sábado, 11 de junho de 2011

Rock Nacional dos Anos 80's (parte 2)



Continuando o assunto pop e rock nacional e dicas de bons álbuns dos anos 80.

Lulu Santos é bem conhecido. Muito lembrado como cantor e compositor eu pessoalmente acho bem interessante seu trabalho como guitarrista! Raramente faz um ‘solo’ ou ‘riff’ destacado e sim muitas frases e ‘enfeites’ sempre muito ‘bem casados’ com a melodia! Acredito que uma boa coletânea que contenha gravações originais, o que não é difícil encontrar, seja o melhor pra se observar isso.

Já o grupo Engenheiros do Hawaii, representantes do Sul do nosso país, eu gosto de todo material gravado na fase do trio Humberto Gessinger, Augusto Licks e Carlos Maltz! E teem músicas muito legais além das que as que ficaram mais famosas! E vale a pena rodar seus vinis! Mas se quiser uma dica eu indicaria o CD ao vivo “Alívio Imediato”

Barão Vermelho é um grupo que merece seu lugar de destaque! A banda que originalmente contava com Cazuza e deixou muitos hits no decorrer da década de 80 tem uma coletânea bem legal! É “Melhores Momentos – Cazuza & Barão Vermelho” Essa coletânea foi lançada ainda em 1989, mas é muito fácil encontrar relaçamento em CD!
Inclui grandes sucessos do Barão como: “Bete Balanço”, “Pro Dia Nascer Feliz”, “Maior Abandonado”, “Eu Queria ter uma Bomba” e a versão original de “Todo Amor que Houver Nessa Vida”! Também traz músicas do primeiro trabalho solo de Cazuza, entre elas a faixa “Exagerado”. Além de excelente “Torre de Babel” uma música da época do Barão com Cazuza, mas cantada por Frejat! E Uma faixa do primeiro álbum do Barão já sem o Cazuza a ótima “Declare Guerra”!
Pessoalmente curto muito o trabalho de Frejat no Barão, como guitarrista primeiramente e posteriormente como cantor principal além de seus trabalhos solos! Ah Frejat se apresentará no Rio in Rio 2011 e certamente fará um show maravilhoso!

Acho que nenhuma festa estilo 80 pode deixar de ter Kid Abelha! O grupo carioca, que faz um som pop-rock bem “alegre” muitas vezes, com influência clara da musicalidade dos anos 60 e sempre contou com o diferencial de ter o sax de George Israel, e também com o ótimo guitarrista Bruno Fortunato e a voz calma e bonita da musa Paula Toller, eterna musa! O grupo parece ter centenas de coletâneas! São sempre muito lembradas as músicas dos primeiros trabalhos, como “Pintura Íntima”, “Como eu Quero”, “Fixação” etc. Nada contra o Leoni, que foi o principal responsável pela parte musical das composições nos primeiros trabalhos (e que após deixar o grupo fez parte do bom grupo “Heróis da Resistência”, além de contribuir assinando “Exagerado” junto com Cazuza e Ezequiel Neves), Mas pessoalmente gosto mais do grupo após sua saída e meu álbum preferido da banda durante os anos 80 é Tomate que contém: “No Meio da Rua”, “Me deixa Falar” e “Amanhã é 23”.
Mas uma excelente pedida para curtir os primeiros sucessos do grupo, que são a cara das festas de anos 80 é o álbum ao vivo “Kid Abelha e os Aboboras Selvagens Ao Vivo” de 1986. Registro de uma apresentação ao vivo da banda! Ouvindo o CD (ou LP) a sensação que temos é que banda e público estavam em uma noite de completo êxtase! Outra boa presença feminina no álbum além de Paula Toller (ainda com cabelos curtos e castanhos) é a baixista Cláudia Niemeyer. O álbum além das músicas Fixação, Lágrimas e Chuva, Educação Sentimental II, Nada Tanto Assim, Como eu Quero, Os Outros e Porque Não Eu? Tem a até então inédita na voz de Paula “Nada por Mim”, parceria de Paula Toller com Herbert Vianna (do Paralamas do Sucesso). Que já havia sido gravada por Marina (Marina Lima).
Curiosidade: A música Lágrimas e Chuva tem um trecho da letra normalmente cantado errado! =x A letra diz “ Eu dou plantão dos meus problemas” e não “Estou plantando meus problemas”!

Quem curte o estilo pop do Kid Abelha, deve gostar também da banda “Metrô”! Converse com alguém que foi jovem/adolescente durante a década de 80 e cite a banda! A menção do nome da banda sempre gera uma reação muito nostálgica nessa galera! Apesar de tanto carinho que o grupo deixou sua lista de hits principais são 4! Beat Acelerado, Ti-Ti-Ti (estava na trilha da novela original), “Johnny Love” e principalmente “O Balanço das horas”! O som da banda se enquadra bem, a meu ver, dentro de “new wave” lembrando grupos gringos como “Blondie”. E por falar no grupo outra coisa interessante, especialmente pra quem seja de gerações posteriores como eu, é assistir ao filme “Rock Estrela” de 1986 onde tem a vocalista franco-paulista Virginie cantando ao lado de Léo Jaime.

E por falar em Marina (ou atualmente Marina Lima)
Marina é outra grande musa do rock pop nacional! Gosto muito dos trabalhos dela e também de tudo que gravou após a década de 80!
Marina já tinha quatro álbuns que ganharam disco de ouro e mais dois que ganharam ouro duplo quando conquistou seu primeiro disco de platina com “Todas ao Vivo”!
Um álbum indispensável de pop rock nacional! Acompanhada por uma banda muito competente, Marina com todo seu charme irresistível desfila excelentes versões ao vivo de seus sucessos até então como “Pra Começar”, “Difícil”, “Fullgás”, e “Eu te Amo Você”! Sua voz soa deliciosa em “Nada por mim”! Marina parece que sempre teve um dom especial para fazer versões excelentes de músicas consagradas de outros artistas! Nesse álbum um medley de “Noite e Dia/ Me Chama” de Lobão (que trabalhara como baterista dela) Duas belas composições dele! Além de “Ainda é Cedo” do Legião Urbana! Completam o álbum “Veneno (Veleno)”, “Lady Sings The Blues/Doida de Rachar” e “Poe pra Fora”.
O álbum (de estúdio) seguinte dela, também ganhador de Platina foi “Virgem”.
Comigo acontece algo curioso! Eu me sinto mais carioca quando escuto Marina! xD
Adoro como a faixa título (Virgem) nos transporta para o cenário do bairro do Leblon aqui no Rio e nos deixa na calçada da praia olhando para o letreiro do Hotel Marina tendo como fundo de cenário os Dois Irmãos e as Luzes do Vidigal! Outra faixa deliciosa do álbum é “Preciso Dizer que Te Amo”. E também o sucesso “Uma Noite e ½” (“Vem chegando o Verão...”). Pessoalmente amo a faixa “Hearts”
O álbum seguinte “Próxima Parada”, além da faixa de sucesso que deu nome ao álbum tem o sucesso “À Francesa”, composta por Cláudio Zoli (o cara de “Noite do Prazer”! =D). Marina produziu muito mais coisa boa ao longo de toda carreira, sua voz é uma delícia! Adoro escutar especialmente em momentos tranqüilos e dias como estes dias mais frios e gostosos!
Vale a pena destacar na carreira da cantora/compositora a figura de Antonio Cícero! Seu irmão e parceiro musical!”
Curiosidade! O primeiro clipe transmitido pela MTV Brasil foi Marina interpretantdo “Garota de Ipanema”!


E por falar no Lobão! Nosso querido apresentador da MTV fez muitas coisas na música! Além das “Noite e Dia” e “Me Chama” citadas acima. Vale a pena escutar “Decadence avec Elegance”, “Vida Louca Vida”, “Rádio Blá”, “Vida Bandida” etc. (dicas de CD: “O Rock Errou” e “Vida Bandida”)





O grupo RPM foi uma febre que rolou durante a década de 80! Pessoalmente o estilo musical deles me lembra grupos pops como o Duran Duran! Se o grupo não conseguiu se manter no patamar que alcançaram com velocidade espantosa, pelo menos acho que podem dizer que no dia em que entraram no Canecão, aqui no Rio, para uma apresentação ao vivo cujo registro se tornaria o álbum “Rádio Pirata Ao Vivo”, eram o maior grupo pop do país! Sendo este álbum o essencial para quem queira saber o que foi RPM! Paulo Ricardo nos vocais e contra-baixo, Luiz Schiavon- teclados, Fernando Deluqui - guitarra e Paulo (P.A.)-bateria executam os sucessos “Revoluções por Minuto”, “Rádio Pirata” e “Olhar 43” (Só faltou “Loiras Geladas” das mais famosas do primeiro álbum) A versão de London London (música de Caetano Veloso composta em exílio) e “Alvorada Voraz” se tornariam grandes sucessos do álbum! E muitos anos mais tarde Paulo Ricardo torcedor do Fluminense F.C. (assim como eu tricolor) teve o prazer de ver a torcida cantar uma versão de Rádio Pirata durante a final do título do ano passado! (ele estava lá na torcida!).

E falando em cantores que torcem para o meu Fluminense F.C.!
Até agora falei de grupos muito conhecidos até hoje! Então talvez a maior contribuição deste post seja dar a seguinte dica: Hojerizah!
Este grupo com o vocalista de “vocais incomuns” e tricolor Toni Platão produziu álbuns que adoro! O som do grupo me lembra a sonoridade de bandas inglesas da época (meados dos 80). A música “Pros que Estão em Casa” (saiu em compacto com “Que Horror” do outro lado) alcançou sucesso nas FMs, mas todo o material dos dois álbuns (Hojerizah e Pele e ainda rolou uma coletânea) da banda me agrada muito! Como a música “Tempestade em Viena”!


A Fúria de Titãs!

O grupo Titãs é bem conhecido de todos! (de onde são oriundos Nando Reis, fazendo seu som junto aos seus “infernais” e Arnaldo Antunes, também em carreira solo e tendo participado do grupo “Tribalistas”).
O grupo paulista, comumente estimado por fãs de rock pesado, tem uma longa estrada, com várias mudanças da formação original (com oito integrantes!), são certamente um dos maiores grupos do Rock brasileiro!
O grupo já tinha emplacado faixas como “Sonífera Ilha” e “Televisão” (que se encaixaram bem nas programações de FMs) Teve a meu ver uma fase FURIOSA! Que foi quando lançaram “Cabeça Dinossauro”, obra-prima do grupo! O álbum “vomitou” letras contestadoras e apresentou um som bem mais pauleira do que se costumava ter de bandas brasileiras de sucesso! Um dos melhores álbuns de Rock que se tem notícia, um verdadeiro clássico! “Cabeça Dinossauro”, “Polícia”, “Igreja”, “Bichos Escrotos”, “AA UU”, “Homem Primata” e “Família” são dessa obra-prima! O grupo se manteve “furioso” no álbum seguinte “jesus não tem dentes no país dos banguelas”! Outro que vale muito a pena ter! E ainda o álbum “Go Back” trazendo registro de uma apresentação deles na gringa montreux jazz festival (Suíça), com muitas das faixas destes dois já citados álbuns, também é uma boa pra quem queira ouvir um Titãs com força total e furioso!
Outros trabalhos que merecem ser lembrados são o álbum"Õ Blésq Blom" com “Flores” e “O Pulso” ou o álbum “Tudo Ao mesmo Tempo Agora”! Enfim o grupo sempre apresenta bom material! Mas creio que esse período do grupo foi especial e marcou a música nacional! Se você não tem o seu “Cabeça Dinossauro” corra atrás de um! Todo esse material aqui citado do grupo é facilmente encontrável!

Por fim! Não fiz nenhuma exposição do rock e pop nacional dos 80 completa ou detalhada. Mas espero que tenha curtido que tenha encontrado alguma dica legal ou simplesmente gostado de recordar a existência destes álbuns!

...beijinhos***

2 comentários:

  1. Muito bom,rsrsrs!Amei sua inteligencia por roock,eu amo rock,sou faciinada por rock *0*.Sou uma rokeira mt louc,kkkk...zoa!
    Beijins ;*

    ResponderExcluir