sexta-feira, 4 de junho de 2010

Jimi Hendrix

O Cara/ Discografia obrigatória

Um jogo pra começar: Você tem que falar sobre guitarra mas só pode citar o nome de um guitarrista; que nome você cita? A resposta correta é: Jimi Hendrix!
O maior ícone do instrumento e influência direta ou indireta de qualquer guitarrista de rock!
O legado de Jimi Hendrix é monumental e muitos se esforçam em descrevê-lo! É impossível sequer imaginar como se tocaria guitarra hoje se não tivesse havido Jimi Hendrix.
Steve Vai, Joe Satriani, Stevie Ray Vaughn, Gary Moore, Malmsteen... são apenas alguns nomes de fãs. Todos bom guitarrista é muito fã de Hendrix!
Jimi foi o rei dos truques! Claro, hoje em dia são truques muito explorados mas Hendrix os criou quando ainda havia muito por ser criado!
Qualquer albúm de Jimi Hendrix que você vir dando bobeira numa prateleira de loja trate de comprar! São todos obrigatórios! Gary Moore citou em entrevista Are You Experienced? (1967) como melhor albúm de todos. Aliás Gary escutou o albúm pela primeira vez na casa de um vizinho e saiu atordoado com a experiência!
Yngie J. Malmsteen contou no programa de TV "That Metal Show" que quando criança viu Hendrix na TV e soube o que queria ser na vida!
Robert Smith do The Cure declarou à Guitar Player "(...) eu me interessava mais na maneira como ele unia os acordes" Robert diz também que escutou Hendrix com cerca de 8 anos e este é sua maior influência de guitarra.
O brasileiro Pepeu Gomes decidiu que queria ser guitarrista após ganhar um LP de Hendrix (o LP foi The Smashing Hits- dado por Gilberto Gil)
Enfim, se formos citar declarações sobre Hendrix esse post vai virar um livro!
Sua discografia em vida foi curtinha, apenas 4 albúns : Are You Experienced?; Axis: Bold as Love; Electric Ladyland e Band of Gypsys. Mas seguiu-se uma série de lançamentos póstumos, coisas maravilhosas como o EP "Jimi Plays Monterey"

Minha experiência pessoal: Quando era menor meu tio Beto tratava de me emprestar bons LPs para eu escutar em casa um dia ele disse "hoje vou te emprestar um disco do melhor guitarrista de todos!" A frase me deixou um pouco desconfiada! Seria realmente aquele canhoto com uma fita no cabelo o melhor de todos? Cheguei em casa e toquei o LP, uma coletânea. Quando escutei aquele wah wah de "voodoo child" eu enlouqueci! E o riff de "Purple Haze" então?! Sem contar o solo de introdução de "All along the watchtower"! Amei "Foxy lady" e constatei que realmente se tratava do melhor guitarrista de todos os tempos! Jamais alguém será como ele, jamais haverá outra resposta correta para aquela pergunta com que comecei o post hoje! Jimi Hendrix é o cara!

Sem mais delongas! Uma lista de músicas de Hendrix para você procurar na net e curtir!
Purple Haze; Voodoo Child; Little Wing; Hey Joe; Foxy Lady; All Along The Watchtower; Fire; Crosstown Traffic (que tem um balanço incrível!); Red Horse; Angel (tem alguns acordes inusitados para um guitarrista de rock/blues, talvez seja uma das músicas que chamou a atenção de Robert Smith!); Changes e procure também por Hendrix tocando o hino dos EUA - Star Spangled Banner.

Eu criei uma rádio on line apenas com músicas que eu cito nesse blog em minhas postagens:
http://www.lognplay.com/index.asp?pg=r&c=1221

...beijinhos***

Um comentário: