quarta-feira, 18 de maio de 2011

Rock Nacional dos 80's


Esse senhor na foto acima é meu pai Dr. Olavo! Ele adora fazer essa piadinha “incrivelmente engraçada” sobre, digamos, “suas condições capilares” usando nome de bandas do pop-rock nacional dos 80s! Sim, ele adora música, inclusive rock nacional dos 80s e sem querer me fez um grande favor que foi comprar praticamente todos os LPs de pop-rock nacional durante os anos 80!
Eu aproveito a “herança fonográfica” bem guardada e reviro as bolachas pretas!
Hoje vou falar um pouco do que tem de melhor no acervo da estante de vinil aqui de casa!
Sim, começando pelas bandas usadas na piadinha que papai adora:
*Uns e Outros, banda carioca formada em 1983 emplacou o sucesso “Carta aos Missionários” incluída no álbum que tem o mesmo nome da banda “Uns e Outros” de 1989, um álbum muito bom e a faixa “Dias Vermelhos” também merece destaque!

O Nenhum de nós, que fez muito sucesso com uma música chamada “Camila”, e depois teve outro grande sucesso em 1989. Trata-se na verdade de uma versão para “Star man” de David Bowie, incluída no álbum “Cardume”. Normalmente não achamos que existam “grandes méritos” em pegar uma música prontinha e fazer uma versão “tupiniquim”, mas quando os caras teem o bom gosto de escolher o Camaleão do Rock para coverizar já merecem elogio! E a versão deles intitulada “Astronauta de Mármore” ficou linda e é uma das melhores faixas do pop-rock nacional!

Já Os Paralamas do Sucesso são bem conhecidos da gente! O trio brasiliense começou nos 80s fazendo um som que mesclava o pop-rock ao reggae seguindo a linha sonora da banda inglesa The Police. Ainda em atividade a banda emplacou, ao longo de sua extensa carreira, vários sucessos. Acho que uma boa dica pra quem queira ouvi-los é o álbum “Vamos Batê Lata” com boas versões ao vivo dos seus principais sucessos. Estarão no primeiro dia do Rock in Rio 2011, eles que se apresentação na icônica primeira edição do festivel em 1985.

E por falar em bandas de Brasília!
Uma das minhas bandas favoritas é o Capital Inicial que começou a carreira em 1982 e seguem com tudo até hoje sua carreira muito bem-sucedida! Farão certamente um dos melhores shows do Rock in Rio 2011, dividindo a noite com Snow Patrol e Red Hot Chili Peppers (outras duas bandas que amo). Dinho Ouro Preto é pra mim um vocalista incrível! A excelente discografia da banda começou em 1986 com um álbum “Capital Inicial” que pra mim é um dos melhores álbuns de Rock que existe! Algumas de suas faixas continuam sendo executadas até hoje, é o caso de “Música Urbana”, “Fátima” e “Veraneio Vascaína” (herdadas da banda embrionária “Aborto Elétrico”). Eu destacaria também a faixa “Psicopata” muito executada na época. O álbum seguinte é outro que amo “Independência”, cuja faixa título é uma das minhas músicas nacionais favoritas. E ainda no clima discografia oitentista da banda no terceiro álbum a banda soou um pouco diferente, e tem a linda versão original de “Fogo”, mais uma que se mantém no repertório da banda! Imagino que você já conheça a canção faz tempo, mas se ainda não ouviu a versão original do terceiro álbum corra atrás e escute! Pra mim é perfeita! O último álbum deles durante a década de 80 foi “Todos os lados” que além da bonita “Belos e Malditos” também adoro “Mickey Mouse em Moscou”

E provavelmente você saiba que a banda “Aborto Elétrico” (atividade entre 1978 e 1982, seguindo o estilo punk-rock) gerou não só o Capital Inicial (Ico Ouro Preto, irmão de Dinho foi o guitarrista) mas também a Legião Urbana (Renato Russo foi vocalista deles) e é impossível falar de pop-rock nacional dos 80s e não falar do Legião Urbana!
A banda Legião Urbana comandada por Renato Russo, com letras cabeças e influências da banda inglesa Joy Division, incorporou como poucas bandas o espírito dos jovens! A banda que encerrou as atividades em 1996, com o falecimento do líder Renato Russo é ainda hoje, quinze anos depois, um dos artistas da EMI que mais vendem e sua legião de fãs continua crescendo, fazendo aumentar sempre “A verdadeira Legião Urbana” que são seus fãs! Suas músicas tornaram- se o principal repertório das rodas de violão de jovens do país e tornaram-se hinos eternos! Eu adoro toda a discografia da banda, especialmente os quatro primeiros que marcaram definitivamente os anos 80: ‘Legião Urbana’, ‘Legião Urbana Dois’, ‘Que País é Esse?’ e ‘As Quatro Estações’. Esses quatro teem a meu ver cada um sua sonoridade distinta, o primeiro “mais cru” (no bom sentido, claro), o segundo com um clima um pouco mais “violãozão”, o terceiro teve um “q” de mais pegado e o quarto é meu preferido com uma atmosfera quase sacra nas canções! Acho que o melhor é escutá-los separadamente entrando no espírito de cada um!

Por fim, para encerrar o primeiro dos dois posts de “Pop-Rock Nacional dos 80” quero citar outra banda de Brasília que merece ser lembrada! A “Plebe Rude” também fez um som muito bom nos anos 80s e quem curte o espírito do rock nacional da época vai concordar que vale muito a pena ter um exemplar do álbum “O Concreto já rachou” com destaque para as faixas “Até Quando Esperar?” e “Proteção”

Continuamos no próximo post...

....beijinhos***

Um comentário: