quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

100 Álbuns de Rock

Hoje vou começar aqui uma lista de 100 álbuns classúdos do Rock!
Não é uma lista “dos melhores álbuns” e muito menos “meus preferidos”. Claro que inclui muitos dos melhores e também dos meus preferidos. Procurei listar abrangendo várias vertentes levando em conta não só o fato dos álbuns serem bons ou o sucesso deles, mas também sua importância, influência ou seu contexto histórico. Espero que curtam as dicas!
Começando nos anos 60


Amava os Beatles ...

Quando se fala dos Beatles costuma-se dividir a carreira deles em 1ª e 2ª fase. Sendo a segunda a chamada fase psicodélica da banda.
Da primeira fase destaco especialmente os álbuns: “Rubber Soul” e “Revolver”
A última e psicodélica faixa de Revolver “Tomorrow Never Knows” parecia anunciar como seria a segunda fase
“Sgt. Peppers Lonely Heart Club Band” é o álbum que jamais pode faltar nesse tipo de listas! Considerado por muita gente que entende muito de música como “O álbum mais importante e revolucionário da história” Sgt Peppers não foi revolucionário apenas nas composições, também os arranjos e a produção do álbum foram definitivamente marcantes e jogou o Mundo de cabeça no Psicodelismo!
Na segunda fase outro álbum que não pode faltar é o álbum branco “The White Álbum” é para muita gente “o melhor álbum da melhor banda de todos os tempos”
De qualquer modo a discografia inteira deles é ótima! Muitos outros álbuns poderiam ser incluídos como “Abbey Road”, “Help” e “A Hard Day’s Night” e etc.



... e os Rolling Stones...

Os Rolling Stones teem muito mais tempo de carreira do que muitos de nós temos de vida! Estão na estrada desde os anos 60 até hoje e por mais que modas e novidades na indústria da música apareçam eles continuam sendo os grandes Rolling Stones! O segredo para se manterem? Eles respondem: “Its only Rock’n”Roll!”
E ao longo da carreira gravaram vários álbuns incríveis! Vou listar aqui alguns começando por “Exile on Main Street”: numa época que deixar a Inglaterra seria a morte para qualquer grupo os Stones se exilaram na França e produziram um dos melhores álbuns do Rock!
Entre muitos outros álbuns que eu poderia destacar quero indicar: “Let it Bleed”; “Sticky Fingers” e “Beggars Banquet”. Corra atrás também do DVD “Stones no Hyde Park”


...Lou Reed e o Velvet!

The Velvet Underground, diferentemente de muitas bandas que veremos na lista não vendeu tantos milhões de cópias dos seus álbuns, mas todo mundo que comprou um álbum deles montou uma banda! Sendo uma das bandas de maior influência na história do Rock.
Para completarmos as 10 primeiras dicas de álbuns classúdos do Rock dois deles:
“The Velvet Underground and Nico” e “1969: Velvet Underground Live”



Os 10 primeiros estão aí! Volte a acessar o blog terça para vermos mais 10! Ainda faltam 90 álbuns classúdos! ^^

...beijinhos***



Recadinho: Leia mais conferindo posts anteriores relacionados:
Beatles: http://rockaaline.blogspot.com/2010/04/beatles.html
Rolling Stones: http://rockaaline.blogspot.com/2010/05/rolling-stones.html

Um comentário:

  1. :| Falou q ia fazer os 100 álbuns, é vai fazer o 100 álbuns!
    Parabéns! Fikou ótimo =D

    ResponderExcluir