quarta-feira, 28 de abril de 2010

Beatles

Discografia obrigatória / Os Caras

Não poderia jamais iniciar um blog sobre Rock falando de outro grupo senão
The Beatles! Eles são Os Caras! Definitivamente! Jamais houve e jamais haverá algo como The Beatles! Parece-me impossível descrever aqui a importância e o impacto que Os Beatles tiveram!

Esse ano completam 40 anos que John, Paul, George e Ringo se separaram, minha idade não chega à metade disso e sou uma beatlemaníaca (eu e muita gente da mesma faixa etária que eu). Aliás, mesmo tendo nascido tanto tempo depois, quando ouço Beatles e penso que não estão mais tocando juntos eu choro pelo fim das atividades da banda!
Perto de minha casa hoje mesmo vi um cartaz de uma peça de teatro em cartaz cujo tema são os Beatles! E eu sei muito bem que daqui a muitos séculos alguém vai estar ouvindo Beatles.
A magia dos Beatles é inexplicável! Parecem ter sido quatro anjos de terno que trouxeram a nós uma discografia
inteirinha obrigatória!
Falar dos Beatles não é muito difícil. Difícil é falar pouco e se conter pra não fazer um blog só sobre eles! Os caras, claro,
teem muitos blogs e sites dedicados à eles mas você pode partir daqui: www.beatles.net


Clássico pessoal
- Eu me lembro da primeira vez, bem novinha, que escutei Beatles Foi o albúm "Help" achei a capa do LP antigo de papai e me encantei pelas fotos e pedi que tocasse. Após uma pequena introdução bem louca (nem todas as edições do albúm saíram com esse introdução que foi tirada do filme de mesmo nome), iniciou-se a faixa que dá nome ao albúm: "Help!", de J. Lennon, quando a faixa terminou eu sabia que seria fã daqueles caras pra sempre! Help ainda tem as imperdíveis "yesterday" com Paul e a antológica "Ticket to Ride" de Lennon. É isso! Coloque Beatles pra uma criança de 8 anos e ela em segundos estará dançando e adorando! É incrível!
Enfim, separei 4 albúns para destacar! Sei que se encontra caixas com a discografia completa! Mas aqui estão meus preferidos

O albúm Rubber Soul de 65 Tem a enlouquecedora "Drive my car" de Paul, nessa faixa John canta junto com ele! Outros momentos McCartneyrianos do albúm são "You won't see me" e a linda balada "Michelle". John traz alguns de seus momentos mais destacáveis nesse albúm: "Norwegian wood", "Girl" e "In my life"são de pirar!
Revolver de 66 se inicia com George em "taxman". O albúm também tem a revolucionária "Tomorrow never knows" de John e três das mais lindas baladas de Paul estilo violãozinho: "Eleanor Rigby", "Here, there and everywhere" e "for no one". Se eles tivessem só esse albúm já mereceriam ser lembrados pra sempre!
Ninguém faz uma lista de melhores albúns da história sem incluir Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band. Albúm que revolucionou em tudo, inclusive produção sonora! E jogou o mundo de cabeça no som psicodélico! O albúm é cercado de mitos (divertidíssimos por sinal) Tais como a ideia que Paul teria morrido e sido substituído por um sósia, que nenhum deles passaria de 64 anos de idade (besteira, Ringo e Paul já passaram). Especula-se que falem sobre dogras e até coisas sobrenaturais. Enfim, voltando ao som. O albúm abre com "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band" imperdível de Paul. Outro momento McCartneyriano do albúm é "When I'm Sixty-Four"(quando eu tiver 64 anos), inspirada em seu pai e que gerou o tal mito dos 64 anos.
With a Little Help from My Friends" é outro grande momento. Essa música inclusive se tornou muito popular também na voz de Joe Cocker e vale a pena conferir a versão do cara também. "A day in the life", que fecha o albúm é uma das mais lindas música e letra de John! Agora não tem como não delirar com os vocais de Paul e John na contra resposta da faixa "She's Leaving Home"!
Finalmente... The White Album, duplo e com a capa toda branca, é um disco que sempre é citada quando se fala sobre "o melhor dos Beatles". Paul vem com o roquinho delícioso "Back to the U.S.S.R.", algo meio reggaeiro "Ob-la-di-Ob-la-da", uma baladinha violão voz e passarinho "Blackbird" e um dos momentos mais notáveis (e regravado) do albúm "Helter Skelter" uma música bem "heavy metal"! Paul ainda aparece tocando todos os instrumentos em "Why don't we do it in the road". "Revolucion 1" (não a regravação, que é mais ruídosa) de John é outro dos pontos altos. John também vem com "Cry baby cry" inspirada em Lewis Carrol (autor de Alice no País das Maravilhas). E George nos brinda com uma de suas músicas mais linda, a hipnotizante "While my guitar gently weeps"!

Claro que a discografia deles tem muito mais coisa imperdível! Além do citado albúm Help nos primeiros parágrafos, você não pode deixar de ter "She loves you" (yeah yeah yeah) ! Ou Day Tripper (procure a regravação do Whitesnake também ;])também uma de minhas preferidas!Essas duas saíram em apenas nos compactos e não nos albúns de carreira mas não faltam em boas coletâneas como "The Beatles /1962-1966" Além de "Can't buy me love" (para os oitentistas - essa tá no filme "Namorada de Aluguel"), Let it be, Hey Jude, The long and the winding road (uma as músicas mais lindas de todas), Here comes the sun... e etc... e etc... e etc....
Enfim corra atrás e adquira tudo o que puder de Beatles!

O sonho não acabou! Ah! Não acabou mesmo!

Beatles forever \o/

..beijinhos***

Um comentário: