segunda-feira, 25 de julho de 2011

Rust in Peace Amy! / 100 Dicas de Rock Bônus


Amy Winehouse

Boa parte das estrelas que vemos no céu não está mais lá: morreu, explodiu ou foi destruída. Mas continuamos a ver seu brilho! (isso acontece devido ao fato da estrela estar muito longe de nós. Quando se diz que uma estrela está a um milhão de anos-luz de distância é por que esse é o tempo que sua luz demora para chegar até aqui.)

Amy Winehouse era uma estrela, seu talento para cantar e compor certamente continuará a brilhar por muito tempo! Infelizmente, mais uma vez, como foi com Jimi Hendrix, Jim Morrison, Janis Joplin, Kurt Cobain (todos curiosamente falecidos aos 27 anos, o que também tem sido amplamente comentado) e muitos outros, o mundo da música nos dá um triste exemplo de como um enorme talento pode ser perdido tão precocemente! Acho que qualquer opinião coerente, independente do gosto musical, entende que ao Amy deixar essa vida tivemos uma enorme perda para a música! Certamente seu legado e valor musical está e estará sendo comentado por mídias de forma melhor do eu poderia fazê-lo aqui. Mesmo sendo "uma trajédia esperada" sua morte nos chocou. Manifesto aqui meu pesar por essa perda. Descanse em Paz Amy. E quanto a nós nos cabe agora continuar a admirar o brilho dessa estrela! (A cantora estava trabalhando em um novo álbum, acredito que vamos ter algo desse material ainda em nossas mãos)


Artic Monkeys

O mais recente trabalho do Artic Monkeys
"Suck it and see" a meu ver é excelente!
Sou suspeita, pois sou grande fã da banda!
Acredito que fãs de indie e fãs de rock
(assim 'rock' sem mais rótulos adicionais)
irão curtir o álbum.






100 Dicas de Álbuns de Rock: Bônus

Aqui no blog eu fiz faz algum tempo uma lista de "100 Dicas de Álbuns de Rock"
São dicas e não lista de melhores, até por que longe de mim a pretensão de ser autoridade musical a ponto de eleger 100 melhores.
Contudo acredito que 100 eram pouco e acabei cometendo algumas injustiças! Então aqui vão dicas bônus! xD


Janis Joplin (muito citada perante a triste notícia da morte de Amy) é provavelmente o maior ícone quando falamos de cantoras do mundo do Rock, ela possuiu um talento natural para cantar indescritível! A ponto de deixar a excelente cantora Cass do grupo The Mamas and The Papas literalmente de boca aberta ao vê-la em sua apresentação no Monterey Pop Festival (corre atrás desse vídeo que você verá Cass boquiaberta!). E nossa lista de bônus começa com o álbum "Pearl" do grupo Full Tilt Boogie Band, com ela, Janis Joplin, no vocal. Foi o último trabalho gravado por ela e conta com as faixas “Mercedes Benz” e “Cry Baby” entre outras. O álbum foi lançado seis meses após sua morte. Quem curte som estilo “setentas” certamente aprovará!
Curiosidade. Acredita-se que a última vez que o canto de Janis Joplin foi gravado tenha sido num telefonema de “Feliz Aniversário” para John Lennon, Janis cantou “Happy Birthday” no recado da secretária eletrônica.


E por falar em Cass do grupo The Mamas and The Papas...
Quem curte som estilo sessentista deve gostar muito de escutar o “The Mamas and The Papas”!
O álbum “If you can believe your eyes and ears” de 1966 inclui “California Dreams” e “Monday Monday”, o que já faz valer a compra do álbum! Mas o álbum inteiro é uma delícia para quem curte o som daquela década! Tenho o prazer de possuir um vinil original e amo colocá-lo para tocar! “Straight Shooter” e a cover de “I Call your name” dos Beatles são outras faixas que pessoalmente adoro.
Agora enquanto escrevo este post coloquei esse álbum para tocar e ouvindo a faixa "in Crowd" não consigo deixar de ver alguma semelhança com a musicalidade de Amy Winehouse.



Outra ausência que sinto naquela lista é a do álbum “The Number of the Beast” do Iron Maiden. Incluí vários deles, mas esse faz sempre falta! O álbum traz a temática do livro bíblico do Apocalipse, com o Iron fazendo seu som mais clássico, com a sonoridade que os tornou os grandes ídolos de muita gente. E acredito que o ponto alto do álbum seja a música “Run to the Hills” uma das mais perfeitas músicas do gênero Heavy Metal com Bruce Dickson praticando vocais impossíveis e Harris cavalgando o baixo! Aviso: tentar cantar Run to The Hills no tom original pode deixar rouco e executá-la ao contra-baixo em exagero pode acabar gerando tendinite! O álbum todo é do melhor Heavy Metal e agrada muito, claro, a fãs do gênero!


The Smiths foi uma banda inglesa (que a Wikipédia classifica como alternativa) que consegue agradar bastante mesmo fãs de rock mais pesado.
O grupo fez parte da safra maravilhosa de bandas inglesas dos anos oitenta que merecem lugar nas dicas de bom rock! Existem boas coletâneas! Entre os discos de carreira acredito que “The Queen is Dead” de 1986 seja uma boa pedida! Também a coletânea de singles “Singles” lançada em 1995 também seja uma boa pedia, até pela banda ter grandes sucessos com gravações que não foram lançados em álbuns, apenas em singles.




...beijinhos***


O site uol jornal do tempo foi consultado

sábado, 11 de junho de 2011

Rock Nacional dos Anos 80's (parte 2)



Continuando o assunto pop e rock nacional e dicas de bons álbuns dos anos 80.

Lulu Santos é bem conhecido. Muito lembrado como cantor e compositor eu pessoalmente acho bem interessante seu trabalho como guitarrista! Raramente faz um ‘solo’ ou ‘riff’ destacado e sim muitas frases e ‘enfeites’ sempre muito ‘bem casados’ com a melodia! Acredito que uma boa coletânea que contenha gravações originais, o que não é difícil encontrar, seja o melhor pra se observar isso.

Já o grupo Engenheiros do Hawaii, representantes do Sul do nosso país, eu gosto de todo material gravado na fase do trio Humberto Gessinger, Augusto Licks e Carlos Maltz! E teem músicas muito legais além das que as que ficaram mais famosas! E vale a pena rodar seus vinis! Mas se quiser uma dica eu indicaria o CD ao vivo “Alívio Imediato”

Barão Vermelho é um grupo que merece seu lugar de destaque! A banda que originalmente contava com Cazuza e deixou muitos hits no decorrer da década de 80 tem uma coletânea bem legal! É “Melhores Momentos – Cazuza & Barão Vermelho” Essa coletânea foi lançada ainda em 1989, mas é muito fácil encontrar relaçamento em CD!
Inclui grandes sucessos do Barão como: “Bete Balanço”, “Pro Dia Nascer Feliz”, “Maior Abandonado”, “Eu Queria ter uma Bomba” e a versão original de “Todo Amor que Houver Nessa Vida”! Também traz músicas do primeiro trabalho solo de Cazuza, entre elas a faixa “Exagerado”. Além de excelente “Torre de Babel” uma música da época do Barão com Cazuza, mas cantada por Frejat! E Uma faixa do primeiro álbum do Barão já sem o Cazuza a ótima “Declare Guerra”!
Pessoalmente curto muito o trabalho de Frejat no Barão, como guitarrista primeiramente e posteriormente como cantor principal além de seus trabalhos solos! Ah Frejat se apresentará no Rio in Rio 2011 e certamente fará um show maravilhoso!

Acho que nenhuma festa estilo 80 pode deixar de ter Kid Abelha! O grupo carioca, que faz um som pop-rock bem “alegre” muitas vezes, com influência clara da musicalidade dos anos 60 e sempre contou com o diferencial de ter o sax de George Israel, e também com o ótimo guitarrista Bruno Fortunato e a voz calma e bonita da musa Paula Toller, eterna musa! O grupo parece ter centenas de coletâneas! São sempre muito lembradas as músicas dos primeiros trabalhos, como “Pintura Íntima”, “Como eu Quero”, “Fixação” etc. Nada contra o Leoni, que foi o principal responsável pela parte musical das composições nos primeiros trabalhos (e que após deixar o grupo fez parte do bom grupo “Heróis da Resistência”, além de contribuir assinando “Exagerado” junto com Cazuza e Ezequiel Neves), Mas pessoalmente gosto mais do grupo após sua saída e meu álbum preferido da banda durante os anos 80 é Tomate que contém: “No Meio da Rua”, “Me deixa Falar” e “Amanhã é 23”.
Mas uma excelente pedida para curtir os primeiros sucessos do grupo, que são a cara das festas de anos 80 é o álbum ao vivo “Kid Abelha e os Aboboras Selvagens Ao Vivo” de 1986. Registro de uma apresentação ao vivo da banda! Ouvindo o CD (ou LP) a sensação que temos é que banda e público estavam em uma noite de completo êxtase! Outra boa presença feminina no álbum além de Paula Toller (ainda com cabelos curtos e castanhos) é a baixista Cláudia Niemeyer. O álbum além das músicas Fixação, Lágrimas e Chuva, Educação Sentimental II, Nada Tanto Assim, Como eu Quero, Os Outros e Porque Não Eu? Tem a até então inédita na voz de Paula “Nada por Mim”, parceria de Paula Toller com Herbert Vianna (do Paralamas do Sucesso). Que já havia sido gravada por Marina (Marina Lima).
Curiosidade: A música Lágrimas e Chuva tem um trecho da letra normalmente cantado errado! =x A letra diz “ Eu dou plantão dos meus problemas” e não “Estou plantando meus problemas”!

Quem curte o estilo pop do Kid Abelha, deve gostar também da banda “Metrô”! Converse com alguém que foi jovem/adolescente durante a década de 80 e cite a banda! A menção do nome da banda sempre gera uma reação muito nostálgica nessa galera! Apesar de tanto carinho que o grupo deixou sua lista de hits principais são 4! Beat Acelerado, Ti-Ti-Ti (estava na trilha da novela original), “Johnny Love” e principalmente “O Balanço das horas”! O som da banda se enquadra bem, a meu ver, dentro de “new wave” lembrando grupos gringos como “Blondie”. E por falar no grupo outra coisa interessante, especialmente pra quem seja de gerações posteriores como eu, é assistir ao filme “Rock Estrela” de 1986 onde tem a vocalista franco-paulista Virginie cantando ao lado de Léo Jaime.

E por falar em Marina (ou atualmente Marina Lima)
Marina é outra grande musa do rock pop nacional! Gosto muito dos trabalhos dela e também de tudo que gravou após a década de 80!
Marina já tinha quatro álbuns que ganharam disco de ouro e mais dois que ganharam ouro duplo quando conquistou seu primeiro disco de platina com “Todas ao Vivo”!
Um álbum indispensável de pop rock nacional! Acompanhada por uma banda muito competente, Marina com todo seu charme irresistível desfila excelentes versões ao vivo de seus sucessos até então como “Pra Começar”, “Difícil”, “Fullgás”, e “Eu te Amo Você”! Sua voz soa deliciosa em “Nada por mim”! Marina parece que sempre teve um dom especial para fazer versões excelentes de músicas consagradas de outros artistas! Nesse álbum um medley de “Noite e Dia/ Me Chama” de Lobão (que trabalhara como baterista dela) Duas belas composições dele! Além de “Ainda é Cedo” do Legião Urbana! Completam o álbum “Veneno (Veleno)”, “Lady Sings The Blues/Doida de Rachar” e “Poe pra Fora”.
O álbum (de estúdio) seguinte dela, também ganhador de Platina foi “Virgem”.
Comigo acontece algo curioso! Eu me sinto mais carioca quando escuto Marina! xD
Adoro como a faixa título (Virgem) nos transporta para o cenário do bairro do Leblon aqui no Rio e nos deixa na calçada da praia olhando para o letreiro do Hotel Marina tendo como fundo de cenário os Dois Irmãos e as Luzes do Vidigal! Outra faixa deliciosa do álbum é “Preciso Dizer que Te Amo”. E também o sucesso “Uma Noite e ½” (“Vem chegando o Verão...”). Pessoalmente amo a faixa “Hearts”
O álbum seguinte “Próxima Parada”, além da faixa de sucesso que deu nome ao álbum tem o sucesso “À Francesa”, composta por Cláudio Zoli (o cara de “Noite do Prazer”! =D). Marina produziu muito mais coisa boa ao longo de toda carreira, sua voz é uma delícia! Adoro escutar especialmente em momentos tranqüilos e dias como estes dias mais frios e gostosos!
Vale a pena destacar na carreira da cantora/compositora a figura de Antonio Cícero! Seu irmão e parceiro musical!”
Curiosidade! O primeiro clipe transmitido pela MTV Brasil foi Marina interpretantdo “Garota de Ipanema”!


E por falar no Lobão! Nosso querido apresentador da MTV fez muitas coisas na música! Além das “Noite e Dia” e “Me Chama” citadas acima. Vale a pena escutar “Decadence avec Elegance”, “Vida Louca Vida”, “Rádio Blá”, “Vida Bandida” etc. (dicas de CD: “O Rock Errou” e “Vida Bandida”)





O grupo RPM foi uma febre que rolou durante a década de 80! Pessoalmente o estilo musical deles me lembra grupos pops como o Duran Duran! Se o grupo não conseguiu se manter no patamar que alcançaram com velocidade espantosa, pelo menos acho que podem dizer que no dia em que entraram no Canecão, aqui no Rio, para uma apresentação ao vivo cujo registro se tornaria o álbum “Rádio Pirata Ao Vivo”, eram o maior grupo pop do país! Sendo este álbum o essencial para quem queira saber o que foi RPM! Paulo Ricardo nos vocais e contra-baixo, Luiz Schiavon- teclados, Fernando Deluqui - guitarra e Paulo (P.A.)-bateria executam os sucessos “Revoluções por Minuto”, “Rádio Pirata” e “Olhar 43” (Só faltou “Loiras Geladas” das mais famosas do primeiro álbum) A versão de London London (música de Caetano Veloso composta em exílio) e “Alvorada Voraz” se tornariam grandes sucessos do álbum! E muitos anos mais tarde Paulo Ricardo torcedor do Fluminense F.C. (assim como eu tricolor) teve o prazer de ver a torcida cantar uma versão de Rádio Pirata durante a final do título do ano passado! (ele estava lá na torcida!).

E falando em cantores que torcem para o meu Fluminense F.C.!
Até agora falei de grupos muito conhecidos até hoje! Então talvez a maior contribuição deste post seja dar a seguinte dica: Hojerizah!
Este grupo com o vocalista de “vocais incomuns” e tricolor Toni Platão produziu álbuns que adoro! O som do grupo me lembra a sonoridade de bandas inglesas da época (meados dos 80). A música “Pros que Estão em Casa” (saiu em compacto com “Que Horror” do outro lado) alcançou sucesso nas FMs, mas todo o material dos dois álbuns (Hojerizah e Pele e ainda rolou uma coletânea) da banda me agrada muito! Como a música “Tempestade em Viena”!


A Fúria de Titãs!

O grupo Titãs é bem conhecido de todos! (de onde são oriundos Nando Reis, fazendo seu som junto aos seus “infernais” e Arnaldo Antunes, também em carreira solo e tendo participado do grupo “Tribalistas”).
O grupo paulista, comumente estimado por fãs de rock pesado, tem uma longa estrada, com várias mudanças da formação original (com oito integrantes!), são certamente um dos maiores grupos do Rock brasileiro!
O grupo já tinha emplacado faixas como “Sonífera Ilha” e “Televisão” (que se encaixaram bem nas programações de FMs) Teve a meu ver uma fase FURIOSA! Que foi quando lançaram “Cabeça Dinossauro”, obra-prima do grupo! O álbum “vomitou” letras contestadoras e apresentou um som bem mais pauleira do que se costumava ter de bandas brasileiras de sucesso! Um dos melhores álbuns de Rock que se tem notícia, um verdadeiro clássico! “Cabeça Dinossauro”, “Polícia”, “Igreja”, “Bichos Escrotos”, “AA UU”, “Homem Primata” e “Família” são dessa obra-prima! O grupo se manteve “furioso” no álbum seguinte “jesus não tem dentes no país dos banguelas”! Outro que vale muito a pena ter! E ainda o álbum “Go Back” trazendo registro de uma apresentação deles na gringa montreux jazz festival (Suíça), com muitas das faixas destes dois já citados álbuns, também é uma boa pra quem queira ouvir um Titãs com força total e furioso!
Outros trabalhos que merecem ser lembrados são o álbum"Õ Blésq Blom" com “Flores” e “O Pulso” ou o álbum “Tudo Ao mesmo Tempo Agora”! Enfim o grupo sempre apresenta bom material! Mas creio que esse período do grupo foi especial e marcou a música nacional! Se você não tem o seu “Cabeça Dinossauro” corra atrás de um! Todo esse material aqui citado do grupo é facilmente encontrável!

Por fim! Não fiz nenhuma exposição do rock e pop nacional dos 80 completa ou detalhada. Mas espero que tenha curtido que tenha encontrado alguma dica legal ou simplesmente gostado de recordar a existência destes álbuns!

...beijinhos***

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Rock Nacional dos 80's


Esse senhor na foto acima é meu pai Dr. Olavo! Ele adora fazer essa piadinha “incrivelmente engraçada” sobre, digamos, “suas condições capilares” usando nome de bandas do pop-rock nacional dos 80s! Sim, ele adora música, inclusive rock nacional dos 80s e sem querer me fez um grande favor que foi comprar praticamente todos os LPs de pop-rock nacional durante os anos 80!
Eu aproveito a “herança fonográfica” bem guardada e reviro as bolachas pretas!
Hoje vou falar um pouco do que tem de melhor no acervo da estante de vinil aqui de casa!
Sim, começando pelas bandas usadas na piadinha que papai adora:
*Uns e Outros, banda carioca formada em 1983 emplacou o sucesso “Carta aos Missionários” incluída no álbum que tem o mesmo nome da banda “Uns e Outros” de 1989, um álbum muito bom e a faixa “Dias Vermelhos” também merece destaque!

O Nenhum de nós, que fez muito sucesso com uma música chamada “Camila”, e depois teve outro grande sucesso em 1989. Trata-se na verdade de uma versão para “Star man” de David Bowie, incluída no álbum “Cardume”. Normalmente não achamos que existam “grandes méritos” em pegar uma música prontinha e fazer uma versão “tupiniquim”, mas quando os caras teem o bom gosto de escolher o Camaleão do Rock para coverizar já merecem elogio! E a versão deles intitulada “Astronauta de Mármore” ficou linda e é uma das melhores faixas do pop-rock nacional!

Já Os Paralamas do Sucesso são bem conhecidos da gente! O trio brasiliense começou nos 80s fazendo um som que mesclava o pop-rock ao reggae seguindo a linha sonora da banda inglesa The Police. Ainda em atividade a banda emplacou, ao longo de sua extensa carreira, vários sucessos. Acho que uma boa dica pra quem queira ouvi-los é o álbum “Vamos Batê Lata” com boas versões ao vivo dos seus principais sucessos. Estarão no primeiro dia do Rock in Rio 2011, eles que se apresentação na icônica primeira edição do festivel em 1985.

E por falar em bandas de Brasília!
Uma das minhas bandas favoritas é o Capital Inicial que começou a carreira em 1982 e seguem com tudo até hoje sua carreira muito bem-sucedida! Farão certamente um dos melhores shows do Rock in Rio 2011, dividindo a noite com Snow Patrol e Red Hot Chili Peppers (outras duas bandas que amo). Dinho Ouro Preto é pra mim um vocalista incrível! A excelente discografia da banda começou em 1986 com um álbum “Capital Inicial” que pra mim é um dos melhores álbuns de Rock que existe! Algumas de suas faixas continuam sendo executadas até hoje, é o caso de “Música Urbana”, “Fátima” e “Veraneio Vascaína” (herdadas da banda embrionária “Aborto Elétrico”). Eu destacaria também a faixa “Psicopata” muito executada na época. O álbum seguinte é outro que amo “Independência”, cuja faixa título é uma das minhas músicas nacionais favoritas. E ainda no clima discografia oitentista da banda no terceiro álbum a banda soou um pouco diferente, e tem a linda versão original de “Fogo”, mais uma que se mantém no repertório da banda! Imagino que você já conheça a canção faz tempo, mas se ainda não ouviu a versão original do terceiro álbum corra atrás e escute! Pra mim é perfeita! O último álbum deles durante a década de 80 foi “Todos os lados” que além da bonita “Belos e Malditos” também adoro “Mickey Mouse em Moscou”

E provavelmente você saiba que a banda “Aborto Elétrico” (atividade entre 1978 e 1982, seguindo o estilo punk-rock) gerou não só o Capital Inicial (Ico Ouro Preto, irmão de Dinho foi o guitarrista) mas também a Legião Urbana (Renato Russo foi vocalista deles) e é impossível falar de pop-rock nacional dos 80s e não falar do Legião Urbana!
A banda Legião Urbana comandada por Renato Russo, com letras cabeças e influências da banda inglesa Joy Division, incorporou como poucas bandas o espírito dos jovens! A banda que encerrou as atividades em 1996, com o falecimento do líder Renato Russo é ainda hoje, quinze anos depois, um dos artistas da EMI que mais vendem e sua legião de fãs continua crescendo, fazendo aumentar sempre “A verdadeira Legião Urbana” que são seus fãs! Suas músicas tornaram- se o principal repertório das rodas de violão de jovens do país e tornaram-se hinos eternos! Eu adoro toda a discografia da banda, especialmente os quatro primeiros que marcaram definitivamente os anos 80: ‘Legião Urbana’, ‘Legião Urbana Dois’, ‘Que País é Esse?’ e ‘As Quatro Estações’. Esses quatro teem a meu ver cada um sua sonoridade distinta, o primeiro “mais cru” (no bom sentido, claro), o segundo com um clima um pouco mais “violãozão”, o terceiro teve um “q” de mais pegado e o quarto é meu preferido com uma atmosfera quase sacra nas canções! Acho que o melhor é escutá-los separadamente entrando no espírito de cada um!

Por fim, para encerrar o primeiro dos dois posts de “Pop-Rock Nacional dos 80” quero citar outra banda de Brasília que merece ser lembrada! A “Plebe Rude” também fez um som muito bom nos anos 80s e quem curte o espírito do rock nacional da época vai concordar que vale muito a pena ter um exemplar do álbum “O Concreto já rachou” com destaque para as faixas “Até Quando Esperar?” e “Proteção”

Continuamos no próximo post...

....beijinhos***

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Medina



Hoje vamos mudar um pouco o gênero musical e falar de música pop!
Guarde esse nome: Medina. Acredito que devamos passar a ouvir mais esse nome!
A cantora dinamarquesa que tocou bastante com a música “Kun for mig (You and I)” (foi recorde de vendas em seu país ganhando platina dupla como single), abriu vários shows de turnês europeias de Lady Gaga
Sua canção “Addiction” é nº1 na “US Air Play Chart” (baseado em seis rádios dos Estados Unidos) sendo a mais tocada na última semana!
A artista que em meio ao badalado cenário da música pop chegou ao prestigiado topo da parada dance da Billboard viajou na sexta-feira que passou para Nova York pronta para conceder entrevistas às grandes rádios de lá!
Em seu perfil de Facebook a cantora diz que se sente abençoada!
De olho nela!

...beijinhos***

(Adorei a foto em preto e branco! Lembra outra cantora pop nessa foto né?)

Informações extraídas do site thevoice.dk e last.fm


Vídeo de "Addiction" no YouTube:

http://www.youtube.com/watch?v=Y_GViP2Rc5k

domingo, 17 de abril de 2011

Clássicos da Rejeição

Algumas vezes, grandes bandas de Rock gravam álbuns que não agradam tanto aos fãs! Algumas vezes o trabalho apresentado fica aquém do som tradicional da banda, outras são álbuns bons ou muito bons, mas em que o grupo “muda um pouco” o som, e grande parte dos fãs “não recebem bem” essa mudança!
Hoje achei interessante destacar alguns álbuns que são “Clássicos da rejeição!”


O álbum “Turbo” da banda Judas Priest se tornou sinônimo de “pior álbum de uma discografia” ou “um álbum ruim na discografia”... O maior clássico de álbum FAIL!
Se algum entrevistador perguntar a uma banda de hard rock ou heavy metal: “Vocês teem um “Turbo” na carreira de vocês?” Eles com certeza vão entender a pergunta! Realmente foi um álbum completamente FAIL deles. Muito aquém de outros trabalhos do grupo (até essa capa é ruim!). Mas são uma das grandes bandas do heavy metal! Caso queira ouvir Priest, melhor escutar o álbum “British Steel” um tremendo álbum de heavy metal, ou um material mais recente, o conceitual álbum “Nostradamus” que é muito bom!


O fato do Iron Maiden pela primeira vez usar sintetizadores no álbum “Somewhere in Time” não agradou alguns fãs! Pessoalmente gosto do álbum! Gosto muito de “Caught Somewhere in Time”, “Wasted Years” e “Strange in a Strangeland”. Mas a rejeição maior foi com o seguinte! O álbum conceitual “Seventh Son of a Seventh Son”. A faixa “Can I play with Madness?” costuma ser a mais criticada sendo taxada como “pop”. Na minha opinião é um tanto injusta toda a rejeição que o álbum sofreu, pois pessoalmente me agrada muito! No trabalho seguinte parece claro que a banda buscou voltar ao som dos seus primórdios, mas “No Prayer for the Dying” para muitos fãs também ficou aquém do que poderia. Já o álbum seguinte “Fear of the Dark” fez as pazes com o público e agradou bastante com “Be Quick or be Dead”, “Wasting Love” e “Fear of the Dark” se destacando entre as faixas.


Com o Bon Jovi há um caso muito “pitoresco”! O álbum “7800° Fahrenheit”, segundo deles, teve fraca recepção do público. É um álbum completamente rejeitado inclusive pela própria banda! Jon Bon Jovi disse que o álbum poderia ter sido melhor! Nenhuma faixa dele é tocada em shows, nem entra em coletâneas... ninguém quer lembrar desse álbum! =x É uma espécie de “álbum que público e banda preferiram esquecer”! Pessoalmente o estilo “hard rock farofa” não me agrada muito! Mas com certeza O Bon Jovi é uma grande referência dentro do estilo deles e merecem respeito.




O álbum Unmasked do Kiss desagradou aos fãs por ser mais pop do que o som que a banda costumava fazer! Apesar de Peter Criss estar desenhado na historinha em quadrinhos da capa, foi Anton Fig que tocou a bateria no lugar dele. Durante a turnê desse álbum Eric Carr (R.I.P.) foi apresentado ao público como novo baterista. É verdade que a banda soou “mais pop” especialmente com a balada “Shandi”. Pessoalmente não acho que chegue a ser um álbum ruim!
Tendo inclusive momentos bons como "talk to me" com Ace no vocal




O Yes é umas das grandes bandas do Rock Progressivo e tem décadas de álbuns simplesmente perfeitos! Mas o álbum “90125” é curioso! Grande parte das pessoas que não são fãs tradicionais da banda amam o álbum ou no mínimo amam a faixa de abertura “Owner of a lonely heart”. O álbum, principlamente por causa dessa faixa alcançou grande êxito comercial! Mas o público tradicional da banda não aceitou bem o som do álbum, por considerá-lo pop demais e também pela ausência do guitarrista Steve Howe (guitarrista preferido dos Yes-maníacos) substituído nesse trabalho pelo bom guitarrista Trevor Rabin. O álbum continua muito rejeitado por grande parte dos fãs da banda. Pessoalmente eu gosto muito do álbum “90125” e da faixa “Owner of a lonely heart” assim como gosto muito de tudo produzido pelo grupo! “Owner...” e o álbum “90125” são alvos frequentes de piadas e brincadeiras por parte dos fãs do som mais tradicional do Yes. (Se quiser agradar a um fã do Yes melhor evitar dizer que gosta desse álbum... )


Um caso de álbum fail foi quando Freddy Mercury(R.I.P.) (ex-vocalista do Queen) em carreira solo gravou “Barcelona” dividindo vocais com Monserrat Caballé (uma cantora lírica). Na boa... gosto muito do material deixado pelo cantor junto ao Queen e admiro especialmente Brian May como guitarrista... mas é duro aturar “How Can I Go On” como faixa bônus em coletâneas do Queen!






É isso! ...beijinhos***

quarta-feira, 13 de abril de 2011

100 Álbuns de Rock (post final)


Na postagem anterior falamos do punk-rock que alvoroçou os anos 70!
No início dos anos 80 numa fase pós o alvoroço do punk surgiram muitas vertentes e bandas fazendo um som muito legal! Não apenas, mas principalmente, vindas do Reino Unido! Delas a minha preferida é o


The Cure que já vinham trampando há algum tempo, mas nessa época produziram um material incrível! Mais uma vez inicio o post com uma das minhas bandas favoritas! Amo a sonoridade melancólica do grupo! Cujo single “Boys don’t Cry” foi um grande sucesso mundial nos anos 80, eles teem um álbum excelente que coleta os singles trata-se de “Standing on the Beach-The singles”. Mas para incluir nas dicas um álbum de carreira vou escolher “The Head on the Door”, com destaque pra faixa “In Between Days”. O álbum tem uma versão DeLuxe de 2006 com vários bônus (de demos, demos instrumentais e ao vivo). É uma daquelas bandas que eu incluiria a discografia inteira! Mas está bem representado por este álbum!

Em um post anterior eu já havia incluído o primeiro álbum do The Cult.
"Love" segundo álbum do The Cult é outro álbum que não deve faltar numa boa coleção de Rock! “She Sells Sanctuary” e “Revolution” são faixas que eu destacaria do excelente álbum






Já no início dos 90 (lembram do post anterior?) acredito que o rock andava precisando de uma nova injeção de voracidade, como fora o punk nos 70. A banda Nirvana (mais uma das minhas favoritas), a meu ver trouxe essa injeção! E o movimento grunge dominou o cenário! Nirvana dispensa apresentações e seu álbum "Nevermind" é completamente indispensável à nossa lista!


Outro grande grupo da cena grunge, é claro, é o Pearl Jam! Selecionei o álbum “Ten” para nossa lista, um álbum que não se pode deixar de ter!










Enfim... Nirvana deixou muitos órfãos, e seu ex-baterista Dave Grohl formou o Foo Fighters, que conquistou muito desses órfãos! Também outra das minhas bandas favoritas o Foo Fighters tem muitos bons álbuns! Mas... vamos escolher um! Escolho o primeiro álbum deles, álbum homônimo "Foo Fighters" que foi fruto de uma fita demo de quando Dave Grohl se enfiou por cinco dias em um estúdio um tanto caseiro de um amigo.


Nos anos 90 ainda temos o Anti-Christ superstar! “O Último dos Rock Stars”! (Um dos meus cantores favoritos também) Marylin Manson! Que potencializou a mais elevada potência aquela “coisa zombeteira” que Alice Cooper apresentara ao Rock! (lembra do Alice Cooper das dicas anteriores?). Imagino que Manson não seja novidade para você! Incluo na lista o primeiro álbum dele, que adoro! “Portrait of na American Family”


E como explicar o som do Faith No More? “Black Sabbath com funkiados e vocais que algumas vezes remete a Rap”? O Grupo que chegou a contar com a viúva de Kurt Cobain por um curto tempo nos vocais gravou um álbum que vale muito a pena ter com o vocalista Mike Patton. Patton tem uma voz incrível, pra se ter ideia corre um filme por aí que os efeitos especiais sonoros ficaram ao encargo dele. A cantora indie Bjork tem um álbum muito legal com ela cantando e Patton fazendo todo o resto com a voz. A voz poderosa e bela do cantor se junta a um som pesado da banda. The Real Thing é um tremendo álbum! O álbum abre à toda com “From out of Nowhere” e segue com duas músicas que ficaram clássicas “Epic” e “Falling to Pieces” duas faixas que sozinhas já justificariam que você garanta seu exemplar de The Real Thing... o que se segue depois é som pesado da melhor qualidade até a última faixa. O CD versão bônus ainda traz uma arrasadora cover de “War Pigs”, clássico do Black Sabbath!



E agora vou confessar que: Minha banda preferida é o Coldplay!
Incluo... a discografia completa! \o/ Amo a voz de Chris Martin! Amo tudo que o grupo produziu! Então, é discografia completa! Mas pra citar um (e as dicas não ultrapassarem 100) “Rush of Blood to the head” que inclue entre outras: “The Scientist”, “Clocks” e “In My Place”.








Evanescence
Finalmente chegando aos anos 2000:
Desde a primeira vez em que ouvi sua voz Amy Lee é minha cantora favorita.
O que você pensou a primeira vez em que ouviu a voz de Amy Lee? Eu enlouqueci! Estava com rádio ligado e tocou “Going Under” fiquei atenta esperando o locutor dizer o nome da música e banda para poder garantir um CD de quem fosse a dona daquela voz impressionante. E isso que eu ainda não tinha escutado “Bring me to Life” com a voz linda de Amy ainda mais encantadora! O CD "Fallen" é daqueles que amamos todas as faixas e ainda tem a linda faixa “My Immortal”
“The Open Door”, o segundo não ficou devendo em nada! Não apenas por “Call me When You’re Sober” e “Lithium”, mas é um álbum incrível da primeira à última faixa



E fechando as 100 dicas: (“last but not at least”) "Hybrid Theory" do Linkin’Park que é considerado o oitavo álbum mais popular de todos os tempos e tenho certeza será citado em listas de álbuns clássicos futuramente!





É isso! Espero que tenha gostado da lista! Impossível ter uma lista que agrade completamente a todos! Procurei não me fixar muito em uma só vertente ou ao meu gosto pessoal! Se fosse uma lista dos “meus 100 preferidos” teria sido bem diferente! Não incluí várias das minhas bandas favoritas, como The Killers, Mew etc...
Não é uma lista dos 100 melhores álbuns do Rock! É apenas uma lista de 100 dicas! É imperfeita! Certamente fui injusta com muitos grupos que poderiam ter sido citados ou terem mais álbuns citados, artistas que acabei não incluindo, exemplos: Creedance, Janis Joplin ou Eric Clapton... Mas espero que tenha sido bom acompanhar minhas 100 dicas! Eu me esforcei com carinho para fazer essa lista.


E o próximo post: “Clássicos da Rejeição”! Até lá!

...beijinhos***

sábado, 9 de abril de 2011

100 Álbuns de Rock (11) Punk Is Not Dead!


E o Punk? Tem Punk nas 100 dicas? Claro que sim!

Os anos 70 foram sacudidos pelo movimento punk!
Em meados daquela década os grupos de sucesso do Rock faziam um som muito bom! Mas costumavam serem músicas de muitos minutos, 15 minutos e até mais!... músicas mais introspectivas... e realizavam mega-concertos para multidões!... Tudo isso muito legal e há grandes grupos dessa época que não se deve deixar de ter na prateleira de CDs!
Mas, pessoalmente considero que o movimento punk e seu legado musical fizeram muito bem ao Rock! Na onda do “faça você mesmo” O som Punk-Rock trouxe de volta as músicas de apenas três acordes e três minutos de duração e shows pequenos em lugares como os pubs ingleses! Levando o rock à sua forma mais crua e essencial e devolvendo o espírito mais “agressivo e rebelde” do Rock, que andava um tanto esquecido! Além de ser marcado pelas letras “rebeldes” e com críticas “ao sistema”.
A certidão de nascimento do Punk-Rock data de “meados dos anos 70”. No entando antes disso e antes do “rótulo punk-rock”, já haviam bandas, principalmente na cena mais underground que já faziam um “som punk”, The Dictators , Patti Smith e os Stooges, grupo do roqueiro Iggy Pop e MC5 (estes dois últimos já vinham desde os anos 60 fazendo um som “bem punk”) que vale muito a pena correr atrás de material deles pra escutar! (vale chamar a atenção para a influência de Velvet Underground e The Who no surgimento da sonoridade punk. A música “You really got me now” do The Kinks costuma ser chamada de “o primeiro punk rock”)
Mas nossas dicas hoje começam com Sex Pistols


Os “Sex Pistols” são eternos ícones do Punk! E uma das minhas bandas favoritas! Jamais serão esquecidos! Enquanto houver alguém que curta punk-rock Sex Pistols será tocado!
Nevermind the Bollucks – Here’s The Sex Pistols (1977) (o único álbum da banda, mas há vários lançamentos posteriores de gravações de demo, ao vivo etc.) é completamente obrigatório para uma discoteca de rock! Um dos álbuns mais importantes do Rock. Tem “God Save the Queen” (Deus salve a rainha) a faixa que tem o mesmo título do hino nacional inglês criticava a monarquia chamando o regime inglês de facista, “Anarchy in UK” (Anarquia no Reino Unido) cuja primeira frase é “Eu sou um anti-Cristo”, e EMI (sim! Falavam da gravadora! Gravaram o single “Anarchy inUk pela EMI mas depois do vocalista Johnny Rotten ter xingado na TV foram chutados da gravadora), só pra citar algumas das faixas todas clássicas! Também vale a pena correr atrás do filme “The Great Rock 'n' Roll Swindle”!


Outro grupo, que disputa com eles o posto de preferido dos punk-rockers são os Ramones! Os Ramones teem um fã-clube que ultrapassa o público punk e são uma das bandas mais queridas do rock! Fizeram punk-rock do melhor por muitos anos até o falecimento do vocalista Joey Ramone e não podem faltar na lista! Escolho como dica o álbum “Loco Live” (1991), é um excelente álbum trazendo a energia da banda ao vivo e repleto de clássicos do Ramones!



Outro grupo que foi um grande ícone do Punk foi o inglês The Clash! O grupo gravou álbuns com a mais verdadeira essência do punk-rock. Mas posteriormente deu rumos diferentes à carreira e ao seu som! Passaram a ser considerados “traidores do movimento punk”. Pessolmente gosto muito tanto da “fase punk” quanto da “fase traidores” deles. Do álbum “Combat Rock”(1982) ficaram muito conhecidas até hoje as músicas “Rock the Casbah” e “Should I stay or should I go?” esta última voltou a se popularizar após estar numa propaganda de jeans vinculada anos mais tarde no reino unido. Mas a dica do Clash que quero incluir é o álbum considerado como a obra-prima da banda: “London Calling” (1979), nesse álbum você escutará um The Clash poderoso! (Curiosidade a capa do álbum recebeu em 2002 da revista “Q” o prêmio de "melhor foto de Rock' n' Roll de todos os tempos")

Outras bandas punks que vale a pena conferir são “UK Subs” e “The Damned” entre outras. A sonoridade punk-rock influciou muitas bandas e segue influenciando até hoje! O som dos punks ainda se tornou ainda mais rápido e agressivo sonoramente gerando o gênero Hard Core. “The Exploited”, “Dead Kennedys”, “Bad Brains”, “GBH” e “Chaos UK” a meu ver são excelentes representantes desse gênero, valendo a pena conferir o que você conseguir deles! No Brasil, principalmente em São Paulo, o movimento punk gerou bons representantes nacionais, como Cólera, Olho Seco, Garotos Podres e etc... um grupo gaúcho os Replicantes também merece citação (adoro as músicas “Festa Punk” e “Surfista Calhorda”)



Pra terminar um herdeiro bastante conhecido da sonoridade punk, a banda Green Day
São mais uma das minhas bandas favoritas! Com o Green Day acontece o seguinte alguns gostam apenas da época antiga da banda, outros conhecem mais a fase atual do grupo, que para muitos “deixou de ser punk e se tornou ‘emo’”. Eu me incluo entre os que adoram todo o material que a banda produziu desde o início da carreira! Gosto muito do “American Idiot” e do“21st Centuary Breakdown”, e todo material mais recente da banda! Mas a dica é lá da época em que eram considerados por todos como uma boa banda de punk-rock. Trata-se do álbum “Dookie” (1994) que foi um grande êxito em todos os sentidos e contém a indispensável faixa “Basket case” e também “Long View” e “When I Come Around”...

É isso! Prometo que no próximo post, vamos completar finalmente a lista das 100 dicas. Faltam apenas 11 álbuns!


...beijinhos***


Recado: Por questões pessoais atrasei a postagem, peço desculpas pelo atraso e volto logo com mais!