fenômeno que começou a acontecer foi o dos retornos! Ozzy voltando para o Black Sabbath, E tem o David Lee Roth vocalista do Van Halen, que foi substituído durante muitos anos por Sammy Hagar (agora no Chickenfoot) e depois voltou para a banda de Eddie Van Halen.

Tem casos como o Iron Maiden que teve muitas mudanças e Bruce Dickson segundo cara a ocupar o vocal principal da banda que saiu e voltou assim como o guitarrista Adrian Smith que após formar uma dupla de guitarra excelente com Dave Murray passou uma temporada ausente e voltou ao Iron Maiden. E o caso do Kiss, do linguarudo Gene Simmons, que é repleto de mudanças de membros, especialmente na guitarra solo e ultimamente andam vestindo outras pessoas como se fossem Ace Frehley e Peter Criss. (Lastimável pra mim! Deveriam ter as próprias maquiagens).

Tem as bandas que encerram as atividades e de repente anuncia-se o grande retorno, mas retornam com um só integrante da formação original! Normalmente ficam devendo muito para o que os fãs estavam acostumados. E a galera vai ao show ver só o guitarrista?! =S. Uriah Heep por tem 19 ex-integrantes! =O

Sabia que Sid Vicious do Sex Pistols tocava (tocava?) bateria com Siouxsie & The Banshees quando ainda eram de garagem? Ah! E o Robert Smith do The Cure também passou pela banda.

Esse vai-e-vem das bandas cria também eternas discussões entre fãs (bem chatas por sinal, mas de tão folclóricas às vezes divertem) exemplos: qual o melhor vocalista do Van Halen? Sammy ou Dave? – Paul Diano (gravou os dois primeiros do Iron Maiden) ou Bruce Dickson? – Sabbath do Ozzy ou Sabbath do Dio? Nessas comparações sempre ressuscitam caras como o vocalista Bon Scott do AC/DC, por sinal é bom lembrar-se dele! AC/DC é uma das minhas bandas prediletas! Metallica, outras das minhas bandas favoritas também tem Cliff Burton sempre sendo ressuscitado! (adquira o álbum “Kill’em All” – Discografia obrigatória). Mas quando o cara morre aí não tem jeito! Só substituindo mesmo! xD

Se bem que os fãs adoram isso de viver debatendo! Comparam músicos de bandas diferentes também como entre baixistas: Billy Sheehan (Talas, David Lee Roth, Mr. Big), Steve Harris (Iron Maiden) ou Geddy Lee (Rush)? Hey! Sou fã do Cliff Burton e do Flea do Red Hot e você?

E quando a discussão é sobre guitarristas solo? Aí não tem fim! É um tal de comparar Steve Vai (que por sinal também tocou no Whitesnake), Eddie Van Halen, Yngwie J. Malmsteen, Satriani, uma renca de guitarristas shreder e etc que não acaba mais!


Enfim, esse post já está um tanto longo e nos leva ao próximo post: Rush!

...beijinhos


Você pode ouvir algumas bandas que cito nos posts na rádio do blog:
http://www.lognplay.com/index.asp?pg=r&c=1221


Um comentário: