terça-feira, 15 de março de 2011

100 Álbuns de Rock (10) Guns n' Roses e Red Hot

Hoje no décimo capítulo da lista de “100 Dicas de Álbuns de Rock” trago duas bandas que dispensam apresentações e estão entre as minhas bandas favoritas! Começamos com

Guns n’ Roses

Quem nos anos 90 estava vivo e tinha, digamos, menos de 30 que nenhuma vez, nenhuma vezinha sequer imitou Axl Rose? Imitando seu modo de cantar ou amarrando uma bandana na cabeça e dando um tremendo show dentro do quarto berrando alguma música do Guns n’ Roses? Ou no mínimo assobiou “Patience”?

"Appetite for Destruction" (1987) É um dos melhores álbuns de estreia de uma banda de Rock! (quem gosta de números: vendeu cerca de 40 milhões de cópias). Que o primeiro álbum do Guns n’ Roses é um ótimo álbum de Hard Rock basta ouvir pra saber! Mas isso fica mais interessante se pensarmos sobre a época em que foi lançado! Numa época em que toda banda de Hard Rock era “farofa” demais e todo álbum de Hard Rock tinha obrigatoriamente uma balada bem melosa o Guns lança Appetite for Destruction, um álbum sem nenhuma balada e muito mais “barulhento e esculachado”, no bom sentido, do que normalmente eram os álbuns de Hard Rock do fim dos anos 80! Guns n’ Roses tem a meu ver um grande mérito de ter resgatado valores que andavam esquecidos no Hard Rock. E já haviam avisado em seu EP “Live ?!*@ Like a Suicide?” (1986) que antecedeu o primeiro álbum cantando: “Nice Boys don’t play Rock n’Roll! I’m not a nice boy – Bons garotos não tocam Rock n’Roll! Eu não sou um bom garoto!” Os “garotos maus” estavam de volta e tocando Rock n’Roll! Outra característica da época no Hard Rock era que os guitarristas adoravam multi-efeitos, trêmulo Floyd Rose... e Slash, se não era tão virtuoso ou técnico quanto alguns de seus contemporâneos, tem o mérito de ter resgatado um timbre totalmente “anos 70”. Falando nisso a faixa “Mr. Brownstone” me lembra o bom Hard Rock que o Aerosmith apresentava nos anos 70.
O álbum alcançou sucesso nos EUA com “Welcome to the Jungle”, que num programa do canal de música VH1 sobre “As 100 melhores músicas do Hard e Heavy” foi considerada a melhor de todos os tempos! A projeção internacional, contudo veio com “Sweet Child O’Mine” que mesmo que tenha sido uma música com vocação para o sucesso em FM, não chegava a ser uma balada e tem uma guitarra bem legal com ‘cara de blues’ mas não solada em pentatônica. Além do riff inicial ser um dos riffs de guitarra mais executados e aprendidos do Planeta.
Num álbum inteiro de hard rock do melhor ainda merece destaque especial, além das já citadas, a faixa “Paradise City”
A capa original do álbum foi considerada violenta e censurada nos EUA, sendo substituída pelo crucifixo com as caveirinhas. Mas no Brasil, assim como em outros países o álbum manteve a capa original.

O que veio a seguir foi mais um EP intitulado “Lies” (1988) com quatro faixas acústicas sendo umas delas o sucesso “Patience”. No Brasil lançado como álbum incluindo de um lado o EP acústico e do outro as quatro faixas ao vivo do EP independente “Live ?!*@ Like a Suicide?” de 1986.


"Use Your Illusion I e II" (1990) Álbuns lançados simultaneamente pela banda. Pode-se dizer que foi um lançamento ousado! Pois o valor de materiais fonográficos na época já tornava “complicado” se lançar dois álbuns no mesmo dia! Mas ambos os álbuns, Use Your Illusion I e II foram sete vezes disco de platina pela RIAA (“Associação da Indústria de Gravação da América” representa a indústria de gravação nos EUA). E, novamente pra quem gosta de números “Use” I vendeu cerca de 28 milhões de cópias e “Use” II um pouquinho mais: 30 milhões. E o Guns conseguiu outra “façanha”, fazer com que uma música de nove minutos, “November Rain” ocupasse destaque nas rádios. Aliás! Foi uma época em que quase todo mundo que casou quis trocar a tradicional marcha nupcial por “November Rain”! Os fãs consideram que os clipes de “November Rain”, “Don’t Cry” (ambas do “Use” I) e “Estranged” (cujo clipe custou cerca de três milhões de dólares e a faixa está no “Use” II) formam uma trilogia. Use Your Illusion também contou com mudanças na formação com Matt (ex- The Cult) assumindo a bateria e o ingresso de Dizzy Reed (tecladista) na banda. Além de Axl tocar piano em diversas faixas. E também algumas faixas cantadas por outros membros da banda.
Em Use Your Illusion I estão “November Rain”, a versão original de “Don’t Cry”, a participação de Alice Cooper em “The Garden” e um cover de Paul Mc Cartney: “Live and Let Die” que se tornou sucesso também na regravação do Guns!
Em Use Your Illusion II estão “Civil War”, a versão letras alternadas de “Don’t Cry”, “Estranged” e o sucesso “You Could be Mine” da trilha de Exterminador do Futuro II e um cover de Bob Dylan: “Knockin’ on Heaven’s Door” que também foi um grande sucesso com o Guns!

A discografia da banda segue com The Spaghetti Incident? (1993) um álbum apenas de coveres, com várias delas de bandas punk. Pessoalmente adoro a faixa “Hair of the Dog” cuja gravação original foi da banda “Nazareth” e a meu ver se alguém teria que coverizar Nazareth teria que ser o Guns pelo modo de Axl cantar!

Desde então apenas em novembro de 2008 a espera de treze anos dos fãs por material novo da banda termina com o lançamento mundial de “Chinese Democracy” (restando apenas Axl e Dizzy na formação atual do grupo)




Red Hot Chili Peppers


Dos californianos do Red Hot quero incluir dois álbuns na minha lista de dicas. São eles:
Blood Sugar Sex Magik” (1991), quinto da álbum da banda formada em 1983.
O álbum conta com “Give It a Away” que projetou a banda ao grande sucesso. E também “Suck My Kiss” e “Under the Bridge” e “Breaking the Girl" todas grandes sucessos de um ótimo álbum!
E “Californication” (1999) sétimo álbum da banda, e também o mais bem sucedido!
“Around the World”, “Scar Tissue” (Melhor canção de Rock no Grammy 2000), “Otherside” e claro “Californication” são os destaques do álbum!

John Frusciante foi o guitarrista do álbum “Blood Sugar...” havia ingressado substituindo o guitarrista original Hillel Slovak, falecido devido a uma overdose, que foi homenageado na faixa “My Lovely Man”. No álbum seguinte “One Hot Minute” John foi substituído por Dave Navarro (ex- Jane’s Addiction) Retornou ao grupo no álbum “Californication” gravou os dois seguintes, “By the Way” e “Stadium Arcadium”. Atualmente John tornou a deixar o grupo e Josh Klinghoffer, também californiano, é o novo guitarrista do grupo. Os demais integrantes são Anthony Kiedis (vocal), Flea (baixo) e Chad Smith (bateria)

Ainda faltam 15 álbuns para completar a lista! Volte a acessar esse blog na próxima quarta!
Você pode escutar algumas músicas dos 100 álbuns na rádio dos 100 álbuns!

http://www.lognplay.com/radio.asp?cod_rad=26076


...beijinhos***

terça-feira, 8 de março de 2011

100 Álbuns de Rock (9) U2

Hoje na lista de 100 dicas de álbuns de Rock vou incluir mais 5 álbuns, 4 deles são da banda U2

O U2 é uma das maiores bandas do Rock! E uma das minhas bandas favoritas!
(Foi um show do U2 que motivou os caras de outra das minhas bandas favoritas a se juntarem para fazer um som! O Killers)
Os irlandeses Bono (voz, guitarra) (conhecido por sua participação em causas humanitárias) , The Edge (guitarra, piano, 2ª voz), Adam Clayton (baixo) e Larry Mullen Jr. (bateria e percussão) já vêem fazendo boa música há um bom tempo!

Tanto que o garotinho da capa do primeiro álbum (1980) intitulado justamente “boy” (garoto) já cresceu faz tempo e você confere aqui em uma foto mais recente! O que parece não envelhecer é a obra da banda!





São uma banda daquelas que dá vontade de incluir a discografia inteira na lista de dicas de álbuns de Rock!
Ainda está fresca na memória dos brasileiros uma passagem recente da banda por aqui!
Em uma das suas turnês, sempre famosas por grandes espetáculos cheios de efeitos visuais! Você se lembra da famosa “garota que beijou o Bono”?



O U2 do engajado Bono Vox está sempre entre as bandas que alcançam maior êxito com suas turnês e vêem se mantendo no topo ao longo de todo esse tempo (mais de trinta anos, a banda foi formada em 1976). São mais de 20 prêmios Grammy Awards e uma das melhores discografias da música repleta de clássicos, como “Pride (In The Name of Love)”, “With or Without You”, “One”, "Stay", “Beautiful Day”, “Vertigo” muitas outras... e claro: “Sunday Bloody Sunday” esta uma das mais importantes canções politizadas! “A letra descreve o horror sentido por um observador "The Troubles" na Irlando do Norte com destaque no incidente do Domingo Sangrento em Derry, onde as tropas britânicas atiraram e mataram manifestantes de direitos civis” (Wikipédia)





E que junto com “Surrender” e “New Year’s Day” faz parte do terceiro álbum da banda:
War” (1983), que quero destacar aqui na lista.









The Joshua Tree (1987) O quinto álbum tornou-se rapidamente sucesso de vendas contém os clássicos “Where The Streets Have No Name”, “I Still Haven’t Found What I’m Looking For” e “With or Without You”. A turnê desse álbum geraria o álbum ao vivo “Rattle and Rum” com algumas faixas de estúdio e as ótimas “Desire” e “Angel of Harlem”








Achtung Baby (1991) sétimo álbum de estúdio, mais um grande sucesso, contêm a clássica “One” e um U2 mais distorcido e experimental!










All That You Can't Leave Behind (2000) Mais uma obra-prima da banda com o U2 voltando a fazer seu som mais convencional! “Beautiful Day” é desse álbum que também tem “Elevation”, música tema do filme de Lara Croft. A turnê de divulgação desse álbum, “Elevation tour” foi uma das mais bem sucedidas turnês da história da música.







The Smashing Pumpkins

Banda de rock alternativo formada no fim dos anos 80 que fez muito sucesso nos anos 90 (a banda “aparece” no episódio Homerpalooza dos Simpsons). A banda teve mudanças de membros, mudança drástica de estilo e etc.
Mas deles quero incluir nas dicas de álbuns de rock o álbum
“Mellon Collie and the Infinite Sadness” (1995) O álbum tem 28 faixas somando mais de duas horas de som! Com destaque para a faixa “Bullet with Butterfly Wings”. É um álbum muito aclamado estando em várias listas de melhores álbuns. Sendo também considerado pela respeitadíssima revista Time como o melhor álbum de 1995


Ainda faltam 20 álbuns para completar a lista! Volte a acessar esse blog na próxima terça
Você pode escutar algumas músicas dos 100 álbuns na rádio dos 100 álbuns!

http://www.lognplay.com/radio.asp?cod_rad=26076


...beijinhos***

terça-feira, 1 de março de 2011

100 Álbuns de Rock (8) Metallica, Iron Maiden e mais

Hoje é dia de falarmos de uma das minhas bandas favoritas! O Metallica! Que é uma das bandas favoritas de muita gente! Assim como, com certeza, muita gente assim como eu, está ansiosa pela apresentação dos caras no Rock In Rio 2011!
Bem, o Metallica é amplamente conhecido dispensando vários comentários informativos!

A banda, grande ícone do gênero Trash Metal tem uma discografia inteira com muito som bom! Mas, tem uma galera que prefere de longe a primeira fase da banda!
E dessa primeira fase vou destacar para nossa lista de 100 dicas de álbuns o álbum “Master of Puppets” (1986) deles! É o terceiro da banda e pareceu unir a agressividade do primeiro “Kill’em All” e a técnica do segundo “Ride The Lightning”! E esses foram os 3 álbuns que contaram com Cliff Burton (R.I.P.) no baixo! Que faleceu em um acidente com o ônibus durante uma turnê europeia da banda, o ônibus derrapou na pista congelada. A faixa “Orion” de Master of Puppets foi tocada no funeral de Cliff Burton. Mas para lembrarmos do baixista outra boa música é Anestesia do primeiro do Metallica, Kill’em All onde Burton executa um solo antológico de contra-baixo. Voltando ao terceiro álbum da banda e nossa primeira dica: “Master of Puppets” foi eleito através de uma votação feita pela revista inglesa “Metal Hammer” através do site MusicRadar.com como o melhor álbum de Metal de todos os tempos. E também foi considerado pela respeitada revista “Kerrang! Klassic” como o segundo melhor álbum da história do Metal... Enfim! É um álbum amplamente reconhecido como uma obra-prima da banda, tem o lendário Cliff Burton e não pode faltar!
A segunda dica é “...And Justice for All” (1988) primeiro álbum após o falecimento de Burton. E que trouxe com ele grande sucesso comercial e a primeira indicação ao Grammy! Pessoalmente amo o vídeo da apresentação da banda executando “One” faixa do “...And Justice for All” que pra mim é uma das melhores músicas da banda!
http://www.youtube.com/watch?v=_7oZyWt7pGg&feature=related
E se os Beatles tinham o The White Album (o álbum branco) o Metallica teve o The Black Album! (o álbum preto) xD! Cujo título original é “Metallica” como o nome da banda e Black álbum é o nome popularmente dado ao álbum de 1991
O álbum tem “Nothing Else Matters”, “The Unforgiven”, “Enter Sandman” e “Wherever I May Roam” entre outras, mas pelas faixas citadas aqui já é possível entender por que está na lista dos 100 álbuns!


Trash Metal do bom!
Quem curte o som do Metallica provavelmente vai curtir muito o trabalho da banda Megadeth! Dave Mustane líder da banda fez parte do Metallica antes da gravação do primeiro álbum do Metallica que conta com 4 faixas assinadas por Dave Mustane.
Dave que vinha tendo uma relação ‘tensa’ com James Hetfield deixou a banda e formou a Megadeth!
Quero incluir como dica o álbum “Peace Sells... but Who's Buying?” de 1986, o segundo da banda!




Outra banda de som pesado que vou incluir é a banda Pantera que marcou o ano de 1990 com um álbum excelente que não pode faltar na sua discoteca de Rock pesado é “Cowboys From Hell”!

Outras boas dicas de som mais Trash Metal são as bandas Exodus (onde Kirk Hammett tocou antes do Metallica); também a veterana Overkill, Anthrax, e a Slayer.


E... Outra banda amada pelo público brasileiro é Iron Maiden! Já são décadas do melhor Heavy Metal e sua legião de fãs seguindo uma discografia lotada de clássicos (sempre trazendo o “mascote” Eddie na capa)! Fica difícil não encher a minha lista dos 100 com uns dez deles pelo menos! Mas a lista tá ficando apertada xD e vou selecinar 3! No início o Iron Maiden teve um vocalista chamdo Paul Di’anno e com ele gravou seus dois primeiros e excelentes álbuns “Iron Maiden” e “Killers” e no Brasil muitas cópias do EP “Made in Japan” que tem “Running Free” (Existe uma demotape gravada com 3 faixas antes do primeiro álbum chama “The Soundhouse Tapes” é possível conseguir baixar isso!)
Pra destacar um álbum com Paul Di’anno vou escolher o segundo do Iron! O álbum “Killers” que consegue ser, na minha opinião, ainda melhor que o primeiro. E pra ajudar a reforçar minha escolha vou citar que Axl Rose, já declarou que Killers é o álbum do Iron Maiden que ele mais gosta!
Mas, após a saída de Di’anno Bruce Dickson assumiu os vocais! E Dickson com seu vocal mais lírico ( vale conferir “Run to the Hills” do álbum “The Number of the Beast”) tem grande parcela de contribuição para que o Iron Maiden se tornasse o grande ícone que são! Um dos tantos álbuns com Dickson que vou incluir aqui é “Piece of Mind” de 1983. (O coitado do Eddie acabou sofrendo uma lobotomia – vide capa) O quarto da banda que incluiu “The Trooper”,“Revelations” e “Flight of Icarus”. (O CD traz ainda como bônus duas coveres uma da banda Montrose e outro da banda Jethro Tull)
A terceira dica do Iron é o álbum ao vivo “Live after death” registro da turnê do álbum “Powerslave” uma das turnês mais bem sucedidas da banda, que recentemente foi reconstituída e a banda tornou a se apresentar com o mesmo cenário e etc. tendo mais uma passagem memorável pelo Brasil. E é muito legal Bruce Dickson com uma máscara egípcia no rosto soltando vocais! O álbum orinal era um LP duplo. Mas a versão em CD de 1995 mutilou o álbum não incluindo o quarto lado do LP duplo! E até cortando uma interação do vocalisca com o público na faixa “Running Free” arrancando 5 minutos!! Melhor correr atrás do CD lançado em 1998, este sem os cortes e inclusão das faixas cortadas do CD de 1995
Enfim! O Iron tem muitos álbuns e EPs classúdos... Também vale muito a pena adquirir o que Bruce Dickson gravou em carreira solo ou antes do Iron com a banda “Samson”
(Recentemente Di’anno se uniu a músicos brasileiros: Canisso, baixista dos Raimundos; Marcão, ex-guitarrista do Charlie Brown Jr. e Jean Dolabella, baterista do Sepultura para a formação de uma nova banda)



Def Leppard é uma banda inglesa, fez parte da chamada “Nova Onda do Metal britânico” acredito que foram uma das primeiras bandas a casar bem um som de guitarras poderosas com bonitas melodias. Costumam ser classificados como Heavy Metal ou Hard Rock. Após os dois ótimos primeiros álbuns (vale destacar a faixa “Let it Go” do segundo) A banda lança o álbum "Pyromania" (1983) que foi fenômeno de vendas! (destaque para a faixa Photograph que ser tornou o clipe mais pedido na MTV na época do lançamento). O álbum é ótimo!
Mas a seguir a história da banda inclui uma tragédia. O baterista Rick Allen tem seu braço esquerdo amputado após um acidente com carro! (Dezembro de 1984 - A banda teria inclusive se apresentado no primeiro Rock In Rio não fosse a tragédia).
Após cinco anos sem gravar a banda retornou e com Rick Allen na bateria! Usando uma bateria adaptada bateria especial na qual os controles de ritmo estão todos nos pés. E assim gravaram seu álbum de maior sucesso : “Hysteria” que emplacou 12 sucessos incluindo “Animal”, “Women”, “Put Some Sugar on Me” e “Love Bites” (essa última ganhou uma versão em português do grupo pop “Yahoo” intitulada “Mordida de Amor”) e ganhou várias discos de platina! Tudo isso está num filme chamado “Hysteria” que por vezes passa no canal TNT. Mas você pode correr atrás e assistir, é um filme muito bom retratando a parte mais interessante da história da banda.
Outra tragédia ainda aconteceria que foi a morte do guitarrista Steve Clark, vítima do alcoolismo! Que foi substituído pela guitarrista Vivian Campbell (ex- Dio e Whistesnake)
E seguem fazendo bom Rock!

Agora já foram 75 dicas de álbuns de Rock! Mas ainda faltam 25!
Volte a acessar esse blog na próxima terça!
Você pode escutar algumas músicas dos 100 álbuns na rádio dos 100 álbuns!

http://www.lognplay.com/radio.asp?cod_rad=26076

...beijinhos***