segunda-feira, 17 de maio de 2010

Dio

Infelizmente estou postando sobre Ronnie James Dio antes do que eu pretendia!
Ontem (16/05/10) o lendário vocalista faleceu aos 67 anos vítima de cancer no estômago.
Dio foi um nome artístico adotado inspirado em um mafioso.

Cantou desde o final da década de 60 com a banda Elf até que em 1975 o também lendário guitarrista Richie Blackmore (que deixava o Deep Purple) funda a banda Rainbow e o convida para o vocal (corra atrás de tudo dessa banda que posteriormente teve Joe Lynn Turner nos vocais). Permaneceu no Rainbow até 1978
Depois foi convidado para o Black Sabbath por ocasião da saída de Ozzy! Ficou por lá até 1983 e tornaria ao Sabbath anos mais tarde. O primeiro albúm do Sabbath com Dio "Heaven and Hell" tornou-se um grande sucesso e durante as turnês desde trabalho Dio popularizou o gesto da "mãozinha do Heavy Metal" (vide foto. Quanto a criação do gesto Gene Simmons do Kiss reivindica a autoria, e há quem credite a John Lennon,vide capa do Yellow Submarine. Dio diz que aprendeu o gesto com a avó - para espantar o mau-olhado)
Em 1983 fundou a banda Dio que marcou com o albúm de estréia "Holy Diver". A banda Dio contou até 1986 com o muito bom guitarrista Vivian Campbell (este foi para o Whitesnake posteriormente e atualmente toca com o Def Leppard).
Em 1985 Dio curtiu a ideia de componente de sua banda e liderou uma espécie de "We are the World" do metal farofa com participação de membros de várias bandas do heavy metal e hard rock; entre eles Malmsteen, os caras do Wasp, Dokken, Queensryche, Quiet Riot, Iron Maiden e etc! A música "Stars" é muito legal, com um interminável solo com vários guitarristas que participaram! Procure esse som!
Eu indico para você escutar a voz de Dio os meus albúns preferidos com ele: "Live Evil - Black Sabbath" e "Holy Diver - Dio"
Quem estiver mais interessado ou curte bastante a fase do Black Sabbath com Dio todos os albúns com Dio no vocal estão no box "The Rules of Hell".

Rust in Peace Ronnie!

Um comentário: