terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Música da Dinamarca

Nem Reino Unido, muito menos EUA! Hoje vamos falar de música feita na Dinamarca!
A Dinamáquinha de boa música! Se me permite o trocadilho tosco! xD
Danmark gør god musik!

Nephew é uma banda de rock melódico formada em 1996 que canta em inglês e dinamarquês. Eles teem cinco excelentes álbuns de estúdio e o mais recente é “Denmark Denmark”.
“Movie Klip” e “En Wannabe Darth Wader” (também gravada em inglês) fizeram bastante sucesso. Tudo bem que qualquer coisa que mencione Darth Vader ganhe atenção! xD Mas essa música é um barato! Não deixe de conferi-la! http://www.youtube.com/watch?v=tV4_9ecoZGY
Além dos citados sucessos indico também “Igen Igen”; ”Va Fangool”e “Worst/Best Case Scenario”
O site oficial deles tem um player com algumas músicas: www.nephew.dk

Magtens Korridorer tem uma longa estrada no Underground dinamarquês. Mas com o seu álbum "Friværdi" Eles ganharam maior notoriedade. Eles tocam rock n 'roll old school (da velha escola), inspirado por bandas como a dinamarquesa “Gasolin” (um grupo de rock formado em Copenhagen em 1969, se você curte rock setentão e coisas do estilo “Woodstock, vai gostar de conferir também esses caras) mas o Magtens Korrider também tem claras raízes punk! Combinam esse som com letras despretensiosas e satírica sobre a vida cotidiana. Curiosidade sobre a banda: o vocalista Johan G. Olsen também é professor de biologia na Københavns Universitet. Indico que procure Picnic På Kastellet deles! http://www.youtube.com/watch?v=cwyMXG79sTs (acho engraçado esse vídeo xD)

Dizzy Mizz Lizzy: Fundada no início dos anos noventa em Copenhagen (e você percebe o clima 90’s no som dos caras), O trio é composto pelo cantor e guitarrista Tim Christensen, o baixista Martin Nielsen e o baterista Søren Friis. A banda lançou dois álbuns, o homônimo "Dizzy Mizz Lizzy" (1994) e "Rotator" (1996) e, especialmente o primeiro foi um enorme sucesso na Dinamarca e Japão. Como "Rotator" não conseguiu fazer jus ao sucesso do primeiro álbum, a banda decidiu se separar em 1998. Tim Christensen que é um talentoso multi-instrumentista, compositor e produtor; lançou desde então uma carreira a solo acompanhado de bons músicos e com bastante sucesso na Dinamarca, tem três álbuns solos e um DVD ao vivo. Em 2002 Dizzy Mizz Lizzy lançou um álbum duplo de coletânea e bônus de gravações ao vivo na cidade de Aarhus "Best of + Live em Aarhus '96” Além disso, a banda tem dois álbuns lançados somente no Japão.
A banda voltou a se reunir e fez turnê em 2010.
Talvez o Dizzy Mizz Lizzy seja a grande dica do post de hoje, acredito que agradará a maioria dos que escutarem! Agrada a todos que curtem um “rockão” bem feito!
Procure as músicas “Waterline”;”Silverflame”; “Two Of You”; “Glory”;”67 Seas In Your Eyes” etc.
Já o trabalho solo de Tim agradará a quem gosta de som suave. Escute as músicas “Kings garden” e “Right next to Right one”
Tim tem co-produzido e escrito músicas com outros grupos dinamarqueses como o Mew.



Mew é uma banda formada em 1995. O som da banda pode ser descrito como “rock alternativo” ou “pop experimental” ou segundo o cantor Jonas Bjerre: "Eu acho que nós combinamos de música pop com algo que é muito mais experimental, em nosso próprio caminho. Eu mesmo não tentaria descrevê-lo. É difícil”. Então não vou descrever também! Mas digo que são uma das bandas que mais curto!
Apesar de terem recebido grande aclamação com o álbum de estreia “A Triumph for Man” por parte da crítica em 1997 o sucesso veio com o álbum “Frengers”
Ganharam mais projeção após uma turnê europeia com o REM. O álbum “And The Glass Handed Kites” consolidou o sucesso na Dinamarca, e atraiu a atenção do Reino Unido.!
Músicas que eu indicaria: “156”; “Snow Brigade”; “Why Are You Looking Grave?”
Vai agradar quem curte algo experimental e mais calmo

Dúné começou em Viborg, na Dinamarca, em 2001. Começaram a ganhar fama depois do seu primeiro EP “Vá Vá Robot” (que eles mesmos bancaram) em 2004. Eles se inspiram no punk dos setenta, no pop dos oitenta e no indie dos noventa e criam sua mistura sonora que pode ser chamada de “indielectrock”
São impressionantes ao vivo! Podemos dizer que teem energia e elegância ao mesmo tempo! Vale destacar os contra-vocais de Ana Cecília Dyrberg

Artificial Brothers é um quinteto de rock ambicioso e carismático de Aarhus.
A banda faz um rock melódico e alternativo que convida o ouvinte a um mundo de intensa melancolia e guitarra barulhentas. Já receberam boas críticas de Tim Christensen: “muito cativante e fica na cabeça”. Realmente fica. Cuidado! O refrão já avisa “nós somos todos irmãos artificiais- vamos andar por aí na sua mente”!

O Veto faz uma mistura de rock progressivo moderno e elementos eletrônicos. A banda criou uma sonoridade claramente definida! O que é raro bandas com pouco tempo de estrada. A inspiração musical vem de bandas bem diferentes como The Cure, M83 e Bloc Party. A banda faz composições complexas com lógica própria. A voz de Troels Abrahamsen tem sido comparada pelos críticos a de Jeff Buckley (cantor americano que eu também curto muito!). Para sacar o som deles você pode ouvir You Say Yes, I Say Yes (alusão à frase “You say yes, I say no de Hello-good-bye dos Beatles?) ou “Cannibal”

Outros Gêneros musicais:

Quem curte um som mais romantico pode gostar de “Tina Dickow” é uma cantora e compositora, inspirada por artistas como Bob Dylan e Leonard Cohen.
Sua voz é linda! Não é à toa que ela já recebeu muitos prêmios de melhor vocalista em Music Awards e coisas do gênero. Músicas para começar: As bonitas “Instead” e “Copenhagen”. Já “Welcome Back Colour” tem uma levadinha pop mais animada.

Quem curte música pop pode gostar de conhecer “Medina” é uma artista dinamarquesa que tem sido sensação da música pop do país e andou abrindo show de Lady Gaga e Pussycat Dolls. A música “You And I” foi recorde por aqui ganhando platina dupla como single. É uma música linda, na minha opinião!

Se você curte R&B pode conferir o cantor dinamarquês de origem turca Buhan G que tem três álbuns legais dentro do gênero.

Selvmord é um grupo de rap formado em 2009, Eu adorei! Chamou muito a minha atenção por não ser algo “eletrônico-alegrinho” mas ter uma dose de melancolia é um eletro bem europeuzão! Não confundir com outros grupos de mesmo nome! Existem três bandas de Black Metal com o mesmo nome uma ucraniana, outra norueguesa e ainda uma libanesa!


Tudo o que eu citei neste post você encontra facilmente no Youtube
E pode também conferir algumas músicas na rádio deste blog:

http://www.lognplay.com/radio.asp?cod_rad=1221


... kys***

Um comentário:

  1. Dizzy Mizz Lizzy, Dúné e Mew são ótimos!!!
    Vou dar uma conferida nos outros. =D
    Adorei!

    Beijinhos

    ResponderExcluir