sábado, 4 de dezembro de 2010

Vinil

O Vinil está na moda! Sim! Engana-se quem pense que estão esquecidos! Muita gente continuou guardando seus LPs a despeito do surgimento do CD e demais mídias digitais, outras voltaram a cultuá-lo. E agora muita gente nova (muita mesmo) tem descoberto verdadeiramente o amor pelo Vinil! Uma galera grande que cresceu numa era de mídias digitais tem corrido atrás das chamadas ‘bolachas pretas’!

Quando se fala em Vinil costuma-se comentar que as capas maiores seriam o grande atrativo! Só que vai muito além! No entanto as capas são sim um dos elementos que fascinam no Vinil! Muitas capas de LPs, aliás, tornaram-se famosas e muitas contaram com bastante criatividade!
Os lançamentos do Iron Maiden, por exemplo, sempre traziam além da música a expectativa de como seria o novo desenho do Eddie sempre com capas super legais! Outras capas bem legais foram as famosas capas de Sgt. Peppers e Abbey Road dos Beatles (supostamente trazendo várias mensagens ocultas) e essa segunda é diariamente lembrada numa esquina de Londres, onde fãs tiram fotos imitando os quatro rapazes de Liverpool, atravessando a rua no famoso endereço, um ponto turístico da capital inglesa!
Das capas criativas temos, por exemplo, um LP da banda progressiva Emerson, Lake & Palmer que era em forma de moeda. Houveram muitas capas vazadas que se completavam pelos encartes como a do LP Physical Graffiti do Led Zeppelin... E por aí vai! Os exemplos seriam muitos! Além do barato que eram as capas duplas (algumas até com ‘livrinhos’ dentro), muito típicas dos LPs de shows ao vivo. Além dos encartes, e rótulos e etc. (Claro alguns CDs tem tido capas criativas também, como Ace Frehley, ex-Kiss que lançou não faz tanto tempo um CD cujo capinha vira pirâmide, ou a lindinha caixa de CDs do AC/DC em forma de amplificador).

As capas de Vinil, digamos, requerem também maior cuidado dos donos de LPs, muitas vezes relíquias! Além do cuidado com o LP em si! As capas podem facilmente amassar, muitas vezes bancamos ‘restauradores minuciosos’ (o que nos cativa mais do que simplesmente comprar outra capinha de plástico quando quebra a do CD). O LP precisa ser lavado de vez em quando! A forma de guardar ,sempre em pé para não empenar, e deixando a boca do plástico protetor para dentro da capa para evitar poeira... Enfim... O Vinil exige carinho e cuidado! O que acredito que seja um fator que nos faz gostar deles! O Vinil desperta nosso espírito de colecionadores! Tem muito mais clima colecionar LPs com os quais acabamos estabelecendo, por conta dos cuidados, uma relação mais afetiva!

O som do Vinil tem algo especial! Parece haver uma ‘energia’ diferente quando se escuta seu som analógico! (acho que os pratos de bateria, por exemplo, teem um som melhor no vinil, assim como todos os tons médios). Muitas pessoas dizem que o Vinil estala feio batata frita! O que acontece sim com LPs que foram mal-tratados. Mas um Vinil em perfeito estado em uma boa aparelhagem não fica devendo! O que fica devendo sim é o som de gravações antigas relançadas em CD! Quando artistas atuais gravam seus trabalhos em aparelhagens digitais e isso vai para o CD tudo bem, mas as gravações antigas, cujo original foi gravado com equipamento analógico, quando transferido para uma mídia digital definitivamente não fica bom. É um desastre! Parecendo som dos antigos cassetes (pelo menos para mim).

Novos fãs de Vinil costumam sentir falta de ver bandas atuais lançando seus trabalhos em LP! Alguns artistas, como recentemente a cantora Pitty, lançaram seus novos trabalhos em Vinil! Só que os preços desses são um pouco mais altos. Mas estão saindo. De qualquer forma você (ainda) pode passear por lojas e sebos e encontrar muita coisa boa da antiga super barato! Além de descobrir bandas e artistas que não conhecia ainda, tem muito material ‘old school’ e clássico do rock que merece ser descoberto por ‘novos roqueiros’

Por fim escutar um Vinil parece seduzir também pelo processo: Tirar o Vinil da capa, dar uma limpadinha na agulha, ter que virar o lado... tudo isso parece se constituir em um verdadeiro ritual em que nos vemos envolvidos muito mais do que o frio clicar numa pasta de arquivo do computar e selecionar ‘reproduzir’!
Talvez se possa comparar com o charme de ter um livro em mãos (Vinil) e ler e-books (CD)!

(na foto: minha amiga Karin)

...beijinhos***

3 comentários:

  1. Bolachas pretas, concordo, o vinil tá na moda, é uma pena, virou moda fica chato.
    Beijo Aline. <3

    ResponderExcluir
  2. Não tenho nenhum vinil.
    Já meu pai, coleciona LPs! Quando era menor, eu fikava quebrando as agulhas do toka disko hashahsahs, Acho mt legal os LPs =D

    ResponderExcluir
  3. Mto legal a proposta desse Blog... quero meus vinis de voltaaa!! Aliás... quero um toca discoo!! hehehe... visite o meu blog tbm... www.pubdojoey.blogspot.com

    ResponderExcluir