sexta-feira, 18 de junho de 2010

Paul McCartney

O Cara/Discografia obrigatória

Tudo o que os Beatles fizeram é maravilhoso! Inclusive separados! Hoje é aniversário de no mínimo, no mínimo o maior compositor vivo do Mundo!
Sir Paul McCartney - era baixista, pianista e galã do quarteto que sempre será a maior banda de todas! Há muito o que escrever sobre James Paul McCartney 18/jun/1942! Se eu for escrever sobre Paul vou transformar esse blog em um blog do Paul! E porque não? Nos próximos posts falaremos sobre ele! Meu beatle favorito (tudo bem se o seu beatle favorito for outro, mas todos somos fãs dos 4 rapazes de Liverpool certo?)
Existe uma lenda divertida de que o Paul McCartney original teria sido substituído por um tal Billy Shears! teremos um post sobre isso! Paul é, além de beatle, um músico multi-instrumentista perfeccionista e compositor imcomparável, uma pessoa fofa e falaremos sobre isso!
Mas vamos começar falando um pouco sobre o Paul após os Beatles!
Paul compôs algumas das canções mais lindas da história enquanto o quarteto de Liverpool esteve em atuação, músicas que já comentei aqui no post sobre os Beatles! (veja o segundo post de abril)
Quando Paul deixou os Beatles por divergências musicais, pessoais e empresariais (foi com sua saída que os Beatles encerraram as atividades juntos - não fique brava(o) com ele por isso!) ele se isolou do mundo (eu também teria me escondido se fosse um beatle e a banda anunciasse o fim das atividades) em sua fazenda. Passou um ano lá (o que provavelmente contribuiu bastante para alimentar os mitos sobre sua suposta morte) e quando voltou de lá voltou com um albúm genial (críticos bobos consideraram-no caseiro demais) onde se destacam
"Maybe I'm Amazed" e "Every Night".
De lá pra cá produziu canções maravilhosas em sua jornada solo, muitas vezes carregando um nome de banda "Paul McCartney and The Wings" . Eu amo todos os albúns desse senhor!
Mas se você quer um albúm maravilhoso indico "Wings Over America"(1977), o albúm (se você descolar o vinil terá um material incrível nas mãos) Trata-se de um albúm Triplo ao vivo, registro da turnê deles pelos EUA! Muitas das melhores canções dos Wings estão nesse albúm com aquela energia especial que os ao vivos teem!
Mais fácil de encontrar no entanto é a coletânea Wingspan - Hits and History (2001) que traz os grandes sucessos no Cd 1 e gravações históricas no Cd 2. Se você não teve ainda muito contato com o trabalho solo dele e gosta de boa música vai se encantar ou se é um beatlemaníaco de carteirinha vai adorar a coletânea!
Enfim... voltarei com mais posts comemorativos de níver de Sir Paul McCartney! Termino o primeiro deixando uma lista para você que adora caçar mp3!

Band on the run; Another day; Live and let die; Jet; My love; Silly love songs; Let'em in; Coming up; No more lonely nights; Let me roll it; Figure eight; C' moon; Hi hi hi; Somebody who cares

são minhas dicas pra você correr atrás

...beijinhos***

Eu criei uma rádio on line apenas com músicas que eu cito nesse blog em minhas postagens:http://www.lognplay.com/index.asp?pg=r&c=1221

terça-feira, 8 de junho de 2010

Peter Frampton

Discografia obrigatória/ o cara/clássico pessoal/aumenta aí!

Discos ao vivo possuem uma energia especial que não se tem no trabalho de estúdio! E se você quer ter uma discoteca de rock decente em casa precisa de um exemplar de "Frampton Comes Alive" lançado em meados da década de 70 o desprentencioso trabalho de Frampton se tornou o disco ao vivo mais vendido da história (16 milhões de cópias) e obrigatórios para fãs do rock de qualidade!
Peter Frampton é influência de muitos bons guitarristas que se seguiram na história como Steve Vai, Steve Morse e Richie Sambora!
Em "Frampton Comes Alive" que já tem na capa algo a se destacar! A Gibson Les Paul dotada de 3 captadores Humbuckers (a foto do post é a foto da capa do albúm que tinha capa dupla)! O albúm tem faixas mais pegadas com rockão de guitarra como: "Something's Happening"; "It's a Plain Shame"; "(I'll give you) Money"; "Shine On" (eu gosto muito dessa!) e um cover dos Stones "Jumping Jack Flash". A funkiada "Dobbie Wah". Música de violãozinho: Penny for Your Thoughts" é praticamente uma vinheta, mas é um dedilhado bem bonito. "All I Want To Be (Is By Your side)" seguida de "Wind of Change" e "Baby, I love Your Way" São uma sequência maravilhosa de "baladas" abrindo o que é o lado B do primeiro disco do albúm duplo em vinil! "Baby, I Love Your Way" e "Show Me The Way" são os grandes sucessos do albúm! Nesta segunda o efeito do "talk box" é usado por Frampton (outro cara que adora usar o talk box é Richie Sambora do Bon Jovi, como você confere por exemplo em "Living on a Player" deles que está no jogo guitar hero). Falando em talk box se você pirar com a guitarra "falante" de "Show Me The Way" vai ter um colapso ao escutar "Do You Feel Like We Do?" 14 minutos de som, onde Frampton explora o efeito dando uma aulinha de guitarra na última faixa e talvez a melhor! Eu pessoalmente adoro a faixa "Lines On My Face" uma música linda, com muitos detalhes hipnotizantes e um solo muito gostoso de ouvir! Outra faixa especialmente gostosa de ouvir é "I Wanna Go To The Sun"!

Clássico pessoal: Esse é o disco de Frampton obrigatório! O que não quer dizer que outros trabalhos não sejam também muito legais! Eu gosto muito do trabalho seguinte que foi o albúm "I'm In You" - a faixa que dá título ao albúm foi um sucesso, eu adoro a música "(Putting My) Heart On The Line"- muito fofa! É um disco onde sem deixar a guitarra Frampton usou bastante violão! É muito bom de escutar! Particularmente também gosto muito do "Art Of Control" que ele lançou em 1982!

Aumenta aí! Mas Frampton ainda teria outro trunfo para colocar definitavamente seu nome na história da guitarra! Ele quebrou todas as regras com "Breaking All The Rules" a faixa que deu nome ao albúm de 1981 tem um riff antologico de guitarra! Sabe quando o riff da guitarra é tão bom que o cara nem precisaria fazer um solo na música pra ela ser um clássico? "Breaking All The Rules" é uma das músicas mais geradoras de adrenalina do bom rock! Confira essa faixa, facilmente encontrada em qualquer coletânea dele ou facilmente disposta para baixar na net!

...beijinhos***

Eu criei uma rádio on line apenas com músicas que eu cito nesse blog em minhas postagens:http://www.lognplay.com/index.asp?pg=r&c=1221

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Jimi Hendrix

O Cara/ Discografia obrigatória

Um jogo pra começar: Você tem que falar sobre guitarra mas só pode citar o nome de um guitarrista; que nome você cita? A resposta correta é: Jimi Hendrix!
O maior ícone do instrumento e influência direta ou indireta de qualquer guitarrista de rock!
O legado de Jimi Hendrix é monumental e muitos se esforçam em descrevê-lo! É impossível sequer imaginar como se tocaria guitarra hoje se não tivesse havido Jimi Hendrix.
Steve Vai, Joe Satriani, Stevie Ray Vaughn, Gary Moore, Malmsteen... são apenas alguns nomes de fãs. Todos bom guitarrista é muito fã de Hendrix!
Jimi foi o rei dos truques! Claro, hoje em dia são truques muito explorados mas Hendrix os criou quando ainda havia muito por ser criado!
Qualquer albúm de Jimi Hendrix que você vir dando bobeira numa prateleira de loja trate de comprar! São todos obrigatórios! Gary Moore citou em entrevista Are You Experienced? (1967) como melhor albúm de todos. Aliás Gary escutou o albúm pela primeira vez na casa de um vizinho e saiu atordoado com a experiência!
Yngie J. Malmsteen contou no programa de TV "That Metal Show" que quando criança viu Hendrix na TV e soube o que queria ser na vida!
Robert Smith do The Cure declarou à Guitar Player "(...) eu me interessava mais na maneira como ele unia os acordes" Robert diz também que escutou Hendrix com cerca de 8 anos e este é sua maior influência de guitarra.
O brasileiro Pepeu Gomes decidiu que queria ser guitarrista após ganhar um LP de Hendrix (o LP foi The Smashing Hits- dado por Gilberto Gil)
Enfim, se formos citar declarações sobre Hendrix esse post vai virar um livro!
Sua discografia em vida foi curtinha, apenas 4 albúns : Are You Experienced?; Axis: Bold as Love; Electric Ladyland e Band of Gypsys. Mas seguiu-se uma série de lançamentos póstumos, coisas maravilhosas como o EP "Jimi Plays Monterey"

Minha experiência pessoal: Quando era menor meu tio Beto tratava de me emprestar bons LPs para eu escutar em casa um dia ele disse "hoje vou te emprestar um disco do melhor guitarrista de todos!" A frase me deixou um pouco desconfiada! Seria realmente aquele canhoto com uma fita no cabelo o melhor de todos? Cheguei em casa e toquei o LP, uma coletânea. Quando escutei aquele wah wah de "voodoo child" eu enlouqueci! E o riff de "Purple Haze" então?! Sem contar o solo de introdução de "All along the watchtower"! Amei "Foxy lady" e constatei que realmente se tratava do melhor guitarrista de todos os tempos! Jamais alguém será como ele, jamais haverá outra resposta correta para aquela pergunta com que comecei o post hoje! Jimi Hendrix é o cara!

Sem mais delongas! Uma lista de músicas de Hendrix para você procurar na net e curtir!
Purple Haze; Voodoo Child; Little Wing; Hey Joe; Foxy Lady; All Along The Watchtower; Fire; Crosstown Traffic (que tem um balanço incrível!); Red Horse; Angel (tem alguns acordes inusitados para um guitarrista de rock/blues, talvez seja uma das músicas que chamou a atenção de Robert Smith!); Changes e procure também por Hendrix tocando o hino dos EUA - Star Spangled Banner.

Eu criei uma rádio on line apenas com músicas que eu cito nesse blog em minhas postagens:
http://www.lognplay.com/index.asp?pg=r&c=1221

...beijinhos***