segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

100 Álbuns de Rock (2)

Vamos continuar! Ainda no clima dos anos 60 :


"Highway 61 Revisited" Bob Dylan (1965)
Bem, seria mais um álbum dedicado ao folk tradicional do que exatamente Rock. Mas está aqui por sua influência. Bob Dylan foi considerado pela conceituada revista "Rolling Stone" como o 2º melhor artista de todos os tempos (atrás apenas dos Beatles). E "Like a Rolling Stone" a melhor música de todos os tempos! "Like a Rolling Stone" aliás abre esse álbum e foi a música que inspirou o nome da banda Rolling Stones! Além desse álbum de Dylan vale conferir a música "Blowin' In The Wind" do 2º album dele que se tornou um hino do movimento dos direitos civis.



Eu disse no post anterior que muita gente considera "sgt Peppers..." dos Beatles o álbum mais influênte da história. Mas há quem discorde e outro álbum amplamente classificado como disco mais influênte da história da música é "Pet Sounds" dos Beach Boys (1966), que também é nº1 em várias listas de melhores álbuns! (mesmo não sendo o álbum de maior exito da banda norte-americana formada em 1961)
De qualquer forma pet sounds é umas das maiores obras primas da história da música pop.



The Doors - The Doors (1967). Vou te dizer uma coisa e é sério! Você pode comprar/baixar qualquer álbum de rock gravado no ano de 1967 que vem coisa boa! E o primeiro do Doors passa
muito longe de ser exeção! Tem faixas incríveis e clima psicodélico! Incluindo a executadíssima "Baby light my fire". Além do cd corra atrás de assistir o filme que é muito bom!



"Are you experienced?" Jimi Hendrix (1967). Jimi Hendrix é o maior guitarrista de todos os tempos! O que já justifica conferir o som do cara! Seu primeiro álbum é considerado um dos melhores álbuns de estreia da história! Existe a versão inglesa do álbum e a versão americana com diferenças na lista de músicas. Mas o álbum foi relançado mundialmente, preservando ambas versões incluíndo as faixas excluídas das respectivas versões anteriores pela Universal Records.



"Truth" Jeff Beck (1968). Jeff Beck é outra lenda da guitarra! Se você gosta do instrumento garanta seu cd Truth! Em seu primeiro álbum ele dá seu show bem acompanhado de John Paul Jones(led Zeppelin) e Rod Stwart antes de ficar chato =D. Ainda tem uma faixa composta por Jimi Page do Led!



"Déjà Vu" (1970) Álbum de "Crosby, Stills, Nash & Young" que são quatro senhores que separados ou juntos em quarteto, trio ou dupla já fizeram muita música boa inclusive quando se chamavam "The Birds" para a lista destaco este álbum de 1970. Agrada a quem curte som folk.



The Who tinha um baterista completamente alucinado!(keith moon). A banda foi precursora do chamado ópera-rock principalmente pelo álbum "Tommy" The who (1969) que se você procurar não é difícil encontrar o filme que vale muito a pena assistir!(bem louco esse filme no bom sentido). Eles também marcaram a história com suas performances! O cantor arremeçando e girando o microfone sem parar. O guitarrista saltando e também girando o braço em 180º pra detonar um acorde (ou um chord melody típico do som deles) criando assim talvez o gesto mais poderoso da guitarra do rock (Sem contar que adoravam destruir tudo no fim do show! Era pedaço de guitarra e bateria pra todo lado) E o baixo era poderoso e animal!
Um álbum que registrou a energia ao vivo da banda foi "Who Live at Leeds" (1970/71) (lançado com várias capas diferentes). Gravado na turnê após o enorme sucesso de "Tommy"! A banda também influenciou o surgimento de sons agressivos e poderosos como o punk-rock!
E ainda lançaram outro álbum indispensável com músicas que determinaram caminhos a serem seguidos "Who's Next?" (1971) O CD remasterizado traz as faixas adicionais.



Cansado(a) de ouvir sempre a mesma coisa? Que tal um Rock com Flauta? Se você não conhece Jethro Tull pode achar improvável que dê certo. Mas se conhece a banda tem certeza que é ótimo! O álbum conceitual "Aqualung" (1971) é obrigatório ter em seu acervo de Rock! Acho improvável um fã de rock setentista não curtir muito o riff da faixa aqualung xD


Se você reparou já "colocamos o pezinho nos anos 70" e é pra lá, os 70's, que vamos no próximo
post quinta feira volte a acessar! Ainda faltam 80 álbuns!


...beijinhos***

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

100 Álbuns de Rock

Hoje vou começar aqui uma lista de 100 álbuns classúdos do Rock!
Não é uma lista “dos melhores álbuns” e muito menos “meus preferidos”. Claro que inclui muitos dos melhores e também dos meus preferidos. Procurei listar abrangendo várias vertentes levando em conta não só o fato dos álbuns serem bons ou o sucesso deles, mas também sua importância, influência ou seu contexto histórico. Espero que curtam as dicas!
Começando nos anos 60


Amava os Beatles ...

Quando se fala dos Beatles costuma-se dividir a carreira deles em 1ª e 2ª fase. Sendo a segunda a chamada fase psicodélica da banda.
Da primeira fase destaco especialmente os álbuns: “Rubber Soul” e “Revolver”
A última e psicodélica faixa de Revolver “Tomorrow Never Knows” parecia anunciar como seria a segunda fase
“Sgt. Peppers Lonely Heart Club Band” é o álbum que jamais pode faltar nesse tipo de listas! Considerado por muita gente que entende muito de música como “O álbum mais importante e revolucionário da história” Sgt Peppers não foi revolucionário apenas nas composições, também os arranjos e a produção do álbum foram definitivamente marcantes e jogou o Mundo de cabeça no Psicodelismo!
Na segunda fase outro álbum que não pode faltar é o álbum branco “The White Álbum” é para muita gente “o melhor álbum da melhor banda de todos os tempos”
De qualquer modo a discografia inteira deles é ótima! Muitos outros álbuns poderiam ser incluídos como “Abbey Road”, “Help” e “A Hard Day’s Night” e etc.



... e os Rolling Stones...

Os Rolling Stones teem muito mais tempo de carreira do que muitos de nós temos de vida! Estão na estrada desde os anos 60 até hoje e por mais que modas e novidades na indústria da música apareçam eles continuam sendo os grandes Rolling Stones! O segredo para se manterem? Eles respondem: “Its only Rock’n”Roll!”
E ao longo da carreira gravaram vários álbuns incríveis! Vou listar aqui alguns começando por “Exile on Main Street”: numa época que deixar a Inglaterra seria a morte para qualquer grupo os Stones se exilaram na França e produziram um dos melhores álbuns do Rock!
Entre muitos outros álbuns que eu poderia destacar quero indicar: “Let it Bleed”; “Sticky Fingers” e “Beggars Banquet”. Corra atrás também do DVD “Stones no Hyde Park”


...Lou Reed e o Velvet!

The Velvet Underground, diferentemente de muitas bandas que veremos na lista não vendeu tantos milhões de cópias dos seus álbuns, mas todo mundo que comprou um álbum deles montou uma banda! Sendo uma das bandas de maior influência na história do Rock.
Para completarmos as 10 primeiras dicas de álbuns classúdos do Rock dois deles:
“The Velvet Underground and Nico” e “1969: Velvet Underground Live”



Os 10 primeiros estão aí! Volte a acessar o blog terça para vermos mais 10! Ainda faltam 90 álbuns classúdos! ^^

...beijinhos***



Recadinho: Leia mais conferindo posts anteriores relacionados:
Beatles: http://rockaaline.blogspot.com/2010/04/beatles.html
Rolling Stones: http://rockaaline.blogspot.com/2010/05/rolling-stones.html

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Música da Dinamarca

Nem Reino Unido, muito menos EUA! Hoje vamos falar de música feita na Dinamarca!
A Dinamáquinha de boa música! Se me permite o trocadilho tosco! xD
Danmark gør god musik!

Nephew é uma banda de rock melódico formada em 1996 que canta em inglês e dinamarquês. Eles teem cinco excelentes álbuns de estúdio e o mais recente é “Denmark Denmark”.
“Movie Klip” e “En Wannabe Darth Wader” (também gravada em inglês) fizeram bastante sucesso. Tudo bem que qualquer coisa que mencione Darth Vader ganhe atenção! xD Mas essa música é um barato! Não deixe de conferi-la! http://www.youtube.com/watch?v=tV4_9ecoZGY
Além dos citados sucessos indico também “Igen Igen”; ”Va Fangool”e “Worst/Best Case Scenario”
O site oficial deles tem um player com algumas músicas: www.nephew.dk

Magtens Korridorer tem uma longa estrada no Underground dinamarquês. Mas com o seu álbum "Friværdi" Eles ganharam maior notoriedade. Eles tocam rock n 'roll old school (da velha escola), inspirado por bandas como a dinamarquesa “Gasolin” (um grupo de rock formado em Copenhagen em 1969, se você curte rock setentão e coisas do estilo “Woodstock, vai gostar de conferir também esses caras) mas o Magtens Korrider também tem claras raízes punk! Combinam esse som com letras despretensiosas e satírica sobre a vida cotidiana. Curiosidade sobre a banda: o vocalista Johan G. Olsen também é professor de biologia na Københavns Universitet. Indico que procure Picnic På Kastellet deles! http://www.youtube.com/watch?v=cwyMXG79sTs (acho engraçado esse vídeo xD)

Dizzy Mizz Lizzy: Fundada no início dos anos noventa em Copenhagen (e você percebe o clima 90’s no som dos caras), O trio é composto pelo cantor e guitarrista Tim Christensen, o baixista Martin Nielsen e o baterista Søren Friis. A banda lançou dois álbuns, o homônimo "Dizzy Mizz Lizzy" (1994) e "Rotator" (1996) e, especialmente o primeiro foi um enorme sucesso na Dinamarca e Japão. Como "Rotator" não conseguiu fazer jus ao sucesso do primeiro álbum, a banda decidiu se separar em 1998. Tim Christensen que é um talentoso multi-instrumentista, compositor e produtor; lançou desde então uma carreira a solo acompanhado de bons músicos e com bastante sucesso na Dinamarca, tem três álbuns solos e um DVD ao vivo. Em 2002 Dizzy Mizz Lizzy lançou um álbum duplo de coletânea e bônus de gravações ao vivo na cidade de Aarhus "Best of + Live em Aarhus '96” Além disso, a banda tem dois álbuns lançados somente no Japão.
A banda voltou a se reunir e fez turnê em 2010.
Talvez o Dizzy Mizz Lizzy seja a grande dica do post de hoje, acredito que agradará a maioria dos que escutarem! Agrada a todos que curtem um “rockão” bem feito!
Procure as músicas “Waterline”;”Silverflame”; “Two Of You”; “Glory”;”67 Seas In Your Eyes” etc.
Já o trabalho solo de Tim agradará a quem gosta de som suave. Escute as músicas “Kings garden” e “Right next to Right one”
Tim tem co-produzido e escrito músicas com outros grupos dinamarqueses como o Mew.



Mew é uma banda formada em 1995. O som da banda pode ser descrito como “rock alternativo” ou “pop experimental” ou segundo o cantor Jonas Bjerre: "Eu acho que nós combinamos de música pop com algo que é muito mais experimental, em nosso próprio caminho. Eu mesmo não tentaria descrevê-lo. É difícil”. Então não vou descrever também! Mas digo que são uma das bandas que mais curto!
Apesar de terem recebido grande aclamação com o álbum de estreia “A Triumph for Man” por parte da crítica em 1997 o sucesso veio com o álbum “Frengers”
Ganharam mais projeção após uma turnê europeia com o REM. O álbum “And The Glass Handed Kites” consolidou o sucesso na Dinamarca, e atraiu a atenção do Reino Unido.!
Músicas que eu indicaria: “156”; “Snow Brigade”; “Why Are You Looking Grave?”
Vai agradar quem curte algo experimental e mais calmo

Dúné começou em Viborg, na Dinamarca, em 2001. Começaram a ganhar fama depois do seu primeiro EP “Vá Vá Robot” (que eles mesmos bancaram) em 2004. Eles se inspiram no punk dos setenta, no pop dos oitenta e no indie dos noventa e criam sua mistura sonora que pode ser chamada de “indielectrock”
São impressionantes ao vivo! Podemos dizer que teem energia e elegância ao mesmo tempo! Vale destacar os contra-vocais de Ana Cecília Dyrberg

Artificial Brothers é um quinteto de rock ambicioso e carismático de Aarhus.
A banda faz um rock melódico e alternativo que convida o ouvinte a um mundo de intensa melancolia e guitarra barulhentas. Já receberam boas críticas de Tim Christensen: “muito cativante e fica na cabeça”. Realmente fica. Cuidado! O refrão já avisa “nós somos todos irmãos artificiais- vamos andar por aí na sua mente”!

O Veto faz uma mistura de rock progressivo moderno e elementos eletrônicos. A banda criou uma sonoridade claramente definida! O que é raro bandas com pouco tempo de estrada. A inspiração musical vem de bandas bem diferentes como The Cure, M83 e Bloc Party. A banda faz composições complexas com lógica própria. A voz de Troels Abrahamsen tem sido comparada pelos críticos a de Jeff Buckley (cantor americano que eu também curto muito!). Para sacar o som deles você pode ouvir You Say Yes, I Say Yes (alusão à frase “You say yes, I say no de Hello-good-bye dos Beatles?) ou “Cannibal”

Outros Gêneros musicais:

Quem curte um som mais romantico pode gostar de “Tina Dickow” é uma cantora e compositora, inspirada por artistas como Bob Dylan e Leonard Cohen.
Sua voz é linda! Não é à toa que ela já recebeu muitos prêmios de melhor vocalista em Music Awards e coisas do gênero. Músicas para começar: As bonitas “Instead” e “Copenhagen”. Já “Welcome Back Colour” tem uma levadinha pop mais animada.

Quem curte música pop pode gostar de conhecer “Medina” é uma artista dinamarquesa que tem sido sensação da música pop do país e andou abrindo show de Lady Gaga e Pussycat Dolls. A música “You And I” foi recorde por aqui ganhando platina dupla como single. É uma música linda, na minha opinião!

Se você curte R&B pode conferir o cantor dinamarquês de origem turca Buhan G que tem três álbuns legais dentro do gênero.

Selvmord é um grupo de rap formado em 2009, Eu adorei! Chamou muito a minha atenção por não ser algo “eletrônico-alegrinho” mas ter uma dose de melancolia é um eletro bem europeuzão! Não confundir com outros grupos de mesmo nome! Existem três bandas de Black Metal com o mesmo nome uma ucraniana, outra norueguesa e ainda uma libanesa!


Tudo o que eu citei neste post você encontra facilmente no Youtube
E pode também conferir algumas músicas na rádio deste blog:

http://www.lognplay.com/radio.asp?cod_rad=1221


... kys***

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

The Subways

São uma banda britânica que adoro! E também uma das minhas bandas favoritas!
Billy Lunn: voz, Charlotte Cooper: baixo e Josh Morgan: bateria levam um som bem ‘banda de garagem’ que pode ser definido como rock alternative ou indie.
Começaram tocando coveres do Nirvana e também de bandas punks
Tiveram outros nomes ‘Mustardseed’ e ‘Platypus’ (onitorrinco) antes de escolherem ‘The Subways’ (metrô) inspirados por julgarem que a fama deles estava em decadência e o vocalista diz que o metrô era um dos poucos lugares onde conseguia se refugiar em sua cidade (Welwyn Garden City).
Eles próprios bancaram sua primeira turnê pelo Reino Unido.
Eles apareceram no seriado “The O.C.” (7º episódio da 3ª temporada) em um concerto fictício e também no filme “RocknRolla” (2008 - Reino Unido)
Eles teem vários Eps e compactos e dois álbuns muito bons:
Young for Eternity (2005) e All or Nothing (2008) este tem uma cd edição especial com vários bônus.
O site oficial é www.thesubways.net onde você encontra links para Facebook, Myspace, Twitter e Youtube

Claro, você pode conferir algumas faixas da banda na rádio deste blog:

http://www.lognplay.com/radio.asp?cod_rad=1221


..beijinhos***